Estudo revela que capital paulista atendeu 6,6 mil refugiados em 2018 | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Estudo revela que capital paulista atendeu 6,6 mil refugiados em 2018

Daniel Mello/Agência Brasil
23 de outubro de 2019 às 17:48

A zona leste é a parte da cidade de São Paulo que concentra o maior número de refugiados, segundo mapeamento feito pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) em parceria com a Caritas Arquidiocesana. O estudo é baseado em informações fornecidas por 5,6 mil pessoas de um total de 6,6 mil atendidas, ao longo de 2018, pela organização vinculada à Igreja Católica que trabalha com pessoas forçadas a deixar seus países de origem.

Entre todas as pessoas refugiadas ou que solicitaram o reconhecimento desse status ao governo brasileiro atendidas pela Caritas na capital paulista, 5,1 mil viviam efetivamente na cidade de São Paulo e 549 em municípios da região metropolitana. Dessas, 55%, ou seja, 2,8 mil residem na zona leste paulistana. O centro tem a segunda maior concentração, com 1,3 mil refugiados, 26% do total.

Quando são analisados os distritos da cidade que têm mais pessoas em situação de refúgio, a Sé, no centro, lidera, 521 pessoas, seguida pelos também centrais Pari (409) e República (466). Apresentam ainda concentrações importantes os distritos da zona leste de São Mateus (247), Itaquera (237), Brás (233), Belém (176) e Mooca (169).

Nacionalidades

O levantamento também contabilizou a origem dos refugiados e solicitantes. Ao todo, pessoas de 84 nacionalidades foram atendidas no ano passado pela Caritas, entre pessoas que chegaram recentemente ao Brasil e aquelas que já estão há mais tempo no país. Os angolanos formam o maior grupo, representando 20% dos atendidos, seguidos por venezuelanos (19,8%), congoleses (13,6%), sírios (10,7%) e  nigerianos (4,1%).

Dentre as pessoas que procuraram a Caritas em 2018, chegaram naquele mesmo ano 25% do total, ou 1,4 mil pessoas. A maior parte dos refugiados, 4,2 mil (75%), entrou no Brasil entre 1999 e 2017. Entre os recém-chegados, os venezuelanos são a maioria, com 773 pessoas (53,9%). Os angolanos representam 6,5% do total e os sírios, 4%. Também houve presença relevante dos originários de Burkina Faso, com 35 pessoas (2,4%).

Segundo a assitente de Proteção da Acnur, Sílvia Sander, a chegada de pessoas de Burkina Faso em busca de refúgio mostra reflexos da atual situação do país africano. “Nos últimos anos há uma escalada de pressão de grupos islâmicos no norte de Burkina Faso”, enfatizou. Sillvia. Ela disse que, nos anos anteriores,tinham sido atendidas apenas 10 pessoas vindas daquele país. “Você percebe que tem mais gente saindo de Burkina Faso e chegando aqui no Brasil”, ressaltou.

A identificação dos locais de concentração e dos perfis dos refugiados também facilita, segundo Sílvia, atuação e a articulação com o Poder Público e organizações da sociedade civil. “A gente consegue a começar a entender nessas regiões em que essas populações estão concentradas quais são os equipamentos que existem, falando de políticas públicas, quais são as estruturas comunitárias de fé religiosa ou espaços culturais, para a partir daí direcionar melhor as nossas ações”, destacou.

Perfis

Também foram coletadas informações sobre gênero e idade dos refugiados. Entre todas as pessoas atendidas pela Caritas no ano passado, 64% eram homens e 34% mulheres. Pouco mais de 2 mil, 36,4% do total tinham idades entre 18 e 35 anos. As crianças com até 12 anos representaram 16,5% dos refugiados e solicitantes, totalizando 933.

Os perfis, no entanto, variam em relação as diferentes nacionalidades. Entre os venezuelanos, 62% eram homens e 50,6% tinham entre 18 e 35 anos. Dos que chegaram a São Paulo em 2018, a maior parte 57%, ou 441 pessoas, veio pelo Programa Federal de Interiorização, uma vez que a principal porta de entrada para esses estrangeiros tem sido o estado de Roraima.

A quantidade de homens e mulheres é mais equilibrada entre as pessoas que chegam de Angola, com percentuais de 49% e 51%, respectivamente. As crianças até 12 anos são 24,7% dessa comunidade.

Entre os sírios, 66% dos atendidos são homens e, entre os que vieram de Burkina Faso, o percentual chega a 89%.

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 21 a 27 de fevereiro

  • Coroa - 21 a 27 de fevereiro

    COROA_ Os dias que se seguem serão mais positivos, onde você conseguirá resolver tudo de maneira tranquila, até mesmo questões familiares serão resolvidas da melhor maneira possível. Você terá bons motivos para seguir em frente com seus projetos, pois novos apoios surgem em seus caminhos. Com o passar dos dias tudo pode ser diferente, basta focar mais nos seus objetivos maiores e se desprender de questões banais que em nada acrescentam.

  • Candeias - 21 a 27 de fevereiro

    CANDEIAS_ Os dias prometem ser melhores, a semana trará importantes respostas principalmente em questões amorosas onde você acabou tendo grandes indecisões em seus caminhos. Mas você precisa agir de acordo com a sua intuição, às vezes é necessário mudar, livrar-se de teimosias que acabam impedindo a sua felicidade. Decida-se, vá ao encontro daquilo que te faz feliz, por que teimar com situações desagradáveis, você merece o que há de melhor.

  • Roda - 21 a 27 de fevereiro

    RODA_ Mudanças em seus caminhos, fase meio complicada em questões profissionais, é preciso ter calma para não julgar precipitadamente as situações. Apesar de a semana não ser muito favorável em questões trabalhistas, no amor tudo acontece de maneira positiva e você consegue equilibrar o seu astral. Em questões familiares não adianta tentar resolver tudo de uma vez, deixe o tempo agir ele sempre traz a melhor resposta. Bom momento para cuidar da sua saúde.

  • Sino - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Moedas - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Adaga - 21 a 27 de fevereiro

    ADAGA_ Fase de paz e boas respostas, até mesmo questões amorosas mal resolvidas começam a ter melhores resultados, mas você está buscando algo mais significativo para os seus caminhos, portanto a pessoa amada vai precisar ser muito convincente para mudar a sua opinião. Em questões profissionais tudo acontece de maneira positiva e você tranquiliza o seu coração, semana favorável também para possíveis investimentos e também para transações financeiras.

  • Ferradura - 21 a 27 de fevereiro

    FERRADURA_ Você sente a necessidade de cuidar-se mais, tanto de maneira física como espiritual. A semana pode te trazer algumas dúvidas, principalmente em questões profissionais que ainda não foram resolvidos todos os assuntos, mas você terá o controle da situação depois de esclarecer certas pendências. No amor você precisa ser mais atenciosa(o) , saber entender a pessoa amada e não fazer julgamentos precipitados.

  • Taça - 21 a 27 de fevereiro

    TAÇA_ Os dias que se seguem serão mais tranquilos em questões profissionais, novas respostas trazem mais equilíbrio para os seus caminhos. Você está atento(a) a novas oportunidades e a semana será bem agitada , mas é preciso controlar a ansiedade para não estragar tudo. Fase positiva para o amor onde os desentendimentos se dissipam e as boas respostas surgem trazendo a luz e a paz desejada. Boa fase em questões familiares.

  • Capela - 21 a 27 de fevereiro

    CAPELA_ Uma nova luz levanta o seu astral, novas respostas tranquilizam o seu coração e você consegue mudar o que for preciso. No amor tudo fica bem depois de uma conversa franca, e os dias prometem ser melhores também em questões profissionais onde você obtém melhores respostas . Chegou a hora de realizar seus planos, fugir do comodismo e arriscar um pouco mais, pois o momento pede atitudes certas para que tudo fique melhor.

  • Punhal - 21 a 27 de fevereiro

    PUNHAL_ Apesar de certas situações ainda não terem muito sentido os dias que estão pela frente trarão melhores respostas. O seu coração enfrenta uma grande dúvida, mas tudo acontecerá de maneira positiva e você colocará fim a certas preocupações. Os dias são de muita energia positiva, de força e respostas, portanto não estranhe certas mudanças de planos no setor trabalhista e financeiro, tudo faz parte de uma nova fase mais segura.

  • Estrela - 21 a 27 de fevereiro

    ESTRELA_ Você está numa fase de raciocínio lógico, está pesando os prós e os contras de tudo, resolveu colocar a sua vida em ordem e começou a se desprender de todas as negatividades que estavam ao seu redor. Esta será uma semana voltada a  cuidados espirituais pois você sente a necessidade de voltar-se mais à sua fé. Chegou a hora de colocar fim em situações mal resolvidas e seguir novos caminhos com amor, fé e equilíbrio, apostando mais em seu potencial.

  • Machado - 21 a 27 de fevereiro

    MACHADO_ O seu coração enfrenta uma grande dúvida, você não sabe se permanece da maneira como está ou se coloca um fim em tudo, mas o destino se encarrega de trazer a resposta para os seus caminhos. Em questões profissionais uma nova resposta surge e você segue com mais entusiasmo e fé. Os dias serão de respostas positivas, mesmo que algumas questões estejam mal resolvidas de acordo com o seu ponto de vista, pois muitas vezes só é preciso ver melhor e deixar o ciúme de lado.