Namoro abusivo é tema de palestra em Cubatão | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Namoro abusivo é tema de palestra em Cubatão

Da Redação
26 de novembro de 2019 às 12:53
Foto: Divulgação/Marcus Cabaleiro

Foto: Divulgação/Marcus Cabaleiro

Foto: Divulgação/Marcus Cabaleiro

Foto: Divulgação/Marcus Cabaleiro


 Alunos da Unidade Municipal de Ensino Padre José de Anchieta e Escola Estadual Júlio Conceição participaram de uma caminhada pelo Centro e palestras em alusão ao “Dia Laranja” que é o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, promovida pelo Conselho Municipal da Condição Feminina de Cubatão, na manhã desta segunda-feira, dia 25.


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA6 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Com o tema “Namoro Abusivo”, as palestras ocorreram no Bloco Cultural José Edgard da Silva, localizado na Praça do Emancipadores, s/nº, com o claro objetivo de fomentar entre os alunos a necessidade de instaurar um diálogo para que meninas e mulheres identifiquem um relacionamento abusivo e, consequentemente, que variadas formas de violência contra a mulher seja combatido desde cedo.


Aos poucos, a agitação comum e evidente entre os alunos foi sendo rompida e substituída pela atenção, mediante a fala das palestrantes Erenita Maria Barbosa, presidente do Grupo Soroptimist de Cubatão, Mayla Ferreira Hadid, delegada de polícia e da Paula Ravanelli Losada, procuradora do município, que trouxeram dicas e informações sobre as formas de violência contra a mulher, tais como; física, emocional, psicológica, moral, virtual, patrimonial e sexual, levando os alunos da UME Padre José de Anchieta e da Escola Estadual Júlio Conceição a uma serie de perguntas, que uma a uma foram sendo esclarecidas.


O Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher é uma data reconhecida desde 1981, a partir da realização do 1º Encontro Feminista da América Latina e do Caribe, e recebeu reconhecimento internacional em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O dia relembra a história das irmãs Patria, Minerva e Maria Teresa Mirabal, militantes que tinham uma longa trajetória de resistência e luta pelos direitos humanos quando foram assassinadas no dia 25 de novembro de 1960 pela ditadura de Rafael Trujillo (1891-1961), na República Dominicana, na América Central.


“Essa ação do Dia Laranja, pelo fim da violência contra mulheres e meninas, contempla as ações do Programa Saúde na Escola na promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos, com a finalidade de conscientizar e sensibilizar os adolescentes”, declarou Solange Dias Arantes de Almeida, coordenadora do Programa Saúde na Escola.

Foto: Divulgação/Marcus Cabaleiro
 

Para a Procuradora do Município de Cubatão Paula Ravanelli Losada, é necessário despertar a consciência dos jovens sobre a relação abusiva, “Ela é real e a maioria das mulheres, estatisticamente já comprovada, já viveu um relacionamento abusivo. A conscientização é difícil, mas acontece quando escutamos o caso do outro e falamos a respeito, tirando a venda dos olhos, tendo uma tomada de consciência é que podemos romper este ciclo de violência na vida de uma pessoa”.


“Este evento é extremamente importante, e poder levar informação e conhecimento sobre violência doméstica aos adolescentes, para que eles comecem a refletir sobre o tema e não cair no comportamento padronizado ou repetir padrões de comportamento violentos, pois dessa forma é possível uma mudança de postura e uma transformação, mas sem a conscientização de meninos e meninas, não conseguiremos trabalhar o enfrentamento da violência doméstica contra a mulher”, declarou Mayla Ferreira Hadid.


O encontro teve o apoio do Grupo Soroptimist de Cubatão, da OAB de Cubatão, do Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente de Cubatão e da Prefeitura Municipal de Cubatão, por meio da Secretaria de Educação.

Foto: Divulgação/Marcus Cabaleiro
 


Comentarios

O que fazer em Cubatão

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 8 a 15 de julho

  • COROA -8 a 15 de julho

      (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Este é um período de decisões importantes onde você coloca fim a todas as dúvidas anteriores, começa a focar mais em seus objetivos e vai à luta com mais entusiasmo, pois enfim depois de uma semana de difíceis situações chegou a hora de aproveitar melhor os novos caminhos que estão surgindo. No amor a alegria toma conta do seu relacionamento deixando tudo na mais perfeita paz, os dias que se seguem serão proveitosos em todos os sentidos.

  • CANDEIAS - 8 a 15 de julho

      (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO)  Bom momento para cuidar da sua saúde , pois o estado emocional pode ficar um pouco abalado esta semana devido a muitos assuntos pessoais, evite a rotina buscando diferentes situações que possam entreter você, é o que está faltando sim uma oportunidade para você se sentir melhor, expor seus pensamentos e até mesmo usar a sua criatividade. Infelizmente esta semana você vai estar dividido(a) entre o coração e a razão.

  • RODA - 8 a 15 de julho

     (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Uma fase de luz e raciocínio, momento de buscar a paz interior acima de tudo pois você precisa fazer mudanças em sua vida mas carrega muitas dúvidas sem eu coração. Chega uma hora em que é preciso decidir , tomar uma atitude para que a sua vida ande pois ficar na mesma situação por medo de arriscar, de sair da zona de conforto é um erro que compromete a sua evolução. Você precisa de uma resposta e a semana te trará a oportunidade de tê-la.

  • SINO - 8 a 15 de julho

     (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Um período de muitas batalhas pessoais, apesar de inúmeras questões o seu coração precisa de uma resposta no amor, você ainda fica com algumas dúvidas pois não é fácil decidir a sua vida diante de tudo o que está te acontecendo, e as respostas estão surgindo em questões profissionais e tudo acontece de uma vez. É hora de colocar o pensamento no lugar, buscar na paz do raciocínio a melhor resposta para o momento e tudo o que for para o seu progresso deve ter prioridade no momento.

  • MOEDAS - 8 a 15 de julho

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Uma fase de muitas lutas pessoais principalmente em questões amorosas pois você quer manter a paz acima de tudo e está enfrentando grandes lutas para conseguir alcançar seus objetivos. Com o passar dos dias tudo tende a ficar melhor só não se desespere diante das situações busque focar mais naquilo que realmente faça sentido para a sua vida. Em breve uma importante resposta em questão de novos aprendizados vai te trazer alegrias e entusiasmo.

  • ADAGA - 8 a 15 de julho

     (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Chegou a hora de progredir, de ir ao encontro de novas oportunidades, de virar o jogo diante das situações enfim a semana te traz importantes respostas que fazem mais sentido para os seus caminhos. No amor os dias que se seguem serão mais tranquilos e você consegue manter a paz para os seus caminhos deixando tudo na mais perfeita ordem entre você e a pessoa amada.Algumas questões particulares podem vir a te preocupar mas com o passar dos dias tudo pode ficar bem.

  • FERRADURA - 8 a 15 de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de muita Fé e devoção, momento onde você busca a força interior em todos os sentidos, chegou a hora de refletir sobre a sua vida pessoal e ir em busca de todas as respostas para os seus caminhos. No amor uma nova resposta traz alegrias ao seu coração, você fica em paz depois de uma conversa franca e objetiva. Fase de progresso em questões profissionais e financeiras , novas oportunidades podem surgir por estes dias.

  • TAÇA - 8 a 15 de julho

      (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Dias de alegrias e muita paz, chegou o momento de refletir sobre a sua vida pessoal, manter o equilíbrio acima de tudo e viver os bons momentos fugindo de questões que só embaralharam seus bons pensamentos. No amor deixe tudo acontecer e o passar dos dias sempre trazem melhores respostas, não se desespere tente manter o mesmo pensamento de sempre, a fase começa a se tornar positiva a partir de agora, basta ter Fé e manter seus bons pensamentos.

  • CAPELA - 8 a 15 de julho

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Momentos de fé e devoção, você se entrega às preces e busca dias melhores em seus caminhos, deixando de lado certos medos buscando na força da fé os seus melhores objetivos. Os dias que se seguem serão bem agitados porém será preciso manter a ordem, ir em busca daquilo que realmente faça mais sentido para a sua vida, deixando de lado certas questões que só atrapalham os seus pensamentos. Pense em você e nos seus projetos, afaste-se de certas pessoas que atrapalham seus bons planos.

  • PUNHAL -8 a 15 de julho

     (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Esta será uma semana de muitas certezas enfim você vai conseguir decidir de vez uma importante questão pessoal, vai colocar fim às dúvidas que tanto te atrapalhavam e segue com mais entusiasmo diante das questões profissionais. No amor devido a certos imprevistos você prefere seguir, deixar pra lá certas situações que só te aborreceram e resolve recomeçar colocando certos pontos finais em problemas anteriores buscando a paz para o relacionamento.

  • ESTRELA - 8 a 15 de julho

      (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Uma fase de luz e alegrias enfim a semana te traz a paz desejada, depois de um período de muitas lutas chegou a hora de ficar bem, ter uma trégua diante das situações acalmando assim seus pensamentos e sentimentos. A resposta ideal vem esta semana, o seu coração se alegra diante das situações e você segue com mais entusiasmo e deposita toda a confiança em seus novos projetos trabalhistas e também fica em paz com a pessoa amada.

  • MACHADO - 8 a 15 de julho

     (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Uma fase de luz e alegrias, de respostas favoráveis onde você consegue ficar bem, a semana promete ser de muita luz e muita paz interior, mesmo com tantos trabalhos pessoais tudo tende a acontecer de uma maneira favorável em seus caminhos. No amor depois de uma fase de muitas dúvidas as respostas começam a chegar de maneira positiva em seus caminhos, apenas deixe tudo acontecer o destino se encarrega de trazer as respostas certas pra você.