Grupo teatral convoca escolas para projeto de contação de histórias | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Grupo teatral convoca escolas para projeto de contação de histórias

Da Redação
28 de fevereiro de 2020 às 10:59
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As escolas públicas de Bertioga podem se inscrever para participar do projeto Tenda da Leitura, que ocorrerá nos meses de julho e agosto, nas unidades interessadas em receber apresentações de contação de histórias e leitura encenada. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura de Bertioga, por meio de premiação do Edital Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC).


Participe dos nossos grupos ℹ https://bit.ly/2wamGr9 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

 

As apresentações de contação de histórias são destinadas a crianças de 5 a 9 anos e, a Leitura Encenada, para jovens do Ensino Médio. As escolas interessadas devem entrar em contato com o grupo teatral para receber o projeto. Além destas ações, moradores e visitantes poderão prestigiar e participar da Tenda da Leitura, estrutura com 200 livros, mediadores e apresentações artísticas, que ficará montada por três dias em um dos quiosques da orla da Enseada.


A proposta da iniciativa é fomentar a cultura, por isso, educadores, monitores e público em geral pode participar do Curso Livre 'A Arte da Narração de Histórias' com duração de 21 horas. São oferecidas 20 vagas, com participação gratuita e inscrições antecipadas.


De acordo com o grupo teatral, a meta do projeto é contribuir no fomento à prática cultural da leitura e ampliação da importância que deve ser dada à literatura. Para isso, o projeto Tenda da Leitura distribuirá 24 ações artístico-culturais incluindo difusão e formação cultural, conjugando linguagens da arte em intermídia com a literatura. Segundo a Giralua, o intuito é contribuir para a promoção do acesso à atividades artísticas pautadas no livro e na leitura, criando, ampliando e fortalecendo práticas culturais no município de Bertioga.


"Cremos na literatura como um benefício para a humanidade. Sabemos que precisamos trazer, o tempo todo, as forças da fantasia, da imaginação, como forças vivas, para formarmos seres livres. O resultado pretendido é gerar impacto cultural e social para a comunidade, sempre considerando o perfil do público e características sociais da localidade visando a promoção do acesso à leitura" avalia Val de Castro, contadora de histórias e produtora cultural.


Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (14) 98103-6390 e (13) 3316-4155, pelo e-mail [email protected] ou nas redes sociais pelo  Facebook GiraluadeArtes e Instagram @ciagiralua.


Giralua

O grupo teatral foi fundado em Bauru em 2000 por Alessandro Brandão e Val de Castro e, no ano passado, transferiu sua sede para Bertioga. A companhia desenvolve projetos artísticos como peças teatrais nos gêneros do teatro infantil e juvenil, Intervenções Cênicas e Literárias, Leitura Encenada, Contação de Histórias e oficinas arte-educativas.


A trajetória da Companhia de Artes soma 16 montagens teatrais autorais. Além das adaptações literárias, atua com projetos artísticos nas linguagens do teatro de bonecos e formas animadas, contação de histórias e intervenções artísticas e literárias. Dezenas de artistas e profissionais convidados atuaram junto à Companhia nas diversas premiações obtidas ao longo de sua trajetória.


Cronograma das apresentações


• Curso Livre de Contação de Histórias com 21 horas de duração – 20 vagas

Coordenação de Val do Varal

Local: Vórtice Espaço Giralua de Artes (Rua Manoel Gajo, 301 centro de Bertioga)

Datas: 2, 4, 7, 9, 10 e 11 de julho

Inscrições antecipadas

O curso oferecerá conhecimento prático e teórico da arte de contar histórias; sensibilização da importância do contar, difundir e preservar a tradição oral, além de práticas de narração de histórias e mediação de leitura.


• Intervenções Cabeças de Livro

Locais: Marina do Forte, Tendas da Praia, Forte São João, Casa da Cultura, Feira Livre, Posto de Saúde

Datas: 4, 5, 11 e 12 de julho

A intervenção literária Cabeças de Livro tem o intuito da disseminação oral da literatura em espetáculos de spoken-word e performance literária em fusão da literatura com teatro, gerando intervenções em deslocamento por locais públicos com grande movimento de pessoas e/ou em locais fixos para plateias.


Um momento para ouvir histórias e se encantar! É essa a proposta da intervenção. Com livros nas mãos e palavras na ponta da língua, os Cabeças de Livro interagem com o público recitando versos, contando histórias, cantando e despertando as alegrias e surpresas que a literatura proporciona.

 

• Montagem da Tenda da Leitura

Três dias em um dos quiosques da orla da Enseada com 200 livros disponíveis para apreciação e artistas mediadores, intervenção Cabeças de Livro e apresentação de Contação de Histórias

Datas: 10,11 e 12 de julho de 2020

Saladinha de histórias

Na roda de contação diversas narrativas se combinam numa salada bem saborosa de histórias sobre alimentos e comilança: A Horta alegre, Os bolinhos de Arroz, a Galinha Ruiva, Quem vai ficar com o pêssego, Bengie e o Nabo Gigante.

Literatura para Pequeninos – Pique Nique Literário e Banquinha de Doação e Troca de Livros

Mediação de leitura e jogos educativos

 

• Contação de Histórias

Local: Escolas Públicas de Ensino Fundamental

Para cada unidade será oferecida uma sessão, sendo livre para a escola a escolha da narração entre as quatro opções da proposta “Diferentes povos, diferentes cores, culturas e modos de viver” Quatro histórias apresentam diversidade na forma de pensar e agir no mundo:advindas de diferentes culturas, da Alemanha “A Linguagem dos Animais, recolhida pelos Irmãos Grimm, do Japão o conto tradicional “A Anciã sem medo” e o mito de criação “Mundo sem Sol”, do Brasil o divertido conto “Couro de Piolho” recolhido por Luís da Câmara Cascudo, da Rússia a história “O cesto da avó” de origem popular.

Para a Aldeia Indígena um compartilhamento de histórias recolhidas por pesquisadores da cultura popular brasileira através do Teatro de Animação “Narrativas Fabulosas”

sinopse: A origem da lavoura, dos Kayapós é sobre um tempo que não existia frutas nem legumes quando uma jovem índia desceu do céu e ensinou a fazer o roçado com sementes e mudas. O Roubo do Fogo dos índios Tembés revela sobre o fogo em tempos passados ter pertencido ao urubu-rei.

 

• Leitura Encenada para a Juventude.

Local: Escolas Públicas de Ensino Médio

Datas: 5 a 14 de agosto de 2020

Na Leitura Encenada utilizamos elementos e objetos, bem como uma ambientação visual dando uma roupagem cênica à mediação de leitura. Os atores encenam, dramatizam diálogos, se relacionam com elementos que remetem ao ambiente da narrativa num convite a descoberta individual da obra integral do autor. Nesta proposta Machado de Assis e Guimarães Rosa são os autores homenageados.

Leitura encenada “Filosofia de um par de botas” de Machado de Assis

Comentarios

O que fazer em bertioga

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo - 18 a 24 de março

  • Coroa - 18 a 24 de março

    COROA_ Momento de muita fé e devoção, você se apega aos seus princípios e busca a verdadeira paz interior, foge de situações desagradáveis e deseja a estabilidade acima de tudo. Mesmo que ainda existam certos obstáculos tudo ainda pode ficar bem, basta que para isso você busque a verdadeira paz para os seus caminhos. A sua força não está no ataque e sim na resistência, controle-se e tudo vai ficar bem, confie pois a sua Fé já realizou verdadeiros milagres.

  • Candeias - 18 a 24 de março

    CANDEIAS_ Fase de luz e dedicação, momento oportuno para recomeçar, mesmo diante de verdadeiros desafios a sua força interior conta e muito essa semana. Vibrações positivas te impulsionam para melhores respostas e aquela pequena dúvida que antes parava os seus dias vai embora te deixando o caminho aberto para novas conquistas. Você deve sempre se lembrar da sua capacidade, mesmo tendo grandes imprevistos.

  • Roda - 18 a 24 de março

    RODA_ Momento de muita dedicação familiar, de fé e devoção, embora muitas questões ainda permaneçam em seus caminhos a semana promete boas resoluções, o fim das grandes preocupações onde você consegue um tempo para si mesmo(a) se desapegando de velhos pensamentos que só fizeram seus dias se complicarem. Nas questões profissionais tudo começa a fazer mais sentido e você se depara com boas respostas em seus caminhos.

  • Sino - 18 a 24 de março

    SINO_ As respostas que você precisa começa a surgir em seus caminhos, uma nova luz traz a paz interior que você precisa. Depois de muita dedicação e até mesmo muita Fé tudo começa a acontecer de uma maneira mais favorável. Apesar de as mudanças serem significativas em sua vida tudo o que está ao seu redor precisa de um novo sentido, uma nova direção e você quer focar nas novidades porém um determinado assunto mal resolvido ainda te incomoda. Encare-o!

  • Moedas - 18 a 24 de março

    MOEDAS_ Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e dedicação à pessoa amada, você se desprende dos medos e busca a paz acima de tudo, encontra boas respostas e busca focar em seus objetivos. Ainda há como reverter certos quadros, basta manter o foco, manter a paz dentro de você, lembrar de seus reais valores e saber que mesmo estando no meio de certas situações tudo tem uma resposta, e o mais importante, você vai encontrá-la

  • Adaga - 18 a 24 de março

    ADAGA_ Dias de luz, paz e dedicação pessoal, você sente a necessidade de recompor as suas energias, quer buscar o melhor para você, sente que tudo pode ser diferente depois de mudar o foco dos seus objetivos. Momento de refazer seus planos, de ir em busca da sua resposta, de criar novas oportunidades sem medo do que está por vir. É o destino agindo de uma maneira diferente em seus caminhos fazendo com que você acredite em seu potencial.

  • Ferradura - 18 a 24 de março

    FERRADURA_ Fase de renovação, de alegria e otimismo, você sente a necessidade de mudar para melhor, de encontrar respostas verdadeiras, de valorizar os seus objetivos. A semana promete boas respostas em questões trabalhistas, novidades em questões profissionais e muito equilíbrio nas questões amorosas. A pessoa amada se mostra mais compreensiva e tudo muda para melhor, estando em equilíbrio até mesmo as preocupações familiares começam a se afastar.

  • Taça - 18 a 24 de março

    TAÇA_ Você precisa acordar para a realidade, vencer seus medos e encarar os seus objetivos de frente, não se deixe levar pela ansiedade, pelos acontecimentos ao seu redor, é preciso focar em seus objetivos, buscar a paz interior acima de tudo, refazer seus planos e voltar a acreditar que tudo pode ser diferente e que tem um novo sentido também. Acredite pois tudo vai acontecer de uma nova maneira e você vai enfrentar bons desafios em breve porém precisa agir, ir ao encontro daquilo que te interessa.

  • Capela - 18 a 24 de março

    CAPELA_ Novidades surpreendem os seus caminhos, momento de muita dedicação pessoal onde você quer a estabilidade acima de tudo. Uma nova questão profissional faz com que você desperte aquela velha vontade de vencer, e a dedicação vem logo atrás fazendo toda a diferença em seus caminhos. Boas respostas, boas soluções enfim a semana promete ser de novas conquistas então não perca tempo com confusões banais.

  • Punhal - 18 a 24 de março

    PUNHAL_ Liberte-se dos seus medos, encare a realidade de frente, é hora de encontrar as respostas para os seus dias. No meio de muitas indecisões chegou a hora de agir pois, esta sim é a sua energia, onde você se sente bem e está conectado(a) com a sua essência. Até mesmo no amor as questões amenizam e as respostas aparecem, é tudo uma questão de tempo para a situação melhorar, pois você sabe o que plantou e não teme a colheita.

  • Estrela - 18 a 24 de março

    ESTRELA_ Uma fase de luz e dedicação, momento de boas realizações onde você conquista o seu espaço com mais tranquilidade. Mesmo estando com muitas dúvidas a semana traz respostas significativas em seus caminhos, mudando para melhor tudo aquilo que está ao seu redor. As conquistas costumam acontecer depois de um breve silêncio em sua vida quando você se desapega das preocupações tudo acontece em seus caminhos.

  • Machado - 18 a 24 de março

    MACHADO_ Uma overdose de energia positiva muda a sua semana para melhor, todas as respostas chegam para você de maneira satisfatória. Aquele medo de arriscar se dissipa e os dias se tornam melhores. A sua Fé é transformadora e tudo acontece de maneira positiva, você verá que os dias que se seguem serão de muita luz pessoal, de boas respostas. No amor novas conquistas fazem com que você se sinta bem, e a sensação de liberdade surge em seu coração de maneira satisfatória.