CUIDADO: 10 dicas para aproveitar o Carnaval sem acidentes no mar | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

CUIDADO: 10 dicas para aproveitar o Carnaval sem acidentes no mar

Marina Aguiar
21 de fevereiro de 2020 às 14:51


A Defesa Civil Estadual já alertou para as chuvas e a Marinha do Brasil avisou sobre as grandes ondas que atingirão o litoral paulista durante o Carnaval. E você,  está preparado para aproveitar a festa em segurança e evitar acidentes na praia durante o feriado prolongado mais esperado do ano?


Participe dos nossos grupos ℹ bit.ly/CNAGORA5 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Para que não ocorra nenhum afogamento nas praias da Baixada Santista, o tenente Paulo Sérgio dos Santos, chefe do setor de comunicação social do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), traz 10 dicas indispensáveis. 


Tenente Paulo Sérgio dos Santos
Tenente Paulo Sérgio dos Santos Foto: JCN
 


Ele explica que a variação de maré poderá chegar a um metro, de acordo com a fase da lua. "A lua estará minguante, quase nova, quando a variação pode ter até 1 metro em cerca de 6 horas. Por exemplo, agora a maré tá seca, mas quando começa a avançar fica perigoso".


Em conjunto com a previsão de ondas de até 2 metros próximo às regiões costeiras, a variação de maré pode ser fatal.


Confira as dicas do tenente:


LOCAIS CALMOS

Os locais do mar com água calmas devem ser escolhidos com muita atenção. Não entrar em locais com aviso de proibição.  "A junção da variação da maré e  a previsão de ondas grandes faz com que as correntes de retorno fiquem muito fortes. Quando a pessoa chega na praia, por desconhecer o risco, e está quebrando onda em várias partes, ela escolhe um local que não tem onda, mas esse local é onde está a corrente de retorno".


FÁCIL ACESSO

Procure uma praia de fácil acesso e fique próximo ao guarda-vidas, que é o local mais seguro. Estar próximo ao guarda vidas, evitar praias de difícil acesso e trilha aumenta as chances de salvamento e diminui situações de risco.


ÁGUA NO UMBIGO

Água no umbigo é o limite, porém, com a variação da maré, se a pessoa vai até o fundo e passa por um buraco que estava raso, a maré sobe e esse buraco já ficou fundo o suficiente para a pessoa se afogar no regresso para a praia. "Não avançar muito no mar, mesmo achando que sabe nadar", reforça o tenente.


PLACAS DE PERIGO

Jamais nadar ou entrar em frente as placas de perigo. "A gente sinaliza os riscos, não só da corrente, buracos, pedras ou qualquer coisa que traga risco ao banhista".


BEBIDA ALCOÓLICA

A bebida alcoólica diminui os reflexos em situação de risco, a pessoa desiste com mais rapidez no salvamento. Ela também faz com que a pessoa abuse mais. "Ela avança mais no risco do que sóbria e, se não souber nadar, não há condição segura no mar. Um dia de Carnaval com as ondas dessa força é o suficiente para arrastar as pessoas pro fundo, mesmo que ela esteja na zona de conforto".


OBJETOS INFLÁVEIS

"Alguns municípios proíbem, como Praia Grande e Guarujá, objetos flutuantes na praia. Isso porquê favorece o afogamento. Colchão, qualquer coisa que flutua, a corrente leva com mais facilidade pro fundo. Às vezes, a família toda está em cima do colchão, não sabe nadar, vira aquele colchão, murcha ou estoura, acontece o afogamento de uma família toda, como já aconteceu várias vezes. Não recomendamos nenhum objeto flutuante porque dá a falsa sensação de segurança.


CRIANÇAS

Não confiar em algo flutuante para as crianças, ela vai ser arrastada muito mais rápido do que um adulto. Boias de braço, boias de corpo. Se quiser usar algum tipo de boia, existem coletes legalizados, mas o equipamento não isenta os pais de fiscalização. "Não é porque o filho está com uma boia que pode ficar sozinho no mar, tem que ficar sempre com os pais. Abaixo de 9 anos em um distancia rápida, com socorro e sempre atento. O afogamento de criança acontece também".


RAIOS

Como há previsão de raios, ao sair da praia, do mar, procure construções, edificações. Ficar em baixo de guarda-sol, árvores e postes não é recomendado. Se estiver dentro de um carro, fique e feche os vidros. Saia de local descampado. 


EMBARCAÇÕES

Aqueles que vão sair com embarcação, olhem a previsão da marinha, pois as ondas em alto mar são muito maiores, até 3,5 metros. A pessoa que vai sair com embarcação deve olhar os boletins de aviso de navegação. 


ATIVIDADES AQUÁTICAS

Aqueles que vão fazer atividades aquáticas, como stand up paddle, remo, canoagem, e outros, devem prestar atenção nas previsões de onda e do tempo em geral. Jamais fazer atividade aquática sozinho. "Há vários casos de mau súbito e a pessoa não tem como se socorrer nessa situação".

Comentarios

O que fazer em Bertioga

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo - 18 a 24 de março

  • Coroa - 18 a 24 de março

    COROA_ Momento de muita fé e devoção, você se apega aos seus princípios e busca a verdadeira paz interior, foge de situações desagradáveis e deseja a estabilidade acima de tudo. Mesmo que ainda existam certos obstáculos tudo ainda pode ficar bem, basta que para isso você busque a verdadeira paz para os seus caminhos. A sua força não está no ataque e sim na resistência, controle-se e tudo vai ficar bem, confie pois a sua Fé já realizou verdadeiros milagres.

  • Candeias - 18 a 24 de março

    CANDEIAS_ Fase de luz e dedicação, momento oportuno para recomeçar, mesmo diante de verdadeiros desafios a sua força interior conta e muito essa semana. Vibrações positivas te impulsionam para melhores respostas e aquela pequena dúvida que antes parava os seus dias vai embora te deixando o caminho aberto para novas conquistas. Você deve sempre se lembrar da sua capacidade, mesmo tendo grandes imprevistos.

  • Roda - 18 a 24 de março

    RODA_ Momento de muita dedicação familiar, de fé e devoção, embora muitas questões ainda permaneçam em seus caminhos a semana promete boas resoluções, o fim das grandes preocupações onde você consegue um tempo para si mesmo(a) se desapegando de velhos pensamentos que só fizeram seus dias se complicarem. Nas questões profissionais tudo começa a fazer mais sentido e você se depara com boas respostas em seus caminhos.

  • Sino - 18 a 24 de março

    SINO_ As respostas que você precisa começa a surgir em seus caminhos, uma nova luz traz a paz interior que você precisa. Depois de muita dedicação e até mesmo muita Fé tudo começa a acontecer de uma maneira mais favorável. Apesar de as mudanças serem significativas em sua vida tudo o que está ao seu redor precisa de um novo sentido, uma nova direção e você quer focar nas novidades porém um determinado assunto mal resolvido ainda te incomoda. Encare-o!

  • Moedas - 18 a 24 de março

    MOEDAS_ Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e dedicação à pessoa amada, você se desprende dos medos e busca a paz acima de tudo, encontra boas respostas e busca focar em seus objetivos. Ainda há como reverter certos quadros, basta manter o foco, manter a paz dentro de você, lembrar de seus reais valores e saber que mesmo estando no meio de certas situações tudo tem uma resposta, e o mais importante, você vai encontrá-la

  • Adaga - 18 a 24 de março

    ADAGA_ Dias de luz, paz e dedicação pessoal, você sente a necessidade de recompor as suas energias, quer buscar o melhor para você, sente que tudo pode ser diferente depois de mudar o foco dos seus objetivos. Momento de refazer seus planos, de ir em busca da sua resposta, de criar novas oportunidades sem medo do que está por vir. É o destino agindo de uma maneira diferente em seus caminhos fazendo com que você acredite em seu potencial.

  • Ferradura - 18 a 24 de março

    FERRADURA_ Fase de renovação, de alegria e otimismo, você sente a necessidade de mudar para melhor, de encontrar respostas verdadeiras, de valorizar os seus objetivos. A semana promete boas respostas em questões trabalhistas, novidades em questões profissionais e muito equilíbrio nas questões amorosas. A pessoa amada se mostra mais compreensiva e tudo muda para melhor, estando em equilíbrio até mesmo as preocupações familiares começam a se afastar.

  • Taça - 18 a 24 de março

    TAÇA_ Você precisa acordar para a realidade, vencer seus medos e encarar os seus objetivos de frente, não se deixe levar pela ansiedade, pelos acontecimentos ao seu redor, é preciso focar em seus objetivos, buscar a paz interior acima de tudo, refazer seus planos e voltar a acreditar que tudo pode ser diferente e que tem um novo sentido também. Acredite pois tudo vai acontecer de uma nova maneira e você vai enfrentar bons desafios em breve porém precisa agir, ir ao encontro daquilo que te interessa.

  • Capela - 18 a 24 de março

    CAPELA_ Novidades surpreendem os seus caminhos, momento de muita dedicação pessoal onde você quer a estabilidade acima de tudo. Uma nova questão profissional faz com que você desperte aquela velha vontade de vencer, e a dedicação vem logo atrás fazendo toda a diferença em seus caminhos. Boas respostas, boas soluções enfim a semana promete ser de novas conquistas então não perca tempo com confusões banais.

  • Punhal - 18 a 24 de março

    PUNHAL_ Liberte-se dos seus medos, encare a realidade de frente, é hora de encontrar as respostas para os seus dias. No meio de muitas indecisões chegou a hora de agir pois, esta sim é a sua energia, onde você se sente bem e está conectado(a) com a sua essência. Até mesmo no amor as questões amenizam e as respostas aparecem, é tudo uma questão de tempo para a situação melhorar, pois você sabe o que plantou e não teme a colheita.

  • Estrela - 18 a 24 de março

    ESTRELA_ Uma fase de luz e dedicação, momento de boas realizações onde você conquista o seu espaço com mais tranquilidade. Mesmo estando com muitas dúvidas a semana traz respostas significativas em seus caminhos, mudando para melhor tudo aquilo que está ao seu redor. As conquistas costumam acontecer depois de um breve silêncio em sua vida quando você se desapega das preocupações tudo acontece em seus caminhos.

  • Machado - 18 a 24 de março

    MACHADO_ Uma overdose de energia positiva muda a sua semana para melhor, todas as respostas chegam para você de maneira satisfatória. Aquele medo de arriscar se dissipa e os dias se tornam melhores. A sua Fé é transformadora e tudo acontece de maneira positiva, você verá que os dias que se seguem serão de muita luz pessoal, de boas respostas. No amor novas conquistas fazem com que você se sinta bem, e a sensação de liberdade surge em seu coração de maneira satisfatória.