Guarujá discute proliferação de pombos nesta sexta | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Guarujá discute proliferação de pombos nesta sexta

Da Redação
28 de novembro de 2019 às 14:13
Foto: Divulgação/Hygor Abreu

Foto: Divulgação/Hygor Abreu

Foto: Divulgação/Hygor Abreu

 

A população de pombos em Guarujá e na Baixada Santista será tema de encontro realizado pela prefeitura, que acontece nesta sexta-feira, 29, no auditório da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (Afpesp), que fica na Avenida General Rondon, 643 – Astúrias. O evento ocorrerá das 14 às 17 horas e terá a presença do prefeito de Guarujá, além de convidados.


Participe dos nossos grupos ℹ https://chat.whatsapp.com/JfTo5oHKbWzKkWWsu2l1wm 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

 

A iniciativa é da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. Haverá palestra do médico veterinário e professor universitário, Eduardo Filetti. Ele abordará a questão do manejo dos pombos e as doenças que esses animais causam, entre outros aspectos. O presidente da empresa Loremi (de saneamento ambiental), Maurício Marques, também participará do encontro. Em sua palestra, o químico falará sobre as barreiras e a forma de manter essas aves afastadas do convívio humano, destacando os principais hábitos da espécie.

 

O encontro é voltado aos Agentes de Controle de Endemias, e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), sendo dois representantes de cada Unidade Básica de Saúde (UBS) e de Unidade da Saúde da Família (Usafa), além das equipes de Vigilância Epidemiológica, Sanitária e de Zoonoses. De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde da Prefeitura, o objetivo do encontro é discutir o manejo de pombos e a sua proliferação e como minimizar os problemas gerados.

 

“Juntos, queremos de alguma forma, traçar um plano para que essas aves não se multipliquem ainda mais. Nossa equipe de combate à dengue, por exemplo, já iniciou trabalho de orientação com ambulantes e quiosqueiros sobre alimentação para pombos”, conta ele sobre a ideia de torná-los parceiros e multiplicadores de informação. “Contamos com eles nesta ação, pois eles também sofrem com isso”, ressaltou.

Foto: Divulgação/Hygor Abreu
 

A preocupação da prefeitura de Guarujá acerca da importância em debater o assunto, ocorre devido às duas mortes registradas neste ano na Baixada Santista, por criptococose, conhecida como doença do pombo, que é infecciosa, sendo causada pela aspiração do fungo Cryptococcus, presente nas fezes de aves, principalmente pombos.


Geralmente, os pombos fazem seus ninhos em telhados, forros, caixas de ar condicionado, torres de igrejas e marquises. Alimentar esses animais faz com que eles se viciem e retornem sempre onde foram alimentados, sem contar que a disponibilidade de comida faz com que a fêmea fique mais disposta a procriar.

A sua proliferação é hoje um problema de saúde pública, pois gera várias doenças graves podendo deixar sequelas e até levar à morte. Além disso, a prefeitura mantém fiscalizações e vistorias pós-reclamações de munícipes nos bairros da Cidade, conforme cronograma semanal. A Unidade de Vigilância em Zoonoses fica na Avenida Adriano Dias dos Santos, 303, no Jardim Boa Esperança. O horário de funcionamento é das 8 às 17 horas. Telefone: 3355 6300.

 

Principais doenças causadas pelo pombo:

Criptococose

Histoplasmose

Salmonelose 

Ornitose

Dermatites

Alergias

 

Quais cuidados devemos ter com os pombos:

- nunca alimentá-los (lei municipal de 2018)

- umedecer as fezes dos pombos com desinfetante antes de varrê-las- utilizar luvas e máscara ou pano úmido para cobrir o nariz e a boca, ao fazer a limpeza do local onde estão as fezes;- vedar buracos ou vãos entre paredes, telhados e forros;- colocar telas em varandas, janelas e caixas de ar condicionado;- não deixar restos de alimentos que possam servir aos pombos, como ração de cães e gatos;- utilizar grampos em beirais para evitar que os pombos pousem;

- retirar ninhos e ovos;- acondicionar corretamente o lixo em recipientes fechados

Foto: Divulgação/Hygor Abreu
 



 

Comentarios

O que fazer em Guarujá

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 8 a 15 de julho

  • COROA -8 a 15 de julho

      (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Este é um período de decisões importantes onde você coloca fim a todas as dúvidas anteriores, começa a focar mais em seus objetivos e vai à luta com mais entusiasmo, pois enfim depois de uma semana de difíceis situações chegou a hora de aproveitar melhor os novos caminhos que estão surgindo. No amor a alegria toma conta do seu relacionamento deixando tudo na mais perfeita paz, os dias que se seguem serão proveitosos em todos os sentidos.

  • CANDEIAS - 8 a 15 de julho

      (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO)  Bom momento para cuidar da sua saúde , pois o estado emocional pode ficar um pouco abalado esta semana devido a muitos assuntos pessoais, evite a rotina buscando diferentes situações que possam entreter você, é o que está faltando sim uma oportunidade para você se sentir melhor, expor seus pensamentos e até mesmo usar a sua criatividade. Infelizmente esta semana você vai estar dividido(a) entre o coração e a razão.

  • RODA - 8 a 15 de julho

     (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Uma fase de luz e raciocínio, momento de buscar a paz interior acima de tudo pois você precisa fazer mudanças em sua vida mas carrega muitas dúvidas sem eu coração. Chega uma hora em que é preciso decidir , tomar uma atitude para que a sua vida ande pois ficar na mesma situação por medo de arriscar, de sair da zona de conforto é um erro que compromete a sua evolução. Você precisa de uma resposta e a semana te trará a oportunidade de tê-la.

  • SINO - 8 a 15 de julho

     (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Um período de muitas batalhas pessoais, apesar de inúmeras questões o seu coração precisa de uma resposta no amor, você ainda fica com algumas dúvidas pois não é fácil decidir a sua vida diante de tudo o que está te acontecendo, e as respostas estão surgindo em questões profissionais e tudo acontece de uma vez. É hora de colocar o pensamento no lugar, buscar na paz do raciocínio a melhor resposta para o momento e tudo o que for para o seu progresso deve ter prioridade no momento.

  • MOEDAS - 8 a 15 de julho

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Uma fase de muitas lutas pessoais principalmente em questões amorosas pois você quer manter a paz acima de tudo e está enfrentando grandes lutas para conseguir alcançar seus objetivos. Com o passar dos dias tudo tende a ficar melhor só não se desespere diante das situações busque focar mais naquilo que realmente faça sentido para a sua vida. Em breve uma importante resposta em questão de novos aprendizados vai te trazer alegrias e entusiasmo.

  • ADAGA - 8 a 15 de julho

     (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Chegou a hora de progredir, de ir ao encontro de novas oportunidades, de virar o jogo diante das situações enfim a semana te traz importantes respostas que fazem mais sentido para os seus caminhos. No amor os dias que se seguem serão mais tranquilos e você consegue manter a paz para os seus caminhos deixando tudo na mais perfeita ordem entre você e a pessoa amada.Algumas questões particulares podem vir a te preocupar mas com o passar dos dias tudo pode ficar bem.

  • FERRADURA - 8 a 15 de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de muita Fé e devoção, momento onde você busca a força interior em todos os sentidos, chegou a hora de refletir sobre a sua vida pessoal e ir em busca de todas as respostas para os seus caminhos. No amor uma nova resposta traz alegrias ao seu coração, você fica em paz depois de uma conversa franca e objetiva. Fase de progresso em questões profissionais e financeiras , novas oportunidades podem surgir por estes dias.

  • TAÇA - 8 a 15 de julho

      (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Dias de alegrias e muita paz, chegou o momento de refletir sobre a sua vida pessoal, manter o equilíbrio acima de tudo e viver os bons momentos fugindo de questões que só embaralharam seus bons pensamentos. No amor deixe tudo acontecer e o passar dos dias sempre trazem melhores respostas, não se desespere tente manter o mesmo pensamento de sempre, a fase começa a se tornar positiva a partir de agora, basta ter Fé e manter seus bons pensamentos.

  • CAPELA - 8 a 15 de julho

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Momentos de fé e devoção, você se entrega às preces e busca dias melhores em seus caminhos, deixando de lado certos medos buscando na força da fé os seus melhores objetivos. Os dias que se seguem serão bem agitados porém será preciso manter a ordem, ir em busca daquilo que realmente faça mais sentido para a sua vida, deixando de lado certas questões que só atrapalham os seus pensamentos. Pense em você e nos seus projetos, afaste-se de certas pessoas que atrapalham seus bons planos.

  • PUNHAL -8 a 15 de julho

     (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Esta será uma semana de muitas certezas enfim você vai conseguir decidir de vez uma importante questão pessoal, vai colocar fim às dúvidas que tanto te atrapalhavam e segue com mais entusiasmo diante das questões profissionais. No amor devido a certos imprevistos você prefere seguir, deixar pra lá certas situações que só te aborreceram e resolve recomeçar colocando certos pontos finais em problemas anteriores buscando a paz para o relacionamento.

  • ESTRELA - 8 a 15 de julho

      (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Uma fase de luz e alegrias enfim a semana te traz a paz desejada, depois de um período de muitas lutas chegou a hora de ficar bem, ter uma trégua diante das situações acalmando assim seus pensamentos e sentimentos. A resposta ideal vem esta semana, o seu coração se alegra diante das situações e você segue com mais entusiasmo e deposita toda a confiança em seus novos projetos trabalhistas e também fica em paz com a pessoa amada.

  • MACHADO - 8 a 15 de julho

     (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Uma fase de luz e alegrias, de respostas favoráveis onde você consegue ficar bem, a semana promete ser de muita luz e muita paz interior, mesmo com tantos trabalhos pessoais tudo tende a acontecer de uma maneira favorável em seus caminhos. No amor depois de uma fase de muitas dúvidas as respostas começam a chegar de maneira positiva em seus caminhos, apenas deixe tudo acontecer o destino se encarrega de trazer as respostas certas pra você.