Blocos 'secretos' escondem trajeto e horário para evitar multidão em SP | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Blocos 'secretos' escondem trajeto e horário para evitar multidão em SP

Priscila Mengue/Agência Estado
24 de fevereiro de 2020 às 12:32


"A melhor forma de saber os locais e horários é buscar uma pessoa amiga que ouviu de um amigo que com certeza será lá, em tal hora, tal lugar. Sempre tem alguém que sabe", diz uma publicação do Vai Quem Qué em uma rede social. Com 39 anos de carnaval de rua em São Paulo, o bloco é uma das agremiações que viraram quase "secretas" ao adotar restrições na divulgação de datas, horários e trajetos.


Participe dos nossos grupos ℹ bit.ly/CNAGORA5 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Inspirada no que já ocorre no Rio, a estratégia é adotada por alguns blocos paulistanos diante do crescimento de público do carnaval de rua - que tem estimativa de 15 milhões de foliões para a programação deste ano, que começou no dia 14 e vai até 1º de março. O objetivo é evitar um público grande que exigiria uma estrutura de maior porte.


"O motivo é sempre proporcionar uma experiência menos desgastante, tanto para os foliões quanto para a comunidade que recebe o bloco", explica o DJ Rodrigo Bento, um dos idealizadores do Pilantragi, que deixou para divulgar o trajeto nas redes sociais um dia antes do desfile, no domingo do pré-carnaval.


O bloco reduziu a divulgação desde 2018. "São enormes as responsabilidades sociais que envolvem uma ocupação de rua, sobretudo em uma cidade que não possui estrutura básica em todos os lugares, como banheiros públicos, bancos, banheiros públicos, lixeiras. Imagine o impacto ao espaço", justifica. "Muitas pessoas não possuem essa consciência coletiva, e também ambiental. A emissão de ruídos também é uma preocupação. Penso que a arte e a música precisam estar inteiramente alinhadas a essa consciência de vivência em grupo. Para que esse processo aconteça é preciso repensar tudo, inclusive o carnaval."


Para Rodrigo, a estrutura da cidade ainda não é suficiente para comportar as necessidades dos foliões e dos moradores. "Mais vale impactar positivamente um grupo pequeno do que perder o objetivo e o controle de tudo. Fazemos carnaval e ocupações pela cidade durante o ano inteiro."


Outro exemplo é do Filhos de Plutão, realizado pelo tradicional Confraria do Pasmado no sábado de carnaval. Ele funciona como um segundo desfile, como chegou a ser o Pasmadinho, que o grupo pretendia ser "menor, despretensioso, o 'nosso segredinho'", mas que acabou crescendo principalmente depois de 2018. Por isso, o novo bloco tem apenas no "boca a boca entre amigos".


Os três blocos citados estão inscritos e fazem parte da contagem de 678 desfiles oficiais deste carnaval, cuja programação oficial começou em 14 de fevereiro vai até o primeiro dia de março. Só que, diferentemente da maioria, os grupos citados e mais alguns solicitaram não ter informações da apresentação veiculadas pela prefeitura.


No caso do Vai Quem Qué, por exemplo, a estratégia não foi bem recebida por todos os foliões. Alguns chegaram a responder uma postagem sobre o assunto com críticas, como uma frequentadora que mora na região metropolitana e precisava se planejar. Ela foi respondida em mensagem privada. "O nosso querido bloco tem procurado se manter longe de confusão. Por isso, seremos discreta(os)", justifica um comunicado do grupo.


Rio

No Rio, estratégia ganha espaço entre blocos não oficiais. Os blocos não oficiais no Rio chegam a ter até uma abertura organizada de forma coletiva todos os anos, liderada pelo movimento Desliga dos Blocos, que defende um carnaval sem "hierarquias, burocracias e estruturas". Dentro desse meio, costumam estar desfiles com pouca divulgação ou secretos, inclusive de blocos conhecidos.


Como explica Marina Frydberg, professora de Produção Cultural da UFF, o surgimento de blocos secretos no Rio tem relação com o segundo boom do carnaval de rua, a partir do início dos anos 2000.


"Blocos que antes tinham 200 foliões passaram a ter 20 mil rapidamente, isso muda a infraestrutura necessária e requer profissionalização dos blocos, pedir autorização da Prefeitura, negociar com (Corpo de) Bombeiros, com polícia", explica.


Muitos negam essa oficialização, querem continuar sendo um grupo de amigos. Um exemplo foi o Bloco Secreto, como era popularmente conhecido, que desfilava todos os anos com um nome, data e horário distinto, enquanto o trajeto era improvisado pelo grupo. "Já decidiram há alguns anos não sair, viraram uma grande atração do carnaval, todos queriam saber o nome, quando vai sair, como vai ser", afirma a professora. "No Rio, essa estratégia deu um pouco errado, acabou se criando um interesse maior por esses blocos secretos - muitas vezes porque serve um pouco de distinção, do 'eu vou porque tenho o contato e sei que sai tal dia, tal hora'."


A pesquisadora aponta, também, que a estratégia de ser secreto ou de divulgar informações apenas horas antes por WhatsApp e rede social também passou a ser mais adotada por causa do aumento dos conflitos dos blocos não oficiais com a prefeitura. "No Rio, alguns blocos escolherem ser secretos como ação política."


É o caso, por exemplo, do Bunytos de Corpo, que satira o culto ao corpo e faz brincadeiras envolvendo atividades físicas. "A gente não é oficial no Rio (estreou na programação oficial de São Paulo neste ano). Por isso, não divulga com antecedência para não ter problema com a polícia", explica Gigante César, de 39 anos, organizador do bloco. "Como não é oficial, a gente procura melhor o percurso para não dar problema, agregar quem realmente curte o bloco, que sabe as brincadeiras."

Comentarios

O que fazer em São Paulo

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo cigano - de 1 a 8 de abril

  • Coroa - 1 a 8 de abril

    COROA_ Fase de reorganização pessoal, você busca uma nova resposta diante de um determinado assunto, vai atrás dos seus objetivos com força e determinação. Apesar de certos problemas particulares tudo tende a se resolver com o passar dos dias, o mais importante é manter o foco dos seus projetos e não se deixar levar pelos imprevistos e por questões banais. No amor a semana promete ser positiva e de também de momentos felizes ao lado da pessoa amada.

  • Candeias - 1 a 8 de abril

    CANDEIAS_ Momento onde você se dedica a cuidados pessoais, tanto em questões de saúde como em questões espirituais. Depois de analisar a sua vida ao todo você consegue tomar importantes decisões que realmente farão a diferença em seus caminhos. No amor o segredo é ter muita paciência e saber lidar com o temperamento da pessoa amada, você sabe como colocar fim a certas situações desagradáveis e com certeza vai conseguir transformar os momentos ruins em dias melhores.

  • Roda - 1 a 8 de abril

    RODA_ Vibrações positivas para o amor, uma fase de luz e bons presságios onde você consegue manter a paz acima de tudo. Semana favorável para a reflexão onde você consegue organizar a sua vida pessoal e a sua vida profissional, os dias que se seguem trarão as respostas ideais para o trabalho, algo que estava te atrapalhando já não te incomodará mais e você segue com mais alegria e entusiasmo, apostando mais na sua criatividade.

  • Sino - 1 a 8 de abril

    SINO_ Algumas indecisões acabam surgindo em seus caminhos, esta é uma fase de mudanças onde tudo pode acontecer de uma maneira diferente da qual você planejou, este não é um bom momento para encarar certas situações desagradáveis, vá em busca de dias melhores e deixe de lado certas situações que não te favoreceram em nada. Chegou a hora de mudar para melhor, e a oportunidade surgirá em seus caminhos dentro em breve transformando os seus dias.

  • Moedas - 1 a 8 de abril

    MOEDAS_ Dias de respostas positivas onde você consegue colocar tudo no lugar, chegou a hora de analisar todas as questões, colocar em ordem seus pensamentos e sentimentos, alcançar maiores níveis profissionais pois a sua alma pede progresso neste período e você segue com garra e determinação em busca de respostas favoráveis. No amor você tranquiliza o seu coração e segue com mais alegria e otimismo na certeza de que tudo ficará bem daqui pra frente.

  • Adaga - 1 a 8 de abril

    ADAGA_ Chegou a hora de arriscar mais, de ir ao encontro de respostas positivas que trarão a paz ideal para os seus caminhos. Com o passar dos dias tudo tende a acontecer de uma maneira diferente, você começa a organizar a sua vida e foge do comodismo indo ao encontro de respostas favoráveis em todos os sentidos. Na busca de dias melhores você se depara com situações que te favorecem e com propostas quase que irrecusáveis, porém a decisão fica em suas mãos.

  • Ferradura - 1 a 8 de abril

    FERRADURA_ Você busca a paz interior, está atravessando uma fase bem delicada onde a sua vontade é jogar tudo para  alto e seguir uma nova vida. Com o passar dos dias tudo tende a ser melhor pois o raciocínio lógico fará com que você desperte para a realidade mostrando que há novas oportunidades sempre, e que nem tudo está perdido diante das situações e a semana trará uma importante resposta que fará você acreditar mais na sua força pessoal.

  • Taça - 1 a 8 de abril

    TAÇA_ Uma nova fase onde você se dedica mais às questões profissionais, tenta manter o equilíbrio em todos os sentidos e vai em busca de novidades que mudarão a sua rotina. Os dias que se seguem trarão boas oportunidades em seus caminhos e também uma surpresa amorosa que vai mexer e muito com você. Em questões familiares não se preocupe tanto, tudo tem o tempo certo para acontecer e você vai conseguir ajudar da maneira que você deseja.

  • Capela - 1 a 8 de abril

    CAPELA_ Dias de respostas positivas que farão mais sentido em seus caminhos, uma fase de alegria e otimismo diante das situações. No amor uma nova resposta equilibra o seu astral e você segue uma fase mais tranquila ao lado da pessoa amada. Um pequeno imprevisto trabalhista pode surgir mas você conseguirá colocar tudo no lugar em breve, apenas não se deixe levar por questões banais que possam atrapalhar o bom andamento de seus planos.

  • Punhal - 1 a 8 de abril

    PUNHAL_ A semana promete ser positiva em questões profissionais, período onde você se destaca pela sua dedicação e também por ter pulso firme diante das questões. No amor a semana vai ser bem agitada e você terá alguns desentendimentos com a pessoa amada, mas com o passar dos dias vocês conseguem chegar a um acordo, mas tente conversar antes de tomar conclusões precipitadas para não causar maiores transtornos.

  • Estrela - 1 a 8 de abril

    ESTRELA_ Fase complicada onde você decide mudar algumas questões pessoais, vai em busca de dias melhores e tenta manter a calma diante de certas situações. No amor a semana será meio complicada é preciso ter cuidado para não jogar tudo pro alto. Em questões profissionais você aposta em sua capacidade e arrisca um pouco mais diante das situações, e apesar de certos confrontos com supostos concorrentes tudo tende a acontecer de maneira positiva.

  • Machado - 1 a 8 de abril

    MACHADO_ Você atravessa uma fase bem delicada em questões amorosas, será preciso manter a calma para não ofender a pessoa amada, pois seu limite de paciência se esgotou diante de certas situações, chegou a hora de mudar e apesar de estar atravessando uma fase de indecisões o progresso trabalhista está batendo à sua porta e é preciso aproveitar todas as oportunidades que surgirem mantendo o foco dos seus objetivos.