Nova ponta da praia de Santos terá quase o dobro de árvores | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Nova ponta da praia de Santos terá quase o dobro de árvores

Da Redação
22 de outubro de 2019 às 15:41
Foto: Divulgação/ Isabela Carrari

Foto: Divulgação/ Isabela Carrari

Foto: Divulgação/ Isabela Carrari

Foto: Divulgação/ Isabela Carrari


Todo o trecho da Avenida Almirante Saldanha da Gama compreendido pela nova ponta da praia de Santos, entre a Avenida Coronel Joaquim Montenegro (canal 6) e o Ferry Boat, terá quase o dobro de árvores após a conclusão das obras, passando de 250 para mais de 450. Chapéus-de-sol, quaresmeiras, ipês e guanandis irão compor o cenário da orla, garantido mais sombra e mais áreas verdes aos munícipes. E, enquanto estão sendo providenciados plantios e replantios das espécies, equipes da prefeitura trabalham na instalação de postes com iluminação LED, que vão gerar economia, mais iluminação e segurança para aquela região.


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA8 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Na manhã da última segunda-feira, 21, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa realizou nova vistoria nas obras e comentou sobre a preocupação da administração municipal com a sustentabilidade, meio ambiente e acessibilidade. ”É uma obra preservando e ampliando áreas verdes. Serão mais de 450. Esse é o nosso objetivo. Estamos avançando bastante e agora o mobiliário (bancos e lixeiras) está sendo instalado no Trecho 1, dando novo aspecto ao local. Temos ainda um calçadão com piso de concreto liso para facilitar acessibilidade e mais iluminação, que será diferenciada”. O Trecho 2 também está recebendo mobiliário e postes de iluminação.


Esses trechos do projeto nova ponta da praia foram divididos da seguinte forma: Trecho 1 (Av. Bartolomeu de Gusmão, entre a Av. Coronel Joaquim Montenegro e Rua Carlos de Campos), Trecho 2 (Av. Almirante Saldanha da Gama, entre as Ruas Carlos de Campos e Ministro Daniel de Carvalho), Trecho 3 (Av. Almirante Saldanha da Gama, entre a Rua Ministro Daniel de Carvalho e a Praça Almirante Gago Coutinho) e Trecho 4 (entre a Praça Almirante Gago Coutinho e a Avenida Mário Covas).


De acordo com o gestor do projeto, Glaucus Farinello, no Trecho 1, por exemplo, havia 16 árvores. Ao final das obras, serão 29. “Criamos mais espaço para árvores do que tinha. Estamos transplantando espécies para ilhas novas, trazendo algumas do Trecho 2 para o 1, mantendo chapéus-de-sol e incluindo espécies nativas, como ipês e paineiras”.

Foto: Divulgação/ Isabela Carrari
 

O processo incluiu ainda renivelar a calçada no Trecho 2, onde as ressacas causavam problemas às árvores. “A água formava uma ilha de água salgada no pé das plantas, comprometendo o crescimento delas ao longo dos anos. Tínhamos uma linha de arborização nos passeios e transplantamos várias árvores, mantendo chapéus-de-sol maiores, que não sobreviveriam a um replantio”.


As travessias de pedestres têm canteiros que receberão ipês ou paineiras. A calçada do lado dos prédios também será contemplada, ganhando 80 quaresmeiras, outra espécie nativa. No canteiro central, as palmeiras e coqueiros foram redistribuídos e outras palmeiras foram plantadas. Na calçada do lado da praia, há vários canteiros verdes.


GUANANDIS

Farinello frisou que, há cerca de 15 anos, onde hoje é o Trecho 2, e que tinha problemas de caimento das calçadas, as árvores foram plantadas em tubos de concreto, de forma a impedir que suas raízes danificassem os passeios. “Acreditava-se que a raiz desceria para depois procurar seu caminho, o que não ocorreu. Agora elas não têm porte nem desenvolvimento adequado, além de patologias (doenças)”.


Alguns chapéus-de-sol, uma planta asiática, estavam tomados pelo parasita conhecido como erva de passarinho. “A solução para aquele trecho que já não tinha árvores que gerassem a tão sonhada sombra foi plantar 40 unidades da espécie guanandi, que é nativa e de grande porte, proporcionando sombra e contribuindo com a fauna local”.

Também até 15 de dezembro devem estar prontas as novas rampas náuticas, que estão sendo refeitas conforme as condições da maré e previsões de ressaca.


ILUMINAÇÃO

O primeiro poste de lâmpadas LED já está instalado no Trecho 2. Ao todo serão 70, sendo entre 10 e 15 nos trechos 1 e 2 possivelmente colocados e energizados até sexta-feira, 25, dependendo das condições do tempo.


Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 8 a 14 de novembro

  • Coroa - de 8 a 14 de novembro

    COROA_ As conclusões precipitadas muitas vezes trazem certas dores de cabeça, agora você enfrenta uma situação nada agradável devido  a isso. Busque manter a paz e procure entender os fatos, este é o primeiro passo para evoluir, para virar o jogo da maneira como você deseja. Nas questões profissionais e financeiras tudo leva um tempo para se organizar, nas questões amorosas em breve você terá respostas significativas em sua vida.

  • Candeias - de 8 a 14 de novembro

    CANDEIAS_  Novidades fazem com que você tome novas atitudes, mudanças são sempre bem-vindas ainda mais quando são para melhor. Você perdeu muito tempo raciocinando diante dos fatos, deveria ter tomado mais atitudes. Hoje com a mente mais leve consegue perceber que tudo não passou de uma série de assuntos mal interpretados que trouxeram inúmeras dores de cabeça sem necessidade alguma. No amor ou no trabalho tudo tende a se resolver.

  • Roda - de 8 a 14 de novembro

    RODA_ Muitas vezes você deixa de tomar certas atitudes por pensar demais, por refletir demais nas consequências e o medo de arriscar te impede inúmeras vezes de ser feliz. Você tem a oportunidade mas o comodismo faz com que você recue e infelizmente acaba perdendo a oportunidade que não volta mais. Neste período que se segue é necessário estar mais atento(a) à sua intuição, pois tudo muda rapidamente em seus caminhos.

  • Sino - de 8 a 14 de novembro

    SINO_ Muitas vezes é preciso deixar ir, virar a página e deixar de lado qualquer situação desagradável que surgir. O momento pede mudanças, você precisa ficar bem diante de todas as situações. No amor você perde demais teimando com situações desagradáveis, isso te ocasiona separações inesperadas que depois o arrependimento não traz mais de volta. Pense antes de agir, controle-se diante dos fatos, saiba lidar com as situações.

  • Moedas - de 8 a 14 de novembro

    MOEDAS_ Vibrações positivas para o amor, uma fase de equilíbrio e positividade. Os dias que se seguem são de boas respostas que encaminham a sua vida de maneira positiva. Você se sente bem depois de um período de muitas batalhas, agora sente muitas mudanças favoráveis surgindo. Bom momento para os estudos e novos aprendizados, explore o seu potencial, acredite na sua capacidade e arrisque um pouco mais.

  • Adaga - de 8 a 14 de novembro

    ADAGA_ Fim de um momento de crises pessoais, boas decisões marcam um novo período de sua vida, estudos,novas oportunidades trabalhistas enfim a semana faz a sua mente viajar nas possibilidades, e um novo recomeço traz a paz ideal. No amor a fase é de compreensão, de carinho e dedicação, você procura de todas as formas entender a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz para o seu relacionamento.

  • Ferradura - de 8 a 14 de novembro

    FERRADURA_ A semana traz respostas positivas diante dos assuntos, você muda o que for preciso e busca o equilíbrio e a paz. Bom momento de luz e alegrias, um novo recomeço diante das situações, você se sente bem mesmo enfrentando algumas situações nas quais você já previa, agora é tempo de renovar, de refletir sobre as novas oportunidades que a vida te oferece, de seguir rumo às mudanças enfim tudo acontece de maneira positiva.

  • Taça - de 8 a 14 de novembro

    TAÇA_ Momento de luz e boas realizações, fase de alegrias e novidades que transformam o seu astral. Mantenha o foco dos seus objetivos, não se desprenda da sua fé que nesses últimos tempos tem sido a sua melhor arma. Respostas positivas costumam surgir neste período de boas decisões, refaça seus planos , confie em seu potencial, reflita nos fatos e deixe que a vida transforme os seus caminhos. No amor dê uma trégua à pessoa amada.

  • Capela - de 8 a 14 de novembro

    CAPELA_ Dias de luz e alegrias, você se desprende de tudo aquilo que de uma certa forma atrapalhava os seus caminhos, e encontra uma boa oportunidade à sua frente. Os dias se tornam melhores depois de tomar boas decisões, refletir diante dos fatos te fez bem, agora é trilhar essa nova estrada que o destino coloca à sua frente, sem medo de arriscar ou perder, mais confiante dos seus atos e com a certeza de que tudo será melhor!

  • Punhal - de 8 a 14 de novembro

    PUNHAL _ O momento requer mais atenção às questões profissionais, fuja do comodismo e busque o progresso. Os dias que se seguem serão de muitas oportunidades, porém é necessário tomar providências diante das situações. No amor tudo o que for pra somar que seja bem-vindo, viagens, passeios, dedicar mais tempo enfim cabe a você curar o seu relacionamento de maneira benéfica, buscando entender que a pessoa amada também tem sentimentos.

  • Estrela - de 8 a 14 de novembro

    ESTRELA_ Fase de muita luz e boas decisões, momento de boas respostas que favorecem o seu astral. Mesmo que inconscientemente você consegue dar a volta por cima, realiza os seus projetos e todas as boas respostas aparecem em seus caminhos. Não se intimide diante dos fatos, o momento requer mais atrevimento de sua parte. No amor tudo tende a acontecer de maneira positiva, os dias trazem melhoras em todos os sentidos e a paz volta a reinar no seu relacionamento.

  • Machado - de 8 a 14 de novembro

    MACHADO_ Momento de luz e reorganização pessoal, o seu coração se sente leve após dizer umas verdades a respeito de determinados assuntos, o esclarecimento te traz paz e a sua vida ganha mais sentido depois de você tomar uma atitude. Chegou a hora de reverter as situações, de somar pontos positivos e trazer boas respostas aos seus caminhos. Uma fase mais positiva onde tudo acontece da melhor forma, estabilidade à vista!