Namoro abusivo é tema de palestra em Cubatão | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Namoro abusivo é tema de palestra em Cubatão

Da Redação
26 de novembro de 2019 às 12:53
Foto: Divulgação/Marcus Cabaleiro

Foto: Divulgação/Marcus Cabaleiro

Foto: Divulgação/Marcus Cabaleiro

Foto: Divulgação/Marcus Cabaleiro


 Alunos da Unidade Municipal de Ensino Padre José de Anchieta e Escola Estadual Júlio Conceição participaram de uma caminhada pelo Centro e palestras em alusão ao “Dia Laranja” que é o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, promovida pelo Conselho Municipal da Condição Feminina de Cubatão, na manhã desta segunda-feira, dia 25.


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA6 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Com o tema “Namoro Abusivo”, as palestras ocorreram no Bloco Cultural José Edgard da Silva, localizado na Praça do Emancipadores, s/nº, com o claro objetivo de fomentar entre os alunos a necessidade de instaurar um diálogo para que meninas e mulheres identifiquem um relacionamento abusivo e, consequentemente, que variadas formas de violência contra a mulher seja combatido desde cedo.


Aos poucos, a agitação comum e evidente entre os alunos foi sendo rompida e substituída pela atenção, mediante a fala das palestrantes Erenita Maria Barbosa, presidente do Grupo Soroptimist de Cubatão, Mayla Ferreira Hadid, delegada de polícia e da Paula Ravanelli Losada, procuradora do município, que trouxeram dicas e informações sobre as formas de violência contra a mulher, tais como; física, emocional, psicológica, moral, virtual, patrimonial e sexual, levando os alunos da UME Padre José de Anchieta e da Escola Estadual Júlio Conceição a uma serie de perguntas, que uma a uma foram sendo esclarecidas.


O Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher é uma data reconhecida desde 1981, a partir da realização do 1º Encontro Feminista da América Latina e do Caribe, e recebeu reconhecimento internacional em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O dia relembra a história das irmãs Patria, Minerva e Maria Teresa Mirabal, militantes que tinham uma longa trajetória de resistência e luta pelos direitos humanos quando foram assassinadas no dia 25 de novembro de 1960 pela ditadura de Rafael Trujillo (1891-1961), na República Dominicana, na América Central.


“Essa ação do Dia Laranja, pelo fim da violência contra mulheres e meninas, contempla as ações do Programa Saúde na Escola na promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos, com a finalidade de conscientizar e sensibilizar os adolescentes”, declarou Solange Dias Arantes de Almeida, coordenadora do Programa Saúde na Escola.

Foto: Divulgação/Marcus Cabaleiro
 

Para a Procuradora do Município de Cubatão Paula Ravanelli Losada, é necessário despertar a consciência dos jovens sobre a relação abusiva, “Ela é real e a maioria das mulheres, estatisticamente já comprovada, já viveu um relacionamento abusivo. A conscientização é difícil, mas acontece quando escutamos o caso do outro e falamos a respeito, tirando a venda dos olhos, tendo uma tomada de consciência é que podemos romper este ciclo de violência na vida de uma pessoa”.


“Este evento é extremamente importante, e poder levar informação e conhecimento sobre violência doméstica aos adolescentes, para que eles comecem a refletir sobre o tema e não cair no comportamento padronizado ou repetir padrões de comportamento violentos, pois dessa forma é possível uma mudança de postura e uma transformação, mas sem a conscientização de meninos e meninas, não conseguiremos trabalhar o enfrentamento da violência doméstica contra a mulher”, declarou Mayla Ferreira Hadid.


O encontro teve o apoio do Grupo Soroptimist de Cubatão, da OAB de Cubatão, do Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente de Cubatão e da Prefeitura Municipal de Cubatão, por meio da Secretaria de Educação.

Foto: Divulgação/Marcus Cabaleiro
 


O que fazer em Cubatão

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo - de 12 a 18 de dezembro

  • Coroa - de 12 a 18 de dezembro

    COROA_ Fase de luz e Fé, você se volta ao aprendizado e quer progredir no ramo profissional, as oportunidades surgem porém é preciso seguir com fé e determinação. Pequenos imprevistos em questões amorosas podem surgir, mas com o passar dos dias tudo tende a ser melhor, a semana requer mais equilíbrio principalmente em questões financeiras pois não é um bom momento para altos investimentos. Algumas questões familiares podem vir a te preocupar porém, você resolverá tais assuntos.

  • Candeias - de 12 a 18 de dezembro

    CANDEIAS_ Momento oportuno para o trabalho onde novas oportunidades surgem até mesmo trabalhos extras podem aparecer em seus caminhos fortalecendo sua renda pessoal. O desafio da semana será falta de tempo, organizar tudo não será uma tarefa fácil pra você que está iniciando uma nova fase em sua vida, porém as respostas te animam e você não medirá esforços para alcançar os seus objetivos. Em questões amorosas tudo tende a ficar bem depois de uma conversa franca com a pessoa amada.

  • Roda - de 12 a 18 de dezembro

    RODA_ Fase de muitas lutas, será preciso manter a calma principalmente para lidar com assuntos familiares, pois muitas questões não te agradam no momento, mas é necessário manter a ordem dos pensamentos, saber conversar antes de agir. Apesar da semana trazer certos desafios e algumas notícias não muito favoráveis a sua força e sua capacidade profissional trazem ótimas resoluções trazendo mais equilíbrio ao seu astral.

  • Sino - de 12 a 18 de dezembro

    SINO_ Chegou o momento de reorganizar a sua vida pessoal, virar o jogo e lutar a favor dos seus bons planos. Desprenda-se dos seus medos e encare as situações, você pode resolver certos assuntos sem maiores problemas, principalmente em questões amorosas chegou a hora de colocar um fim a certas brigas desnecessárias e criar um ambiente mais agradável, deixar os dias melhores junto da pessoa amada. Basta você querer e tudo fica diferente.

  • Moedas - de 12 a 18 de dezembro

    MOEDAS_ Fim das preocupações, momento de respostas positivas enfim a semana traz a alegria em questões trabalhistas, resoluções e acertos que te deixarão mais tranquilo. Os dias que se seguem serão bem positivos, você sente a necessidade de mudar algumas coisas em sua vida e passa a colocar em prática tais mudanças, começando pelas amizades e até mesmo com alguns parentes que perderam a sua confiança.

  • Adaga - de 12 a 18 de dezembro

    ADAGA_ Apesar de alguns imprevistos amorosos tudo tende a acontecer de uma maneira diferente em seus caminhos. Esta é uma fase de mudanças de pensamentos e sentimentos e será difícil pra você administrar este período. Com o passar dos dias tudo pode acontecer de uma maneira diferente basta você querer, você vem buscando respostas a alguns dias e elas começaram a aparecer e no momento o que você deve fazer é seguir em frente sem medo de errar.

  • Ferradura - de 12 a 18 de dezembro

    FERRADURA_ Semana de bons presságios, momento de luz e sabedoria onde você busca na espiritualidade a sua paz interior, explora a sua fé e volta a ter equilíbrio em todos os sentidos. Esta é uma fase de boas realizações, e você consegue dar a volta por cima em diversas situações, consegue vencer seus medos e encara uma nova jornada mais positiva. Bom momento para cuidar também da sua saúde que requer mais atenção neste período.

  • Taça - de 12 a 18 de dezembro

    TAÇA_ Chegou a hora de dar um basta em determinadas questões, colocar em prática os seus bons planos e seguir novamente com fé, você desistiu no meio do caminho e não deveria ter feito isso, agora é hora de buscar soluções e criar novas oportunidades. Capacidade você tem só se deixou levar por sentimentos ruins, dê um basta em tudo isso e busque focar na sua paz interior, em breve tudo vai ficar bem basta você querer e acreditar.

  • Capela - de 12 a 18 de dezembro

    CAPELA_ Uma nova luz surge em seus caminhos, esta é uma fase de respostas principalmente em questões profissionais, você consegue as respostas que desejava porém não deve arriscar muito, deixe o tempo colocar tudo no lugar. Uma fase mais tranquila no amor, novas respostas trazem o equilíbrio ideal e tudo fica bem entre você e a pessoa amada. Bom momento para cuidar da sua saúde, pois num ritmo mais acelerado tudo precisa de mais atenção.

  • Punhal - de 12 a 18 de dezembro

    PUNHAL_ Momento de boas realizações,fim de um período de muitas dúvidas, chegou a hora de partir para o ataque, ir ao encontro das boas oportunidades e fazer o seu jogo, o destino pede ação de sua parte portanto segue com fé e determinação que a semana promete ser bem agitada porém muito proveitosa em todos os sentidos. No amor apesar de certos embaraços pessoais tudo tende a acontecer de uma maneira mais tranquila nessa semana.

  • Estrela - de 12 a 18 de dezembro

    ESTRELA_ Fase de luz e raciocínio, momento onde você começa a pensar melhor em todos os assuntos ao seu redor, consegue mudar o que for preciso e vence com sabedoria todas as questões, foge de problemas desnecessários e começa a evitar determinadas pessoas que só atrapalham os seus caminhos. No amor o segredo é ter um bom diálogo amigo com a pessoa amada, esclarecer certos assuntos pendentes e criar um clima mais agradável.

  • Machado - de 12 a 18 de dezembro

    MACHADO_ Semana trabalhista bem proveitosa, momento bem favorável até mesmo para as questões financeiras. No amor tudo fica bem também, pois você deixa de lado certos medos e passa a encarar a realidade do relacionamento, resolve de maneira positiva com uma boa conversa e  consegue entender a pessoa amada. Muita disposição e otimismo, isso te dará grandes respostas em todos os sentidos, segue com fé que tudo tende a acontecer.