Aquário de Santos abre exposição com brinquedos retirados das praias | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Aquário de Santos abre exposição com brinquedos retirados das praias

Da Redação
10 de janeiro de 2020 às 17:00
Foto: Divulgação/Marcos Piffer

Foto: Divulgação/Marcos Piffer

Foto: Divulgação/Marcos Piffer

Foto: Divulgação/Marcos Piffer

Foto: Divulgação/Marcos Piffer


Tudo começou como um trabalho acadêmico na disciplina de Processos Experimentais da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) e que agora torna-se um importante meio de educação ambiental. Propondo algo diferente, o fotógrafo e arquiteto Marcos Piffer decidiu coletar e fotografar centenas de brinquedos encontrados na beira d’água. O ensaio é o cenário da exposição ‘Perdidos na Infância – uma arqueologia praiana do plástico’, que será aberta às 10h deste sábado, 11, no Aquário, estendendo-se até o final da temporada.


 Participe dos nossos grupos ℹ bit.ly/CNAGORA8 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Nascido em Santos e frequentador das praias santistas, Piffer, ao contrário da maioria das pessoas, sempre observou de forma diferente a quantidade e os tipos de objetos que via à beira-mar durante suas corridas e caminhadas. Trazidos pela maré, acabaram despertando a ideia de elaborar uma espécie de inventário reunindo tudo que encontrava pelo caminho, desde que envolvesse a preocupação com o meio ambiente. Até que decidiu retirar apenas objetos relacionados à infância.


Idas e mais idas à praia resultaram, até agora, na coleta de cerca de 500 peças. Sem sequer lavá-los para preservar toda a areia, limo e outras marcas do tempo e das águas do mar, rios ou mangues, Piffer os levou para casa e fotografou um a um.


Bonecas, bolas, baldes de areia, carrinhos, bichinhos de plástico e vários outros objetos que antes fizeram parte da infância de muitas crianças agora estamparão os 14 painéis da exposição, que servirá como instrumento educativo e meio de reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente.


Os painéis serão afixados do lado de fora, tomando todo o entorno do Aquário. Serão 11 estruturas de um metro de altura por 2 de comprimento, com oito imagens cada, e mais três painéis menores. Ao todo, exibirão 94 imagens dos brinquedos coletados por Piffer.“


A exposição é mais um esforço da prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), para conscientizar o público sobre a necessidade do consumo consciente, do descarte correto e reciclagem. Será no ponto turístico mais visitado da Cidade, reforçando essa mensagem tanto para moradores como para turistas”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório.

 

BONECA

Empolgado com a iniciativa, Piffer contou que, de tantos brinquedos removidos da praia, um chama mais a atenção. “Encontrei o tronco de uma boneca que tinha no cabelo vários propágulos, que são sementes encontradas em árvores de mangue. Sinal de que ela ficou muito tempo naquele ambiente e comprova que a maior parte dos brinquedos vem de regiões de palafitas”.

Foto: Divulgação/Marcos Piffer
 

O fotógrafo contou que, desde o início do trabalho, enxergou no projeto um enorme potencial educativo para crianças e jovens, já que o ensaio aborda questões ambientais como o descarte inadequado do lixo e a presença do plástico em todo o mundo, desigualdades sociais, consumismo e ações da natureza, que acabam transportando todo esse lixo. Sem falar na memória afetiva que cada imagem é capaz de despertar. “E também aborda o poder da fotografia como elemento de comunicação e propagação de uma ideia. Nesse sentido, a exposição externa no Aquário, em um formato grande, permitirá que todos que passarem por ali se sensibilizem com a mensagem”.

 

DOAÇÕES

Todos os objetos fotografados estão catalogados e Piffer pretende lavá-los, recuperá-los e doá-los para crianças carentes. “Questões como essa, que remetem à infância, têm um apelo muito forte. E o estado em que os objetos estavam causa uma certa desolação, tristeza”, frisou o fotógrafo, que criou, com as imagens, dois jogos, sendo um deles de memória. Formado por 40 peças (ou 20 pares), será doado ao Aquário para que seja utilizado em ações educativas.

O que fazer em Santos

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 21 a 27 de fevereiro

  • Coroa - 21 a 27 de fevereiro

    COROA_ Os dias que se seguem serão mais positivos, onde você conseguirá resolver tudo de maneira tranquila, até mesmo questões familiares serão resolvidas da melhor maneira possível. Você terá bons motivos para seguir em frente com seus projetos, pois novos apoios surgem em seus caminhos. Com o passar dos dias tudo pode ser diferente, basta focar mais nos seus objetivos maiores e se desprender de questões banais que em nada acrescentam.

  • Candeias - 21 a 27 de fevereiro

    CANDEIAS_ Os dias prometem ser melhores, a semana trará importantes respostas principalmente em questões amorosas onde você acabou tendo grandes indecisões em seus caminhos. Mas você precisa agir de acordo com a sua intuição, às vezes é necessário mudar, livrar-se de teimosias que acabam impedindo a sua felicidade. Decida-se, vá ao encontro daquilo que te faz feliz, por que teimar com situações desagradáveis, você merece o que há de melhor.

  • Roda - 21 a 27 de fevereiro

    RODA_ Mudanças em seus caminhos, fase meio complicada em questões profissionais, é preciso ter calma para não julgar precipitadamente as situações. Apesar de a semana não ser muito favorável em questões trabalhistas, no amor tudo acontece de maneira positiva e você consegue equilibrar o seu astral. Em questões familiares não adianta tentar resolver tudo de uma vez, deixe o tempo agir ele sempre traz a melhor resposta. Bom momento para cuidar da sua saúde.

  • Sino - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Moedas - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Adaga - 21 a 27 de fevereiro

    ADAGA_ Fase de paz e boas respostas, até mesmo questões amorosas mal resolvidas começam a ter melhores resultados, mas você está buscando algo mais significativo para os seus caminhos, portanto a pessoa amada vai precisar ser muito convincente para mudar a sua opinião. Em questões profissionais tudo acontece de maneira positiva e você tranquiliza o seu coração, semana favorável também para possíveis investimentos e também para transações financeiras.

  • Ferradura - 21 a 27 de fevereiro

    FERRADURA_ Você sente a necessidade de cuidar-se mais, tanto de maneira física como espiritual. A semana pode te trazer algumas dúvidas, principalmente em questões profissionais que ainda não foram resolvidos todos os assuntos, mas você terá o controle da situação depois de esclarecer certas pendências. No amor você precisa ser mais atenciosa(o) , saber entender a pessoa amada e não fazer julgamentos precipitados.

  • Taça - 21 a 27 de fevereiro

    TAÇA_ Os dias que se seguem serão mais tranquilos em questões profissionais, novas respostas trazem mais equilíbrio para os seus caminhos. Você está atento(a) a novas oportunidades e a semana será bem agitada , mas é preciso controlar a ansiedade para não estragar tudo. Fase positiva para o amor onde os desentendimentos se dissipam e as boas respostas surgem trazendo a luz e a paz desejada. Boa fase em questões familiares.

  • Capela - 21 a 27 de fevereiro

    CAPELA_ Uma nova luz levanta o seu astral, novas respostas tranquilizam o seu coração e você consegue mudar o que for preciso. No amor tudo fica bem depois de uma conversa franca, e os dias prometem ser melhores também em questões profissionais onde você obtém melhores respostas . Chegou a hora de realizar seus planos, fugir do comodismo e arriscar um pouco mais, pois o momento pede atitudes certas para que tudo fique melhor.

  • Punhal - 21 a 27 de fevereiro

    PUNHAL_ Apesar de certas situações ainda não terem muito sentido os dias que estão pela frente trarão melhores respostas. O seu coração enfrenta uma grande dúvida, mas tudo acontecerá de maneira positiva e você colocará fim a certas preocupações. Os dias são de muita energia positiva, de força e respostas, portanto não estranhe certas mudanças de planos no setor trabalhista e financeiro, tudo faz parte de uma nova fase mais segura.

  • Estrela - 21 a 27 de fevereiro

    ESTRELA_ Você está numa fase de raciocínio lógico, está pesando os prós e os contras de tudo, resolveu colocar a sua vida em ordem e começou a se desprender de todas as negatividades que estavam ao seu redor. Esta será uma semana voltada a  cuidados espirituais pois você sente a necessidade de voltar-se mais à sua fé. Chegou a hora de colocar fim em situações mal resolvidas e seguir novos caminhos com amor, fé e equilíbrio, apostando mais em seu potencial.

  • Machado - 21 a 27 de fevereiro

    MACHADO_ O seu coração enfrenta uma grande dúvida, você não sabe se permanece da maneira como está ou se coloca um fim em tudo, mas o destino se encarrega de trazer a resposta para os seus caminhos. Em questões profissionais uma nova resposta surge e você segue com mais entusiasmo e fé. Os dias serão de respostas positivas, mesmo que algumas questões estejam mal resolvidas de acordo com o seu ponto de vista, pois muitas vezes só é preciso ver melhor e deixar o ciúme de lado.