Nova ponta da praia de Santos terá quase o dobro de árvores | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Nova ponta da praia de Santos terá quase o dobro de árvores

Da Redação
22 de outubro de 2019 às 15:41
Foto: Divulgação/ Isabela Carrari

Foto: Divulgação/ Isabela Carrari

Foto: Divulgação/ Isabela Carrari

Foto: Divulgação/ Isabela Carrari


Todo o trecho da Avenida Almirante Saldanha da Gama compreendido pela nova ponta da praia de Santos, entre a Avenida Coronel Joaquim Montenegro (canal 6) e o Ferry Boat, terá quase o dobro de árvores após a conclusão das obras, passando de 250 para mais de 450. Chapéus-de-sol, quaresmeiras, ipês e guanandis irão compor o cenário da orla, garantido mais sombra e mais áreas verdes aos munícipes. E, enquanto estão sendo providenciados plantios e replantios das espécies, equipes da prefeitura trabalham na instalação de postes com iluminação LED, que vão gerar economia, mais iluminação e segurança para aquela região.


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA8 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Na manhã da última segunda-feira, 21, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa realizou nova vistoria nas obras e comentou sobre a preocupação da administração municipal com a sustentabilidade, meio ambiente e acessibilidade. ”É uma obra preservando e ampliando áreas verdes. Serão mais de 450. Esse é o nosso objetivo. Estamos avançando bastante e agora o mobiliário (bancos e lixeiras) está sendo instalado no Trecho 1, dando novo aspecto ao local. Temos ainda um calçadão com piso de concreto liso para facilitar acessibilidade e mais iluminação, que será diferenciada”. O Trecho 2 também está recebendo mobiliário e postes de iluminação.


Esses trechos do projeto nova ponta da praia foram divididos da seguinte forma: Trecho 1 (Av. Bartolomeu de Gusmão, entre a Av. Coronel Joaquim Montenegro e Rua Carlos de Campos), Trecho 2 (Av. Almirante Saldanha da Gama, entre as Ruas Carlos de Campos e Ministro Daniel de Carvalho), Trecho 3 (Av. Almirante Saldanha da Gama, entre a Rua Ministro Daniel de Carvalho e a Praça Almirante Gago Coutinho) e Trecho 4 (entre a Praça Almirante Gago Coutinho e a Avenida Mário Covas).


De acordo com o gestor do projeto, Glaucus Farinello, no Trecho 1, por exemplo, havia 16 árvores. Ao final das obras, serão 29. “Criamos mais espaço para árvores do que tinha. Estamos transplantando espécies para ilhas novas, trazendo algumas do Trecho 2 para o 1, mantendo chapéus-de-sol e incluindo espécies nativas, como ipês e paineiras”.

Foto: Divulgação/ Isabela Carrari
 

O processo incluiu ainda renivelar a calçada no Trecho 2, onde as ressacas causavam problemas às árvores. “A água formava uma ilha de água salgada no pé das plantas, comprometendo o crescimento delas ao longo dos anos. Tínhamos uma linha de arborização nos passeios e transplantamos várias árvores, mantendo chapéus-de-sol maiores, que não sobreviveriam a um replantio”.


As travessias de pedestres têm canteiros que receberão ipês ou paineiras. A calçada do lado dos prédios também será contemplada, ganhando 80 quaresmeiras, outra espécie nativa. No canteiro central, as palmeiras e coqueiros foram redistribuídos e outras palmeiras foram plantadas. Na calçada do lado da praia, há vários canteiros verdes.


GUANANDIS

Farinello frisou que, há cerca de 15 anos, onde hoje é o Trecho 2, e que tinha problemas de caimento das calçadas, as árvores foram plantadas em tubos de concreto, de forma a impedir que suas raízes danificassem os passeios. “Acreditava-se que a raiz desceria para depois procurar seu caminho, o que não ocorreu. Agora elas não têm porte nem desenvolvimento adequado, além de patologias (doenças)”.


Alguns chapéus-de-sol, uma planta asiática, estavam tomados pelo parasita conhecido como erva de passarinho. “A solução para aquele trecho que já não tinha árvores que gerassem a tão sonhada sombra foi plantar 40 unidades da espécie guanandi, que é nativa e de grande porte, proporcionando sombra e contribuindo com a fauna local”.

Também até 15 de dezembro devem estar prontas as novas rampas náuticas, que estão sendo refeitas conforme as condições da maré e previsões de ressaca.


ILUMINAÇÃO

O primeiro poste de lâmpadas LED já está instalado no Trecho 2. Ao todo serão 70, sendo entre 10 e 15 nos trechos 1 e 2 possivelmente colocados e energizados até sexta-feira, 25, dependendo das condições do tempo.


Comentarios

O que fazer em Santos

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 27 a 2 de junho

  • Coroa - 27 a 2 de junho

    COROA - (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) A semana pede mais equilíbrio nas questões financeiras, mais força  e dedicação nas questões profissionais enfim é hora de focar mais em seus objetivos, se desprender dos seus medos e encarar uma nova jornada com mais coragem arriscando um pouco mais. No amor a semana é bem tensa e será preciso manter a calma ao conversar, saber que nem sempre você tem razão e passar por cima de certas situações que possam vir a causar o término do seu relacionamento.

  • Candeias - 27 a 2 de junho

    CANDEIAS -  (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Momento de recomeço, fase de paz interior enfim você busca uma nova jornada muito mais positiva, fugindo assim de situações que até a pouco tempo te atrapalhavam e muito. Você quer uma vida nova e a partir dessa semana vai mudar o que for preciso em seus caminhos, você reflete sobre tudo o que está por vir porém já tomou a decisão de arriscar, só está esperando uma resposta que durante os dias da semana com certeza aparecerá.

  • Roda - 27 a 2 de junho

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Uma fase de luz e conhecimento, momento de recomeços e muita paz espiritual. Você se desapega de preocupações banais, vai ao encontro da evolução e quer mais equilíbrio em todos os sentidos, sente que está na hora de rever seus conceitos e desapegar de situações que na verdade só trouxeram dores de cabeça. Este é o seu momento, é hora de viver a sua vida, curtir o seu romance e se desapegar de preocupações familiares.

  • Sino - 27 a 2 de junho

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Mude o que for preciso, mas saiba verificar cada fato, entenda que tudo o que você precisa é ser coerente diante das situações, muitas vezes você  tem razão  mas devido às explosões e falta de paciência você acaba mudando tudo e infelizmente acaba desfavorecendo a sua palavra. No amor é hora de tomar decisões sérias em seus caminhos, sair de cima do muro que tanto atrapalha a sua vida e seguir com fé e boas decisões.

  • Moedas - 27 a 2 de junho

    MOEDAS - (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) A sabedoria do tempo resolve tudo inclusive as questões mais difíceis, durante a semana você terá boas respostas relacionadas a isso, e terá a certeza de que está bem perto de resolver tudo de maneira positiva. Bom momento de luz e alegrias , você se sente mais forte diante das boas decisões e se sente mais firme nas questões pessoais. No amor é questão de paciência e fé,a pessoa amada terá muitos motivos para te elogiar.

  • Adaga - 27 a 2 de junho

    ADAGA - (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO)  A semana traz muito raciocínio lógico e você consegue dar a volta por cima diante de todas as questões. Chegou a hora de avaliar tudo de maneira positiva, colocar em ordem seus pensamentos e sentimentos e focar mais em seus objetivos. Momento de renovação, de fé e boas energias, fim de uma fase de indecisões, você toma a iniciativa diante dos fatos e vai ao encontro da luz desejada para os seus caminhos.

  • Ferradura - 27 a 2 de junho

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Muitas vezes você perde grandes oportunidades pela sua teimosia, acaba deixando de lado aquilo que muito te interessa só por manhas pessoais que não te levam a lugar algum, é preciso raciocinar sobre a sua vida e suas decisões, você sempre acaba tendo certas dores de cabeça por ser tão desorganizado(a) e por não ter coragem de tomar a iniciativa. Seja forte, a semana pede isso de você, vai em frente com as suas boas decisões.

  • Taça - 27 a 2 de junho

    TAÇA - (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) A semana traz ações, você vai ao encontro de respostas positivas que fazem mais sentido em sua vida, transforma os seus caminhos de maneira positiva, segue com fé e entusiasmo diante de tudo e acredita no seu potencial. No amor saiba entender os fatos e siga com fé essa nova jornada, mesmo estando com certas dúvidas o que tem de ser e o que tiver de acontecer vai acontecer não adianta tentar supor nem tomar providências sem saber ao certo no que vai dar.

  • Capela - 27 a 2 de junho

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Tudo o que você precisa na verdade é saber lidar com todas as situações, mudar aquilo que tanto te incomoda de maneira positiva e buscar a paz acima de tudo mantendo assim o equilíbrio para os seus dias. Infelizmente muitas vezes você toma atitudes impensadas e comete grandes erros irreparáveis, mas sempre está disposto a mudar e corrigir os fatos, isso favorece os seus dias, te traz mais conforto diante das situações.

  • Punhal - 27 a 2 de junho

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Fase de buscas, momento de reflexões sobre tudo enfim você quer mudar o que for preciso mas ainda não sabe por onde começar. As questões ficam mais claras pra você, mesmo não concordando com muitas a sua decisão será seguir em frente, pois o que deseja mesmo é progresso e fim de situações que não te trazem proveito algum. No amor depois de uma conversa franca tudo fica bem e se você souber manter essa energia da paz isso vai durar muito tempo.

  • Estrela - 27 a 2 de junho

    ESTRELA - (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Momento de renovação, de bons sentimentos, de pensamentos fortes e decisivos, muitas questões sendo resolvidas quer sejam familiares, trabalhistas e até mesmo amorosas, a semana traz muitas respostas pra você. Chegou a hora de focar melhor em seus objetivos, fazer a escolha certa e tomar as atitudes mais adequadas. No amor seja coerente, entenda a pessoa amada e fuja de desconfianças que só atrapalham o seu romance.

  • Machado - 27 a 2 de junho

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) A semana oportuna, a hora da reviravolta, o momento de recomeçar enfim depois de muitos imprevistos ao seu redor chegou a resposta para muitas das suas questões porém cabe à você tomar a decisão ideal, a que te trará a verdadeira paz e também o equilíbrio necessário para os seus dias. Respostas amorosas e financeiras surgem juntas te trazendo a alegria e também fortalecendo o seu astral. Momento de muita dedicação à sua fé, isso te fortalece e muito!