Santos testa armadilha para controle de mosquitos da dengue | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Santos testa armadilha para controle de mosquitos da dengue

Da Redação
12 de novembro de 2019 às 17:37


Uma tecnologia não agressiva ao homem, que impede a reprodução do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana) e reduz a sua infestação, está sendo experimentada de forma pioneira em Santos. A cidade é a segunda do País e a primeira em São Paulo a testar as armadilhas já utilizadas nos Estados Unidos e outros 65 países. 


“O estado da Flórida teve, em 2016, uma epidemia com mais de cinco mil casos de zika vírus e, com a tecnologia, reduziu para quase zero o número de casos”, explica o diretor executivo da Truly Nolen, Marco Antônio Bertussi, empresa que tem a exclusividade de distribuição da tecnologia no Brasil.


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA8 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


As armadilhas de autodisseminação foram desenvolvidas pela empresa holandesa In2Care que, em maio deste ano, obteve registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso em saúde pública. Após autorização, a sua utilização começou em outubro na cidade de Pará de Minas, por meio de contrato com o governo estadual de Minas Gerais.


Em outubro e novembro, integrantes da empresa estiveram em Santos e conheceram a infraestrutura da Secretaria de Saúde. “A Cidade foi escolhida para o teste porque o setor de Vigilância em Saúde tem estrutura e técnicos muito preparados, à frente da maioria das cidades e que estão abertos para adoção de novas tecnologias”, ressalta Bertussi. O projeto-piloto terá duração de 90 dias, sem custos aos cofres públicos.


A chefe do Departamento de Vigilância em Saúde (Devig) de Santos, Ana Paula Valeiras, explica que Santos conta com 461 armadilhas de captura de mosquito fêmea, com sistema georreferenciado (localização em mapa) que indica os pontos de maior incidência do Aedes. “A diferença é que estas novas armadilhas são disseminadoras de larvicida e têm como objetivo principal reduzir a população dos insetos alvo, enquanto as outras são armadilhas para monitoramento da infestação por Aedes aegypti, que nos permitem direcionar as medidas de controle”.

       


CONTADOR

Um total de cinquenta armadilhas está sendo instalado nos bairros Encruzilhada e Vila Mathias, escolhido pelo histórico de presença de mosquitos nas armadilhas e de infestação e grande concentração de pontos estratégicos e imóveis especiais (unidades de saúde, escolas etc.).

Ao fundo do Complexo Hospitalar dos Estivadores, no centro da área, também foi instalada uma contadora automática de mosquitos criada pela empresa alemã Biogents AG. “Com base nos dados anteriores da região e das áreas do entorno, vamos comprovar se está aumentando ou diminuindo a presença do Aedes no trecho do projeto”, complementa Marco Bertussi.

 

 

Fêmea contaminada ajuda evitar reprodução em água parada 

A armadilha em teste, segundo estudos comprovados pela empresa, atrai mosquitos fêmeas do Aedes Aegypti, os quais estão prestes a produzir ovos. Atraído pelo cheiro da água dentro do recipiente, o mosquito repousa em gaze próxima à superfície e deposita os ovos na água. Partículas da gaze, com produtos biológicos feitos de larvas e fungos, são transmitidas ao inseto e também para seus ovos.


Quando os ovos se transformam em larvas na água, mais odores são gerados e atraem outros mosquitos para a armadilha. Antes de completarem o estágio de desenvolvimento, quando se tornariam pupas, as larvas morrem, impedindo que virem mosquitos.

O mosquito fêmea contaminado sai da armadilha e procura outro lugar com água parada para depositar mais ovos. O larvicida nas suas pernas se dissolve e contamina a água em pneus, vasos, entre outros lugares, repetindo o mesmo ciclo que ocorre dentro da armadilha e matando novas larvas.


O fungo que infecta o mosquito também o torna menos ativo e reduz sua disposição em picar seres humanos, além de inibir o desenvolvimento do vírus da dengue no seu sistema digestivo. Após alguns dias, ele morre. Assim, gradativamente vai reduzindo a presença dos vetores na região coberta pela armadilha. Cada equipamento cobre até 400m². 

https://www.youtube.com/watch?v=eY8UfisMNc8&feature=youtu.be

O que fazer em Santos

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo - de 5 a 11 de dezembro

  • Coroa - de 5 a 11 de dezembro

    COROA - Fase favorável para o amor onde você se entrega mais à pessoa amada libertando-se dos seus medos anteriores. Em questões trabalhistas a semana será meio difícil porém você saberá lidar com certas situações embaraçosas, será preciso manter o foco dos seus objetivos e saber usar as palavras certas sem se entregar ao desespero e nem cair em armadilhas propositais que infelizmente alguns insistem em tentar armar para você.

  • Candeias - de 5 a 11 de dezembro

    CANDEIAS - Momento de luz e meditação, você sente a necessidade de voltar-se mais à espiritualidade, dedica-se mais à sua fé e tranquiliza o seu coração, aquele desespero desnecessário começa a se dissipar e você coloca a sua vida no lugar tanto em questões amorosas como em questões financeiras. Os dias que se seguem serão mais proveitosos enfim tudo acontece de uma maneira mais positiva em seus caminhos. Segue em frente com seus bons planos trabalhistas.

  • Roda - de 5 a 11 de dezembro

    RODA - O fim de uma fase de dúvidas, a semana será bem esclarecedora em questões profissionais, e você conseguirá resolver tudo o que está te atrapalhando de uma certa maneira. No amor o segredo é manter o equilíbrio, saber esperar o momento certo para conversar e se desprender  de tudo o que possa atrapalhar seus bons planos. Com o passar dos dias você terá a resposta ideal que enfim te trará a tranquilidade e a certeza de dias melhores.

  • Sino - de 5 a 11 de dezembro

    SINO - Momento de dúvidas em questões amorosas, você se precipitou e pode ter jogado fora uma grande oportunidade em sua vida, tente manter a calma para não complicar mais o seu ado amoroso, a semana te trará a oportunidade de corrigir os seus erros, mas será preciso saber entender os dois lados da questão. No ramo profissional a fase é de recomeço, tenha calma que em breve tudo estará bem novamente, apenas mantenha o foco dos seus objetivos.

  • Moedas - de 5 a 11 de dezembro

    MOEDAS - Dias de luz e alegrias, fase de comprometimento com o seu bem-estar físico e espiritual, chegou a hora de buscar melhores respostas para os seus dias, correr atrás de seus interesses pessoais enfim você se desgastou demais diante de questões banais agora é hora de reerguer-se, pois o tempo passa rápido demais e você tem bons projetos para colocar em ordem, só é preciso reerguer-se diante das situações, focar melhor em seus objetivos.

  • Adaga - de 5 a 11 de dezembro

    ADAGA - Momento de bons presságios onde você consegue equilibrar o seu astral, os dias que se seguem trarão resoluções financeiras favoráveis, o seu lado psicológico também apresenta uma melhora e você se desprende de preocupações que até afetaram a sua saúde, agora é hora de avaliar tudo o que está ao seu redor de uma maneira mais consciente, tomando as decisões necessárias para que a sua paz interior permaneça nesta semana que promete ser muito boa em todos os sentidos.

  • Ferradura - de 5 a 11 de dezembro

    FERRADURA - Chegou a hora de virar a página, mudar o que for preciso e seguir com mais fé e entusiasmo diante dos seus objetivos. O seu coração ainda enfrenta sérias dúvidas, você busca respostas melhores para os seus dias, retirou-se de situações que de certa forma afetavam o seu lado emocional, mas é preciso levantar- se diante das situações e enfrentar o que for preciso pois os dias passam rapidamente e você precisa conquistar o seu espaço.

  • Taça - de 5 a 11 de dezembro

    TAÇA - Muitas de suas dúvidas acabam transformando os seus caminhos, fuja de situações constrangedoras, coloque o seu pensamento no lugar e tente manter o equilíbrio diante das situações ao seu redor. Tudo pode ser diferente se você tomar a decisão certa, a sua teimosia às vezes acaba complicando os seus caminhos. Deixe o tempo agir, não tente avançar o sinal pois tudo tem o momento certo para acontecer.

  • Capela - de 5 a 11 de dezembro

    CAPELA_ Dias de mudanças em seus caminhos, momento de decisões que realmente farão a diferença em sua vida. Procure manter o foco dos seus objetivos, afaste-se de questões que só trouxeram dores de cabeça e busque a paz interior, você merece o progresso e tudo pode ficar melhor dentro de alguns dias, basta que para isso você aceite os fatos e siga esta nova estrada que o destino coloca a sua frente, pois quando a sua intuição aponta ela não costuma falhar.

  • Punhal - de 5 a 11 de dezembro

    PUNHAL - Fase de luz e respostas, momento oportuno para bom negócios e investimentos enfim você se sente mais seguro(a) diante de certas questões que antes te incomodavam e muito. Em questões familiares tudo tende a se resolver, apenas não se apegue a preocupações desnecessárias. No amor esta será uma semana bem delicada onde você terá de manter o equilíbrio para não colocar tudo a perder, pois sua paciência está nos limites.

  • Estrela - de 5 a 11 de dezembro

    ESTRELA - Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, é hora de colocar a cabeça no lugar e mudar o que for preciso, fugir de assuntos que estão te prendendo de uma certa forma e virar páginas se preciso for, pois os dias que se seguem te trarão a oportunidade ideal para mudar o rumo de sua vida, quer seja no amor ou em questões profissionais você pode virar o jogo, mas será preciso coragem para decidir e fé para seguir um novo caminho.

  • Machado - de 5 a 11 de dezembro

    MACHADO - Momento em que será preciso tomar uma importante decisão, você se deixou levar por situações nada favoráveis e agora enfrenta um grande duelo com o seu eu interior, a sua mente pede para você mudar, virar a página, mas o seu coração pede para você ter paciência pois tudo pode mudar para melhor, o mais sábio a se fazer no momento é entregar tudo ao tempo, ele sempre te trouxe a melhor resposta e com certeza a trará novamente, muito antes do que você imagina.