Aluna do William Aureli é medalhista da OBMEP 2019 | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Aluna do William Aureli é medalhista da OBMEP 2019

Eleni Nogueira
05 de dezembro de 2019 às 17:29
Luiza Ferraz Santos, 15 anos, medalha de bronze (nível 3), na OBMEP 2019
Luiza Ferraz Santos, 15 anos, medalha de bronze (nível 3), na OBMEP 2019 Foto: Eleni Nogueira

Maria Luiza Silva, 12 anos – menção honrosa / nível 1
Maria Luiza Silva, 12 anos – menção honrosa / nível 1 Foto: Eleni Nogueira

Luiz Henrique Siqueira de Oliveira, 12 anos  menção honrosa / nível 1
Luiz Henrique Siqueira de Oliveira, 12 anos menção honrosa / nível 1 Foto: Eleni Nogueira

Matheus Gomes Nunes, 15 anos – menção honrosa /nível 2
Matheus Gomes Nunes, 15 anos – menção honrosa /nível 2 Foto: Eleni Nogueira

Luciano Marcelo Araújo de Souza, 14 anos – menção honrosa /nível 2
Luciano Marcelo Araújo de Souza, 14 anos – menção honrosa /nível 2 Foto: Eleni Nogueira

Roseli Vieira de Jesus, 16 anos – menção honrosa /nível 3
Roseli Vieira de Jesus, 16 anos – menção honrosa /nível 3 Foto: Eleni Nogueira

EE Willian Aureli, localizada no bairro Rio da Praia
EE Willian Aureli, localizada no bairro Rio da Praia Foto: Eleni Nogueira

Autor: TV Costa Norte
 

A lista de premiados na 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2019 foi publicada na terça-feira, 3, no portal da OBMEP. Bertioga teve nove estudantes de quatro escolas estaduais premiados. Dentre elas, destaque para a EE William Aureli, com cinco menções honrosas e uma medalha de bronze, para Luiza Ferraz Santos, de 15 anos, no nível 3 (para alunos de todas as séries do ensino médio).


Os demais alunos premiados da EE William Aureli, com menção honrosa, foram: Maria Luiza Silva e Luiz Henrique Siqueira de Oliveira, de 12 anos, no nível 1 (alunos do 6º ou 7º ano do ensino fundamental); Matheus Gomes Nunes, 15, e Luciano Marcelo Araújo de Souza, 14, no nível 2 (alunos do 8º ou 9º ano do ensino fundamental); e Roseli Vieira de Jesus,16, no nível 3. 


Participe dos nossos grupos ℹ https://chat.whatsapp.com/JfTo5oHKbWzKkWWsu2l1wm 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Ao longo do ano, houve um empenho da escola em torno do projeto da OBMEP, e os alunos premiados participaram das atividades no contra-turno das aulas, com a professora Luciane Garcia Moreira. Segundo a diretora da unidade, Juliana Aparecida da Silva, esta foi a primeira vez que o projeto foi aplicado e, a escola , que tem um histórico de premiação, inclusive já recebeu menção honrosa, alcançou esta alta expressividade pela primeira vez. "Isso alimenta a esperança de que um trabalho bem feito acaba repercutindo de forma positiva".


Luiza Ferraz já gostava de matemática e viu no projeto a oportunidade de ampliar os conhecimentos: "Eu gosto muito da área de exatas; a professora convidou os alunos que tivessem interesse e eu me inscrevi. Se não fosse esse projeto, a gente não estaria aqui, conquistando nossas medalhas, nossos prêmios. Agradeço muito à professora, ela foi muito esforçada,  sempre acreditou em cada um de nós, na nossa capacidade. A gente batalhou muito e eu estou feliz, por mim e pelos meus amigos". 


A professora Luciane Garcia Moreira é toda emoção:  "A realidade, que é a educação hoje, e a gente conseguir toda essa premiação e representar a nossa cidade, eu não tenho nem palavras. É o mérito dos alunos, dos pais, da equipe da escola, desde a merendeira até a equipe gestora, todos ajudaram. A gente se prepara, a gente espera por isso, mas quando acontece, sinceramente, eu não tenho nem palavras para representar o orgulho que estou sentindo". 


Outras unidades

Além da William Aureli, Bertioga teve mais três unidades com alunos premiados, todos no nível 2: EE Jardim Vicente de Carvalho (Thainá Oliiveira Espírito Santo); EE Maria Celeste Pereira Leite (Leonardo Gonçalves Peixoto de Almeida ); e EE Professor João Carlos do Rosário Lopes (Anderson Oliveira dos Santos). 


A OBMEP tem uma edição anual, dividida em duas fases. A primeira deste ano ocorreu em 21 de maio, e contou com 18,2 milhões de alunos. A segunda fase, em 28 de setembro, contou com 949.240. Os alunos com melhores desempenhos da 2ª fase foram os premiados. No total, serão distribuídas 598 medalhas de ouro; 1.746 de prata; 5.183 de bronze; e 48.133 menções honrosas. 


As cerimônias de premiação da OBMEP 2019 ocorrerão durante 2020, em data e local a ser definidos. Todos os medalhistas vão ser convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção ao desenvolvimento acadêmico, e quem continuar inscrito na rede pública em 2020, receberá uma bolsa de Iniciação Científica Jr., do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R$ 100 mensais.


Se o medalhista começar algum curso de graduação no início do próximo semestre letivo, poderá participar do processo de seleção para o PICME. Os candidatos selecionados receberão uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq, no valor de R$ 400. A OBMEP 2019 alcançou dois recordes: 54.830 escolas participantes, distribuídas em 99,71% das localidades do país.


A OBMEP é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, e é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). O objetivo da competição é contribuir para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social pela propagação do conhecimento. 

O que fazer em Bertioga

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 16 a 23 de janeiro

  • Coroa - de 16 a 23 de janeiro

    COROA_ Novidades mudam o seu astral, você encara a realidade e segue em frente mais confiante de todas as situações. Este é o momento de arriscar, de ir atrás dos seus sonhos, de encarar os fatos e sair da zona de conforto. No amor alguns imprevistos fazem com que você mude por completo a sua maneira de pensar e de agir diante dos fatos. Você ouve a pessoa amada e consegue dar a volta por cima salvando assim o seu relacionamento.

  • Candeias - de 16 a 23 de janeiro

    CANDEIAS_ Ainda existem dúvidas em seu coração e mesmo assim você segue na esperança de resolver tudo, de ficar em paz e busca manter o equilíbrio e a Fé. Há muitas mudanças em seus caminhos e você determina a direção dos seus passos, não se incomode tanto com situações do passado pois há novos horizontes a ser conquistados. Afaste-se de pessoas que te sugam e busque estar com quem soma sua ideias e objetivos.

  • Roda - de 16 a 23 de janeiro

    RODA_ Você precisava tomar uma atitude diante dos fatos e fez o certo em agir dessa maneira, mesmo estando de coração partido foi o melhor a fazer, mas o tempo traz novas respostas, te guia para novas oportunidades enfim você só precisa aprender a controlar os seus impulsos. Os momentos que se seguem serão marcados por novidades e respostas, além de uma certa tranquilidade ao saber notícias de pessoas que você tanto ama.

  • Sino - de 16 a 23 de janeiro

    SINO_ Um período de muitas batalhas pessoais, apesar de inúmeras questões o seu coração precisa de uma resposta no amor, você ainda fica com algumas dúvidas pois não é fácil decidir a sua vida diante de tudo o que está te acontecendo, e as respostas estão surgindo em questões profissionais e tudo acontece de uma vez. É hora de colocar o pensamento no lugar, buscar na paz do raciocínio a melhor resposta para o momento e tudo o que for para o seu progresso deve ter prioridade no momento.

  • Moedas - de 16 a 23 de janeiro

    MOEDAS_ Uma fase de muitas lutas pessoais, principalmente em questões amorosas pois você quer manter a paz acima de tudo e está enfrentando grandes lutas para conseguir alcançar seus objetivos. Com o passar dos dias tudo tende a ficar melhor só não se desespere diante das situações busque focar mais naquilo que realmente faça sentido para a sua vida. Em breve uma importante resposta em questão de novos aprendizados vai te trazer alegrias e entusiasmo.

  • Adaga - de 16 a 23 de janeiro

    ADAGA_ Chegou a hora de progredir, de ir ao encontro de novas oportunidades, de virar o jogo diante das situações enfim a semana te traz importantes respostas que fazem mais sentido para os seus caminhos. No amor os dias que se seguem serão mais tranquilos e você consegue manter a paz para os seus caminhos deixando tudo na mais perfeita ordem entre você e a pessoa amada. Algumas questões particulares podem vir a te preocupar mas com o passar dos dias tudo pode ficar bem.

  • Ferradura - de 16 a 23 de janeiro

    FERRADURA_ Fase de muita Fé e devoção, momento onde você busca a força interior em todos os sentidos, chegou a hora de refletir sobre a sua vida pessoal e ir em busca de todas as respostas para os seus caminhos. No amor uma nova resposta traz alegrias ao seu coração, você fica em paz depois de uma conversa franca e objetiva. Fase de progresso em questões profissionais e financeiras , novas oportunidades podem surgir por estes dias.

  • Taça - de 16 a 23 de janeiro

    TAÇA_ Dias de alegrias e muita paz, chegou o momento de refletir sobre a sua vida pessoal, manter o equilíbrio acima de tudo e viver os bons momentos fugindo de questões que só embaralharam seus bons pensamentos. No amor deixe tudo acontecer e o passar dos dias sempre trazem melhores respostas, não se desespere tente manter o mesmo pensamento de sempre, a fase começa a se tornar positiva a partir de agora, basta ter Fé e manter seus bons pensamentos.

  • Capela - de 16 a 23 de janeiro

    CAPELA_ Momentos de fé e devoção, você se entrega às preces e busca dias melhores em seus caminhos, deixando de lado certos medos buscando na força da fé os seus melhores objetivos. Os dias que se seguem serão bem agitados porém será preciso manter a ordem, ir em busca daquilo que realmente faça mais sentido para a sua vida, deixando de lado certas questões que só atrapalham os seus pensamentos. Pense em você e nos seus projetos, afaste-se de certas pessoas que atrapalham seus bons planos.

  • Punhal - de 16 a 23 de janeiro

    PUNHAL_ Os dias que se seguem serão de positividade e otimismo; mesmo estando numa fase de mudanças radicais, o seu coração segue confiante diante das situações. No amor tente manter a paz, muitas vezes você se depara com situações desagradáveis e acaba se estressando, e com palavras ofensivas acaba tendo problemas em seu relacionamento. Bom momento para voltar-se à sua fé, buscar o equilíbrio.

  • Estrela - de 16 a 23 de janeiro

    ESTRELA_ Uma fase de luz e alegrias, enfim a semana te traz a paz desejada, depois de um período de muitas lutas chegou a hora de ficar bem, ter uma trégua diante das situações acalmando assim seus pensamentos e sentimentos. A resposta ideal vem esta semana, o seu coração se alegra diante das situações e você segue com mais entusiasmo e deposita toda a confiança em seus novos projetos trabalhistas e também fica em paz com a pessoa amada.

  • Machado - de 16 a 23 de janeiro

    MACHADO_ Uma fase de luz e alegrias, de respostas favoráveis onde você consegue ficar bem, a semana promete ser de muita luz e muita paz interior, mesmo com tantos trabalhos pessoais tudo tende a acontecer de uma maneira favorável em seus caminhos. No amor depois de uma fase de muitas dúvidas as respostas começam a chegar de maneira positiva em seus caminhos, apenas deixe tudo acontecer o destino se encarrega de trazer as respostas certas pra você.