Novo parecer volta a suspender as reintegrações da Vila Tupi | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Novo parecer volta a suspender as reintegrações da Vila Tupi

Da Redação
26 de outubro de 2019 às 09:40

A 8ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do estado emitiu novo parecer sobre o caso da Vila Tupi, que retoma a suspensão das reintegrações da área, no Centro, em Bertioga. O desembargador Antonio Celso Faria acredita que o bloqueio das matrículas e suspensão da regularização se mostram medidas cautelares adequadas.


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA8 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


No dia 30 de setembro, uma liminar expedida pelo desembargador Paulo Alcides, do TJ-SP, determinou o prosseguimento da execução dos acordos da área da Vila Tupi, em Bertioga, que estavam bloqueados desde 23 de julho. Na ocasião, a decisão para a continuidade foi embasada, entre outras, na afirmação de que não se tratava de loteamento clandestino, mas de invasão, e que por isso não poderia enquadrá-los como consumidores, além de alegar que não era caso de suspender os acordos amparados em sentença judicial homologatória já transitada em julgado.


Agora, no dia 17 de outubro, o desembargador afirma que "a antecipação de tutela é faculdade do Magistrado, quando entender presentes seus requisitos, cabendo à instância superior, a revisão somente quando estiver presente abuso de poder ou ilegalidade da medida".


Além disso, ele considera que, ante o desejo de alguns moradores, seria necessário um prazo para a apresentação de provas, o que seria inoportuno neste momento do processo. Por isso, o bloqueio das matrículas e a suspensão das medidas de regularização seriam mais adequadas e proporcionarão melhores condições para a análise do processo.


Defensoria

A Defensoria Pública do estado, por meio do Núcleo Especializado de Habitação e Urbanismo, emitiu nota técnica em 21 de outubro com uma análise sobre os fundamentos apresentados no agravo de instrumento dos titulares da matrícula, que havia derrubado a suspensão dos acordos. O intuito seria ampliar a garantia de defesa dos moradores, e enriquecer com elementos técnicos para que qualquer advogado conveniado da Defensoria os represente com maior agilidade e instrumentos de trabalho.


Segundo a nota, "não houve qualquer conteúdo decisório no pronunciamento judicial, posto que não passa de mero despacho, que toma providências no processo, a partir de decisão interlocutória proferida na ação civil pública e que suspendeu todos os processos judiciais relativos à Vila Tupi". Além disso, afirma que o agravo foi interposto sobre um "mero despacho". 


Conforme apontado pela Defensoria, os acordos com os moradores da Vila Tupi foram homologados por sentença, por isso são passíveis de anulação. Por isso, sobre a suspensão dos acordos, a afirmação é de ser imprescindível a aplicação da medida para garantir a ordem urbanística e o resultado útil do processo, inclusive por falta de segurança jurídica sobre a verdadeira propriedade da área, já que estudos indicam, inclusive, que uma das matrículas é originada da venda de um terreno inexistente. Quanto a determinação para os proprietários se absterem do recebimento das prestações, o documento aponta os supostos abusos contratuais, "que resultam na expulsão dos moradores de suas casas". 


O órgão afirma na nota técnica, assinada pelos defensores públicos Rafael Negreiros Dantas de Lima, Allan Ramalho Ferreira e Vanessa Chalegre de Andrade França, que "apenas se deseja que sejam feitos acordos justos e em conformidade com a lei".






Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 15 a 22 de novembro

  • COROA - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    COROA - Nem sempre bater de frente com certas questões é a melhor maneira de resolvê-las, muitas vezes é preciso desviar de certos assuntos e pessoas, livrar-se de tudo o que possa atrapalhar os seus bons planos. No amor uma nova fase mais tranquila se segue, é hora de organizar seus pensamentos de maneira positiva, filtrar seus sentimentos e saber separar o seu lado amoroso do seu lado profissional, pois dessa maneira tudo estará bem em ambas as partes.

  • CANDEIAS - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    CANDEIAS - Momento de luz, fase de paz e alegrias enfim chegou a hora de viver seus bons planos, você começa a reorganizar os seus dias tanto no amor como em todos os setores. Você atravessa uma fase de mais otimismo e fé, encontra boas respostas em seus caminhos e busca direcionar seus bons pensamentos de maneira positiva. No amor a fase é tranquila e você busca entender a pessoa amada e até se surpreende com as boas atitudes da pessoa.

  • RODA - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    RODA - Você busca melhorias em todos os sentidos, segue com mais entusiasmo diante das questões, vibra com mais positividade no ramo profissional e as respostas são bem positivas e a semana ganha forças com seus bons atos. Vibrações positivas para o lar enfim uma fase muito tranquila se segue, chegou a hora de virar o jogo com sabedoria e muita fé. Você tem uma maneira mágica de resolver as questões amorosas, busque essa sabedoria para lidar com tais questões.

  • SINO - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    SINO - Os dias que se seguem são mais positivos, momento de muita luz e raciocínio onde você consegue resolver certas questões que estão ao seu redor. Novidades podem te surpreender, mas será preciso ter calma ao tentar resolver certas questões amorosas, pois lidar com seus próprios pensamentos não é fácil, é preciso ter o equilíbrio ideal para não sufocar a pessoa amada. Você tem a capacidade de colocar tudo no lugar, mas será preciso usar o que você tem de melhor, que é a sua Fé.

  • MOEDAS - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    MOEDAS - Momento de luz, fase de paz e raciocínio onde você direciona seus pensamentos aos seus bons planos, se desprende de situações desagradáveis e segue com mais fé e entusiasmo diante das boas questões. Chegou a hora de colocar tudo no lugar, buscar a paz interior e viver da melhor maneira possível. O seu coração antes duvidoso agora segue com mais sabedoria e muita fé, entendendo o que realmente será bom em seus caminhos, seguindo um novo rumo de pensamentos e sentimentos.

  • ADAGA - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    ADAGA - Momento de luz e alegrias, fase de paz e equilíbrio onde você consegue determinar os seus bons planos, seus pensamentos se direcionam para dias melhores, seus objetivos são maiores e dentro de alguns dias tudo estará resolvido da melhor maneira possível. O seu coração antes duvidoso agora enfrenta uma fase de otimismo e fé, encontra dentro de si uma porcentagem de forças que te ajuda a resolver importantes questões.

  • FERRADURA - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    FERRADURA - Fase de paz e sabedoria, momento de organização pessoal onde você busca melhores respostas em todos os sentidos. Algo que você tinha dado por perdido ganha um novo sentido em sua vida, ressurge de uma maneira meio que inesperada surpreendendo os seus dias. A semana promete ser de novidades quentes e de respostas que realmente trazem um novo sentido em seus caminhos, apenas siga em frente que as boas respostas chegam em breve pra você.

  • TAÇA - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    TAÇA - Dias de luz e sabedoria, fase de paz enfim você deixa de lado certos extremismos e opta por seguir uma vida mais tranquila, mais focada em seus objetivos. Momentos de muita sabedoria e discernimento, chegou a hora de seguir com fé em todos os sentidos, desprendendo-se dos seus medos, buscando mais solidez aos seus pensamentos. No amor uma nova resposta surpreende o seu coração, você vira a página e segue com mais foco em seus objetivos.

  • CAPELA - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    CAPELA - Dias de luz e iluminação, fase de paz e raciocínio lógico onde tudo acontece de maneira positiva em seus caminhos. Uma nova fase mais tranquila, você se desprende de questões negativas que antes te traziam muitas dores de cabeça, e busca focar em seus objetivos maiores deixando de lado tudo o que for prejudicial, questões que te atrapalharam de uma certa forma, buscando melhorias em todos os sentidos. Momento de luz e determinação, a semana será quente porém de respostas.

  • PUNHAL - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    PUNHAL - Fase de raciocínio lógico, momento de luz e estabilidade financeira, resoluções de problemas que antes te preocupavam e muito, chegou a hora de deixar de lado tudo o que amarra seus caminhos e seguir com seus novos projetos, conquistar novamente o seu espaço com luz, garra e determinação. Mantenha o seu foco que tudo tende a dar certo, a semana promete ser de boas resoluções e até mesmo questões judiciais se resolverão da melhor maneira possível.

  • ESTRELA - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    ESTRELA - Uma nova luz se segue, os bons momentos direcionam seus pensamentos a novidades maiores, você consegue sim resolver certas questões e coloca tudo no lugar , o que antes te atrapalhava agora serve como ponte para dias melhores, sim a vida surpreende a muitos e com você não seria diferente, é hora de buscar as suas boas respostas, tanto amorosas como profissionais, pois enfim chegou a hora de estar bem em todos os sentidos.

  • MACHADO - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    MACHADO - Novas respostas surpreendem o seu coração, os seus caminhos ganham luz e sabedoria, chegou o momento de reorganizar a sua vida pessoal, você está jogando fora muitos pensamentos que antes te atrapalhavam de uma certa forma, buscando sentimentos maiores focando mais em seus objetivos enfim as mudanças vieram para melhorar o seu astral, para que o seu lado profissional seguisse um novo rumo mais positivo e a sua vida amorosa tivesse mais sentido.