Santos amplia combate aos ratos na orla | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Santos amplia combate aos ratos na orla

Da Redação
10 de dezembro de 2019 às 17:55

  

A quantidade de desratizações na orla da praia já aumentou 37% em 2019 em relação ao ano anterior – foram 519 ações realizadas pela prefeitura de Santos, com o uso de 62 quilos de raticida. Em 2018, ocorreram 380 ações e 55 quilos utilizados.


Participe dos nossos grupos ℹ https://chat.whatsapp.com/KsyPyAvSbvP8gERnqSAD8N 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Considerando o total de desratizações na cidade de Santos, que incluem também outras vias públicas e próprios municipais, o número em 2019 foi de 3.444 com 670 quilos de raticida. Nesta segunda-feira, 9, os agentes de controle da Seção de Vigilância e Controle de Zoonoses (Sevicoz), da Secretaria de Saúde, retomaram a desratização na orla, por onde prosseguirão nos próximos dias.


A programação regular de desratizações na orla prevê ações a cada três meses, porém em 2019, desratizações foram realizadas nos meses de fevereiro, março, abril, maio, junho, agosto e outubro.


Não é coincidência que as ações tenham sido realizadas principalmente nos meses relacionados ao verão e início do outono: o maior inimigo do combate aos ratos na orla é a oferta de comida, que se amplia nos meses de maior movimentação na praia. Jogar restos de alimentos corretamente no cesto e evitar que se formem migalhas são bons passos para diminuir a proliferação dos ratos.


Ao se alimentarem mais, os ratos têm aumentada a sua capacidade reprodutiva: uma gestação dura em média apenas 30 dias e, em apenas uma cria, podem nascer até 12 filhotes.


“As pessoas têm que tomar cuidado com o descarte e armazenamento correto de lixo. Os ratos têm um faro muito apurado e percebem a disponibilidade de alimento a uma longa distância. Quando há oferta maior de alimento em um local, tendem a formar uma colônia nas proximidades”, explica Laerte Carvalho, veterinário da Sevicoz.


Uma pesquisa realizada recentemente pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) identificou que os usuários das praias santistas não identificam os restos de comida como lixo (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/santos-participa-de-projeto-piloto-de-prevencao-ao-lixo-no-mar), pois acreditam que os compostos orgânicos tendem a se decompor e, por isso, não seriam poluentes. O que esquecem, no entanto, é que são esses rejeitos que atraem para o ambiente de praia animais que transmitem doenças aos seres humanos como pombos, ratos e baratas.

 

Procedimento

Nos jardins da orla, os agentes identificam as tocas onde os ratos se escondem. Lá são depositadas as iscas, cubos azuis formados em sua maior parte por um composto de cereais, mas que também contém o brodifacoum, anticoagulante responsável por levar vários ratos de uma mesma toca a óbito de forma gradual.


Nenhuma isca fica exposta, evitando assim que ocorram ingestões acidentais do veneno por crianças ou cães, por exemplo. Em bueiros onde são identificados esses animais, também são depositadas.


“O rato morre de cinco a dez dias após comer a isca. Não é usado produto que cause uma morte rápida porque os ratos são muito bem adaptados e têm a capacidade de relacionar a ingestão da isca com a morte, quando esta ocorre de forma imediata”, explica o veterinário da Sevicoz.


Denúncias

Munícipes que identifiquem o descarte irregular de lixo e de restos de comida na região da orla, bem como a proliferação de roedores, podem entrar em contato com a Ouvidoria e registrar uma ocorrência. O setor atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, no Paço Municipal (Praça Mauá, s/nº - térreo) e pelo telefone 162, além da Internet (www.santos.sp.gov.br/ouvidoria).


Foto: Divulgação
 

O que fazer em Santos

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 16 a 23 de janeiro

  • Coroa - de 16 a 23 de janeiro

    COROA_ Novidades mudam o seu astral, você encara a realidade e segue em frente mais confiante de todas as situações. Este é o momento de arriscar, de ir atrás dos seus sonhos, de encarar os fatos e sair da zona de conforto. No amor alguns imprevistos fazem com que você mude por completo a sua maneira de pensar e de agir diante dos fatos. Você ouve a pessoa amada e consegue dar a volta por cima salvando assim o seu relacionamento.

  • Candeias - de 16 a 23 de janeiro

    CANDEIAS_ Ainda existem dúvidas em seu coração e mesmo assim você segue na esperança de resolver tudo, de ficar em paz e busca manter o equilíbrio e a Fé. Há muitas mudanças em seus caminhos e você determina a direção dos seus passos, não se incomode tanto com situações do passado pois há novos horizontes a ser conquistados. Afaste-se de pessoas que te sugam e busque estar com quem soma sua ideias e objetivos.

  • Roda - de 16 a 23 de janeiro

    RODA_ Você precisava tomar uma atitude diante dos fatos e fez o certo em agir dessa maneira, mesmo estando de coração partido foi o melhor a fazer, mas o tempo traz novas respostas, te guia para novas oportunidades enfim você só precisa aprender a controlar os seus impulsos. Os momentos que se seguem serão marcados por novidades e respostas, além de uma certa tranquilidade ao saber notícias de pessoas que você tanto ama.

  • Sino - de 16 a 23 de janeiro

    SINO_ Um período de muitas batalhas pessoais, apesar de inúmeras questões o seu coração precisa de uma resposta no amor, você ainda fica com algumas dúvidas pois não é fácil decidir a sua vida diante de tudo o que está te acontecendo, e as respostas estão surgindo em questões profissionais e tudo acontece de uma vez. É hora de colocar o pensamento no lugar, buscar na paz do raciocínio a melhor resposta para o momento e tudo o que for para o seu progresso deve ter prioridade no momento.

  • Moedas - de 16 a 23 de janeiro

    MOEDAS_ Uma fase de muitas lutas pessoais, principalmente em questões amorosas pois você quer manter a paz acima de tudo e está enfrentando grandes lutas para conseguir alcançar seus objetivos. Com o passar dos dias tudo tende a ficar melhor só não se desespere diante das situações busque focar mais naquilo que realmente faça sentido para a sua vida. Em breve uma importante resposta em questão de novos aprendizados vai te trazer alegrias e entusiasmo.

  • Adaga - de 16 a 23 de janeiro

    ADAGA_ Chegou a hora de progredir, de ir ao encontro de novas oportunidades, de virar o jogo diante das situações enfim a semana te traz importantes respostas que fazem mais sentido para os seus caminhos. No amor os dias que se seguem serão mais tranquilos e você consegue manter a paz para os seus caminhos deixando tudo na mais perfeita ordem entre você e a pessoa amada. Algumas questões particulares podem vir a te preocupar mas com o passar dos dias tudo pode ficar bem.

  • Ferradura - de 16 a 23 de janeiro

    FERRADURA_ Fase de muita Fé e devoção, momento onde você busca a força interior em todos os sentidos, chegou a hora de refletir sobre a sua vida pessoal e ir em busca de todas as respostas para os seus caminhos. No amor uma nova resposta traz alegrias ao seu coração, você fica em paz depois de uma conversa franca e objetiva. Fase de progresso em questões profissionais e financeiras , novas oportunidades podem surgir por estes dias.

  • Taça - de 16 a 23 de janeiro

    TAÇA_ Dias de alegrias e muita paz, chegou o momento de refletir sobre a sua vida pessoal, manter o equilíbrio acima de tudo e viver os bons momentos fugindo de questões que só embaralharam seus bons pensamentos. No amor deixe tudo acontecer e o passar dos dias sempre trazem melhores respostas, não se desespere tente manter o mesmo pensamento de sempre, a fase começa a se tornar positiva a partir de agora, basta ter Fé e manter seus bons pensamentos.

  • Capela - de 16 a 23 de janeiro

    CAPELA_ Momentos de fé e devoção, você se entrega às preces e busca dias melhores em seus caminhos, deixando de lado certos medos buscando na força da fé os seus melhores objetivos. Os dias que se seguem serão bem agitados porém será preciso manter a ordem, ir em busca daquilo que realmente faça mais sentido para a sua vida, deixando de lado certas questões que só atrapalham os seus pensamentos. Pense em você e nos seus projetos, afaste-se de certas pessoas que atrapalham seus bons planos.

  • Punhal - de 16 a 23 de janeiro

    PUNHAL_ Os dias que se seguem serão de positividade e otimismo; mesmo estando numa fase de mudanças radicais, o seu coração segue confiante diante das situações. No amor tente manter a paz, muitas vezes você se depara com situações desagradáveis e acaba se estressando, e com palavras ofensivas acaba tendo problemas em seu relacionamento. Bom momento para voltar-se à sua fé, buscar o equilíbrio.

  • Estrela - de 16 a 23 de janeiro

    ESTRELA_ Uma fase de luz e alegrias, enfim a semana te traz a paz desejada, depois de um período de muitas lutas chegou a hora de ficar bem, ter uma trégua diante das situações acalmando assim seus pensamentos e sentimentos. A resposta ideal vem esta semana, o seu coração se alegra diante das situações e você segue com mais entusiasmo e deposita toda a confiança em seus novos projetos trabalhistas e também fica em paz com a pessoa amada.

  • Machado - de 16 a 23 de janeiro

    MACHADO_ Uma fase de luz e alegrias, de respostas favoráveis onde você consegue ficar bem, a semana promete ser de muita luz e muita paz interior, mesmo com tantos trabalhos pessoais tudo tende a acontecer de uma maneira favorável em seus caminhos. No amor depois de uma fase de muitas dúvidas as respostas começam a chegar de maneira positiva em seus caminhos, apenas deixe tudo acontecer o destino se encarrega de trazer as respostas certas pra você.