Defesa Civil de Santos inicia orientação para período de chuvas | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Defesa Civil de Santos inicia orientação para período de chuvas

Da Redação
26 de novembro de 2019 às 13:48
Foto: Divulgação/Isabela Carrari

Foto: Divulgação/Isabela Carrari

Foto: Divulgação/Isabela Carrari


O ano de 2019 vai chegando ao fim com o registro do maior acumulado de chuva desde 1996: foram 3.074 mm, enquanto o ano passado registrou 2.458,3 mm. Um desafio maior para o próximo Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), que entra em vigor no dia 1º de dezembro.

“Nós já iniciamos o trabalho de orientação dos moradores, no dia 1º de dezembro, colocaremos em prática o plano de atender possíveis ocorrências e minimizar os danos. Nos deslocamos para as áreas mapeadas quando chove o suficiente para haver deslizamentos e removemos os moradores se necessário”, explicou o geólogo da Defesa Civil, Victor Arroyo.


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA6 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


E este ano, segundo o especialista, a quantidade de chuva acima da média exigirá ainda mais atenção dos técnicos. “Com exceção de janeiro, junho, e outubro, todos os meses registraram acumulados de chuva superiores às médias históricas mensais de 25 anos”, frisou Arroyo, que destacou o acumulado dos meses de fevereiro (724,1 mm; valor 149,35% superior à média mensal de 291,2 mm) e maio (479,6 mm; valor 190,67% superior à média mensal de 165 mm), os mais elevados da série histórica de 80 anos.


O geólogo explica que os dados manterão a Defesa Civil mais alerta. “Isso por conta da umidade remanescente no solo dos morros. Quanto maior a umidade, menor a quantidade de chuva necessária para desencadear novos deslizamentos”.


RESULTADOS

O trabalho preventivo da Defesa Civil vem apresentando bons resultados ao longo dos anos, já que desde 2000 não há registro de morte nos morros decorrente de deslizamentos. Segundo explicou Arroyo, melhorias e obras de drenagem de águas pluviais vêm contribuindo para isso. Entre os exemplos, a construção de uma escadaria hidráulica no Monte Serrat. No Morro São Bento, foi feita a instalação de bocas de lobo na Rua São Roque, e de uma caixa maior para captação da água da chuva na escadaria Santa Mariza, no Largo do Machado. De acordo com a Defesa Civil, há 10.832 domicílios em áreas de risco.

 


SINAIS

É importante que os moradores permaneçam atentos aos sinais de instabilidade na encosta e tomem cuidados preventivos como descartar o lixo corretamente e evitar, neste período chuvoso, o corte de taludes, remover vegetação natural e realizar obras junto à encosta.


Os principais sinais de deslizamento são trincas nas paredes e no solo, árvores e postes inclinados, água barrenta e embarrigamento de muros.

“Neste período em que convivemos mais com riscos de deslizamento, conversamos muito com os moradores, que são agentes multiplicadores das iniciativas de prevenção”.

Muitos desses agentes são integrantes dos Núcleos de Defesa Civil Comunitários, espalhados por toda a cidade, incluindo os morros, com pessoal capacitado para identificar e lidar com situações emergenciais. Atualmente, são 24 núcleos. “Eles são parte essencial do trabalho da Defesa Civil, uma vez que são treinados para dar as primeiras respostas em uma situação de desastre. São compostos por voluntários das comunidades”.O porteiro Reinaldo dos Santos, 59 anos, integra o Nudec do Morro do Marapé desde os anos 1990 e mora há 35 anos naquela região. Ele é um dos que auxiliam a Defesa Civil identificando sinais. “Nesta temporada de chuva, ficamos sempre alertas. Moro na Rua 3, numa região que tem deslizamentos, e já vi várias ocorrências. A gente não sabe o que vem lá de cima”.


O PPDC vigora até dia 30 de abril de 2020, podendo ser estendido. Os telefones para emergências e mais informações em casos de deslizamento ou outras ocorrências relacionadas à chuva são o 199 e 3208-1000.

 

Comentarios

O que fazer em Santos

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 27 a 2 de junho

  • Coroa - 27 a 2 de junho

    COROA - (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) A semana pede mais equilíbrio nas questões financeiras, mais força  e dedicação nas questões profissionais enfim é hora de focar mais em seus objetivos, se desprender dos seus medos e encarar uma nova jornada com mais coragem arriscando um pouco mais. No amor a semana é bem tensa e será preciso manter a calma ao conversar, saber que nem sempre você tem razão e passar por cima de certas situações que possam vir a causar o término do seu relacionamento.

  • Candeias - 27 a 2 de junho

    CANDEIAS -  (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Momento de recomeço, fase de paz interior enfim você busca uma nova jornada muito mais positiva, fugindo assim de situações que até a pouco tempo te atrapalhavam e muito. Você quer uma vida nova e a partir dessa semana vai mudar o que for preciso em seus caminhos, você reflete sobre tudo o que está por vir porém já tomou a decisão de arriscar, só está esperando uma resposta que durante os dias da semana com certeza aparecerá.

  • Roda - 27 a 2 de junho

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Uma fase de luz e conhecimento, momento de recomeços e muita paz espiritual. Você se desapega de preocupações banais, vai ao encontro da evolução e quer mais equilíbrio em todos os sentidos, sente que está na hora de rever seus conceitos e desapegar de situações que na verdade só trouxeram dores de cabeça. Este é o seu momento, é hora de viver a sua vida, curtir o seu romance e se desapegar de preocupações familiares.

  • Sino - 27 a 2 de junho

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Mude o que for preciso, mas saiba verificar cada fato, entenda que tudo o que você precisa é ser coerente diante das situações, muitas vezes você  tem razão  mas devido às explosões e falta de paciência você acaba mudando tudo e infelizmente acaba desfavorecendo a sua palavra. No amor é hora de tomar decisões sérias em seus caminhos, sair de cima do muro que tanto atrapalha a sua vida e seguir com fé e boas decisões.

  • Moedas - 27 a 2 de junho

    MOEDAS - (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) A sabedoria do tempo resolve tudo inclusive as questões mais difíceis, durante a semana você terá boas respostas relacionadas a isso, e terá a certeza de que está bem perto de resolver tudo de maneira positiva. Bom momento de luz e alegrias , você se sente mais forte diante das boas decisões e se sente mais firme nas questões pessoais. No amor é questão de paciência e fé,a pessoa amada terá muitos motivos para te elogiar.

  • Adaga - 27 a 2 de junho

    ADAGA - (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO)  A semana traz muito raciocínio lógico e você consegue dar a volta por cima diante de todas as questões. Chegou a hora de avaliar tudo de maneira positiva, colocar em ordem seus pensamentos e sentimentos e focar mais em seus objetivos. Momento de renovação, de fé e boas energias, fim de uma fase de indecisões, você toma a iniciativa diante dos fatos e vai ao encontro da luz desejada para os seus caminhos.

  • Ferradura - 27 a 2 de junho

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Muitas vezes você perde grandes oportunidades pela sua teimosia, acaba deixando de lado aquilo que muito te interessa só por manhas pessoais que não te levam a lugar algum, é preciso raciocinar sobre a sua vida e suas decisões, você sempre acaba tendo certas dores de cabeça por ser tão desorganizado(a) e por não ter coragem de tomar a iniciativa. Seja forte, a semana pede isso de você, vai em frente com as suas boas decisões.

  • Taça - 27 a 2 de junho

    TAÇA - (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) A semana traz ações, você vai ao encontro de respostas positivas que fazem mais sentido em sua vida, transforma os seus caminhos de maneira positiva, segue com fé e entusiasmo diante de tudo e acredita no seu potencial. No amor saiba entender os fatos e siga com fé essa nova jornada, mesmo estando com certas dúvidas o que tem de ser e o que tiver de acontecer vai acontecer não adianta tentar supor nem tomar providências sem saber ao certo no que vai dar.

  • Capela - 27 a 2 de junho

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Tudo o que você precisa na verdade é saber lidar com todas as situações, mudar aquilo que tanto te incomoda de maneira positiva e buscar a paz acima de tudo mantendo assim o equilíbrio para os seus dias. Infelizmente muitas vezes você toma atitudes impensadas e comete grandes erros irreparáveis, mas sempre está disposto a mudar e corrigir os fatos, isso favorece os seus dias, te traz mais conforto diante das situações.

  • Punhal - 27 a 2 de junho

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Fase de buscas, momento de reflexões sobre tudo enfim você quer mudar o que for preciso mas ainda não sabe por onde começar. As questões ficam mais claras pra você, mesmo não concordando com muitas a sua decisão será seguir em frente, pois o que deseja mesmo é progresso e fim de situações que não te trazem proveito algum. No amor depois de uma conversa franca tudo fica bem e se você souber manter essa energia da paz isso vai durar muito tempo.

  • Estrela - 27 a 2 de junho

    ESTRELA - (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Momento de renovação, de bons sentimentos, de pensamentos fortes e decisivos, muitas questões sendo resolvidas quer sejam familiares, trabalhistas e até mesmo amorosas, a semana traz muitas respostas pra você. Chegou a hora de focar melhor em seus objetivos, fazer a escolha certa e tomar as atitudes mais adequadas. No amor seja coerente, entenda a pessoa amada e fuja de desconfianças que só atrapalham o seu romance.

  • Machado - 27 a 2 de junho

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) A semana oportuna, a hora da reviravolta, o momento de recomeçar enfim depois de muitos imprevistos ao seu redor chegou a resposta para muitas das suas questões porém cabe à você tomar a decisão ideal, a que te trará a verdadeira paz e também o equilíbrio necessário para os seus dias. Respostas amorosas e financeiras surgem juntas te trazendo a alegria e também fortalecendo o seu astral. Momento de muita dedicação à sua fé, isso te fortalece e muito!