Aluna do William Aureli é medalhista da OBMEP 2019 | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Aluna do William Aureli é medalhista da OBMEP 2019

Eleni Nogueira
05 de dezembro de 2019 às 17:29
Luiza Ferraz Santos, 15 anos, medalha de bronze (nível 3), na OBMEP 2019
Luiza Ferraz Santos, 15 anos, medalha de bronze (nível 3), na OBMEP 2019 Foto: Eleni Nogueira

Maria Luiza Silva, 12 anos – menção honrosa / nível 1
Maria Luiza Silva, 12 anos – menção honrosa / nível 1 Foto: Eleni Nogueira

Luiz Henrique Siqueira de Oliveira, 12 anos  menção honrosa / nível 1
Luiz Henrique Siqueira de Oliveira, 12 anos menção honrosa / nível 1 Foto: Eleni Nogueira

Matheus Gomes Nunes, 15 anos – menção honrosa /nível 2
Matheus Gomes Nunes, 15 anos – menção honrosa /nível 2 Foto: Eleni Nogueira

Luciano Marcelo Araújo de Souza, 14 anos – menção honrosa /nível 2
Luciano Marcelo Araújo de Souza, 14 anos – menção honrosa /nível 2 Foto: Eleni Nogueira

Roseli Vieira de Jesus, 16 anos – menção honrosa /nível 3
Roseli Vieira de Jesus, 16 anos – menção honrosa /nível 3 Foto: Eleni Nogueira

EE Willian Aureli, localizada no bairro Rio da Praia
EE Willian Aureli, localizada no bairro Rio da Praia Foto: Eleni Nogueira

Autor: TV Costa Norte
 

A lista de premiados na 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2019 foi publicada na terça-feira, 3, no portal da OBMEP. Bertioga teve nove estudantes de quatro escolas estaduais premiados. Dentre elas, destaque para a EE William Aureli, com cinco menções honrosas e uma medalha de bronze, para Luiza Ferraz Santos, de 15 anos, no nível 3 (para alunos de todas as séries do ensino médio).


Os demais alunos premiados da EE William Aureli, com menção honrosa, foram: Maria Luiza Silva e Luiz Henrique Siqueira de Oliveira, de 12 anos, no nível 1 (alunos do 6º ou 7º ano do ensino fundamental); Matheus Gomes Nunes, 15, e Luciano Marcelo Araújo de Souza, 14, no nível 2 (alunos do 8º ou 9º ano do ensino fundamental); e Roseli Vieira de Jesus,16, no nível 3. 


Participe dos nossos grupos ℹ https://chat.whatsapp.com/JfTo5oHKbWzKkWWsu2l1wm 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Ao longo do ano, houve um empenho da escola em torno do projeto da OBMEP, e os alunos premiados participaram das atividades no contra-turno das aulas, com a professora Luciane Garcia Moreira. Segundo a diretora da unidade, Juliana Aparecida da Silva, esta foi a primeira vez que o projeto foi aplicado e, a escola , que tem um histórico de premiação, inclusive já recebeu menção honrosa, alcançou esta alta expressividade pela primeira vez. "Isso alimenta a esperança de que um trabalho bem feito acaba repercutindo de forma positiva".


Luiza Ferraz já gostava de matemática e viu no projeto a oportunidade de ampliar os conhecimentos: "Eu gosto muito da área de exatas; a professora convidou os alunos que tivessem interesse e eu me inscrevi. Se não fosse esse projeto, a gente não estaria aqui, conquistando nossas medalhas, nossos prêmios. Agradeço muito à professora, ela foi muito esforçada,  sempre acreditou em cada um de nós, na nossa capacidade. A gente batalhou muito e eu estou feliz, por mim e pelos meus amigos". 


A professora Luciane Garcia Moreira é toda emoção:  "A realidade, que é a educação hoje, e a gente conseguir toda essa premiação e representar a nossa cidade, eu não tenho nem palavras. É o mérito dos alunos, dos pais, da equipe da escola, desde a merendeira até a equipe gestora, todos ajudaram. A gente se prepara, a gente espera por isso, mas quando acontece, sinceramente, eu não tenho nem palavras para representar o orgulho que estou sentindo". 


Outras unidades

Além da William Aureli, Bertioga teve mais três unidades com alunos premiados, todos no nível 2: EE Jardim Vicente de Carvalho (Thainá Oliiveira Espírito Santo); EE Maria Celeste Pereira Leite (Leonardo Gonçalves Peixoto de Almeida ); e EE Professor João Carlos do Rosário Lopes (Anderson Oliveira dos Santos). 


A OBMEP tem uma edição anual, dividida em duas fases. A primeira deste ano ocorreu em 21 de maio, e contou com 18,2 milhões de alunos. A segunda fase, em 28 de setembro, contou com 949.240. Os alunos com melhores desempenhos da 2ª fase foram os premiados. No total, serão distribuídas 598 medalhas de ouro; 1.746 de prata; 5.183 de bronze; e 48.133 menções honrosas. 


As cerimônias de premiação da OBMEP 2019 ocorrerão durante 2020, em data e local a ser definidos. Todos os medalhistas vão ser convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção ao desenvolvimento acadêmico, e quem continuar inscrito na rede pública em 2020, receberá uma bolsa de Iniciação Científica Jr., do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R$ 100 mensais.


Se o medalhista começar algum curso de graduação no início do próximo semestre letivo, poderá participar do processo de seleção para o PICME. Os candidatos selecionados receberão uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq, no valor de R$ 400. A OBMEP 2019 alcançou dois recordes: 54.830 escolas participantes, distribuídas em 99,71% das localidades do país.


A OBMEP é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, e é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). O objetivo da competição é contribuir para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social pela propagação do conhecimento. 

Autor: TV Costa Norte

Comentarios

O que fazer em Bertioga

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 21 a 27 de maio

  • Coroa - 21 a 27 de maio

    COROA - (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e compreensão enfim você se adapta mais às questões pessoais, entende todas as situações e busca a paz interior. Mude o que for preciso porém não perca o foco dos seus objetivos, a semana tende a ser positiva também nas questões profissionais. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, ter e mente em ordem é fundamental neste momento de mudanças repentinas.

  • Candeias - 21 a 27 de maio

    CANDEIAS -  (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) É preciso parar de fantasiar certas situações, acordar para os bons momentos de luz e seguir com fé e entusiasmo, deixar de lado certas manhas pessoais, encarar de frente as questões e resolver de vez pois o tempo é precioso demais neste momento atual. No amor tudo tende a acontecer de uma maneira mais branda, seja apenas um pouco mais gentil e tudo volta ao normal, saber ouvir também é uma virtude.

  • Roda - 21 a 27 de maio

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e bons presságios, você se sente bem depois de uma resposta favorável e segue com bons planos para a sua vida amorosa. Bom momento em questões familiares enfim a compreensão reina e tudo fica em paz. Essa será uma semana dedicada ao lado profissional, a busca pelo progresso é intensa e as boas respostas surgem devido ao seu empenho, até mesmo questões familiares ganham um novo sentido.

  • Sino - 21 a 27 de maio

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Busque a sua paz interior, deixe de lado os seus medos e tente resolver de maneira positiva certas questões. A semana pede atitudes de sua parte, vá ao encontro da luz pessoal, siga a sua intuição os dias pedem mais atrevimento então encare as situações com otimismo, garra e muita fé! No amor o seu coração ainda carrega algumas dúvidas, seja mais firme em seus atos, decida de vez que caminho deseja seguir e se desprenda de tudo  que atrapalha a sua vida.

  • Moedas - 21 a 27 de maio

    MOEDAS -  (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) É preciso se desapegar de certos pensamentos e sentimentos, focar em seus objetivos e fugir de situações desagradáveis, busque a paz interior algo ainda te incomoda de uma certa maneira, não se deixe levar pelo medo entenda os fatos e vire a página, crie uma nova história muito mais positiva e deixe ir, o tempo se encarrega de trazer novas respostas desde que você aprenda a desapegar daquilo que não te traz resposta alguma.

  • Adaga - 21 a 27 de maio

    ADAGA - (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) A capacidade de dar a volta por cima, a força interior que muda tudo de maneira positiva, a semana será marcada por situações agradáveis que elevam o seu astral. Bom momento para novos aprendizados e para os estudos, as boas oportunidades financeiras e trabalhistas também surgem em seus caminhos. No amor você consegue dar a volta por cima e resolve tudo de maneira positiva, a pessoa amada se apega mais à você

  • Ferradura - 21 a 27 de maio

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) A palavra da semana é capacidade! Você verá a capacidade que tem depois de passar por uma determinada situação. A força interior transforma os seus caminhos e você se dedica mais aos seus objetivos maiores. Bons planos, boas realizações enfim você desperta para o que realmente te traz bons resultados, deixa de lado os medos e segue em frente decidindo os seus caminhos com muita luz e energia positiva.

  • Taça - 21 a 27 de maio

    TAÇA - (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Realize os seus bons planos, faça valer todas as situações e não se prenda ao medo, os dias que se seguem serão meio complicados porém a sua força interior e a sua verdade serão libertadoras neste momento. Confie na sua intuição e siga em frente , você tem a capacidade de dar a volta por cima e estes momentos são fortes e significativos em sua vida. No amor e em outras questões pessoais tudo tende a melhorar dentro de alguns dias.

  • Capela - 21 a 27 de maio

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Resoluções, mudanças e boas respostas marcam a sua semana. Chegou a hora de reavaliar seus planos trabalhistas e não se desesperar diante das situações. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, encontrar a paz interior e deixar de lado certos assuntos desagradáveis. Muitas vezes você bate de frente com questões que não valem à pena, o momento requer mais maturidade e raciocínio lógico diante das situações.

  • Punhal - 21 a 27 de maio

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Momentos de luz e realizações, enfim você consegue respirar de maneira aliviada depois de um período de muitas batalhas. A semana tende a ser mais otimista e com novas realizações, bons projetos profissionais enfim este é o momento de organizar-se mais , seguir com entusiasmo e foco pois as boas oportunidades voltam a surgir em seus caminhos. No amor tende entender as crises da pessoa amada e não revide qualquer situação desagradável.

  • Estrela - 21 a 27 de maio

    ESTRELA - (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Fase de renovação , de fé e entusiasmo, a semana tende a ser agitada devido aos seus bons planos, apesar de ainda estar em certas crises amorosas você tende a pensar numa resolução para tal questão. O seu coração carrega algumas dúvidas com respeito ao amor, porém esses dias serão decisivos pois o destino se encarrega de trazer resoluções. Confie no seu potencial e não se deixe levar pelo desânimo, tudo pode mudar repentinamente.

  • Machado - 21 a 27 de maio

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Força e entusiasmo, as novas respostas surgem em seus caminhos e a paz interior volta a reinar em sua mente e em seu coração. Uma nova resposta amorosa traz a paz desejada, você fica bem depois de esclarecer os assuntos mal resolvidos. Mesmo estando com muitas ocupações conseguirá encontrar tempo para se divertir e relaxar um pouco, e merecidamente o destino te traz duas importantes respostas que favorecerão o seu astral