Santos abre 200 vagas em cursos profissionalizantes | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Santos abre 200 vagas em cursos profissionalizantes

Da Redação
17 de setembro de 2019 às 15:38


Pessoas com deficiência interessadas em qualificação profissional podem se inscrever em cursos gratuitos em diversas áreas, no Centro Público de Empregos de Santos (rua Amador Bueno, 249), a partir desta quinta-feira, 19, das 8h30 às 13h30. 


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA8 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Serão oferecidos vinte cursos, com dez vagas cada, divididos em seis eixos profissionais: gestão e negócios, informação e comunicação, produção alimentícia, ambiente e saúde, produção cultural e design e turismo, hospitalidade e lazer. A grade com os temas disponíveis pode ser vista abaixo.


As aulas serão dadas nas Vilas Criativas Penha e Vila Nova, com carga horária de sessenta horas. As inscrições se encerrarão ao término das vagas. A data de início dos cursos e os horários das aulas serão divulgados posteriormente.

 

A grade dos cursos foi escolhida nesta segunda-feira, 16, em reunião entre representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, da Coordenadoria de Empreendedorismo, Renda e Trabalho do Estado de São Paulo, do Centro Paula Souza, das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Governo, do Conselho dos Diretos das Pessoas com Deficiência (Condefi) e do Centro Público de Emprego e Trabalho de Santos. Foram consideradas as áreas de interesse das pessoas com deficiência levadas ao Condefi e as vagas oferecidas pelas empresas via Centro Público de Emprego.

 

ESFORÇOS

A iniciativa surgiu a partir de um encontro realizado em agosto entre representantes do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura, do Condefi e da secretária estadual da Pessoa com Deficiência, Célia Leão. Na ocasião, a representante da pasta ouviu as demandas de Santos e incluiu o Município no programa O Meu Emprego Trabalho Inclusivo, voltado à qualificação profissional e empreendedora compatíveis a cada tipo de deficiência.

 

“Em vista da solicitação da Prefeitura de Santos, estamos aqui para colaborar na empregabilidade da pessoa com deficiência para a cidade. É um programa amplo, com envolvimento de seis secretarias estaduais e estamos unindo esforços entre diferentes esferas públicas para contemplar esse segmento”, comentou Felipe Sales Neves Machado, assessor técnico da Secretaria do Desenvolvimento Econômico.

 

CIDADANIA

O coordenador de Empreendedorismo, Renda e Trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ademar Bueno, acredita que a capacitação favorecerá a economia da região. “Mais do que fazer inclusão social e ações assistenciais, falamos de desenvolvimento econômico. Aumentar a empregabilidade de uma parcela da população que tem qualificação, pessoas que têm muito talento e por uma série de motivos ficam separadas do mercado de trabalho e não podem exercer seu potencial. A gente quer que essas pessoas exerçam sua criatividade”.

 

Já Daniel Monteiro, coordenador de Defesa das Políticas para Pessoas com Deficiência, acredita que a iniciativa vai além de oportunidades de capacitação. “Acredito que estamos diante de uma oportunidade não só de qualificação, mas de exercício de cidadania. Nosso intuito não é que o projeto colabore para geração de empregos para cumprir cotas, mas que garantam o papel de pessoa útil e produtiva”.

 

Para o chefe do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura, Ronaldo Vizine Santiago, a profissionalização trará benefícios para toda a cidade. ““Pelo último censo, temos em Santos cerca de 128 mil pessoas com deficiência, muitas extremamente capacitadas e com potenciais que muitas vezes aguardam oportunidades. É uma medida que trará muitos frutos para o município”. 

 

CURSOS

Ajudante de cozinha

Assistente administrativo

Assistente de cabeleireiro

Assistente de logística

Assistente financeiro e de tesouraria

Auxiliar de veterinário

Copeiro

Desenvolvedor de aplicativos para mídias

Espanhol para recepção

Gestão de pequenos negócios

Informática básica com open Office e Windows

Inglês para recepção

Maquiagem e técnicas profissionais

Micro e pequeno empreendedor

Padeiro

Práticas de entrevistas para Youtube

Práticas de mídias sociais

Salgadeiro

Técnica de apresentação de TV e internet

Velas aromáticas e decorativas

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 19 a 26 de setembro

  • Coroa - 19 a 26 de setembro

    Mude o que for preciso só não desista dos seus bons planos, pois a semana pede um pouco mais de atrevimento de sua parte, arrisque um pouco mais e as respostas aparecerão pra você. Não deixe que o desânimo venha a te vencer, a semana requer mais atitude e foco nos seus objetivos. Tudo tende a dar certo, você só precisa vencer a si mesmo(a), seus medos e ansiedades e fugir das questões e pessoas negativas que insistem em te rondar.

  • Candeias - 19 a 26 de setembro

    Mudanças de comportamento e até de temperamento, você perde um pouco a paciência diante dos fatos, pois a semana está um pouco corrida e você precisa encontrar respostas financeiras, a correria acaba te trazendo alguns desafios e a incerteza de certas respostas acaba te deixando de coração apertado. No amor mudanças significativas acabam te deixando bem, aquele velho sentimento de culpa começa a se dissipar.

  • Roda - 19 a 26 de setembro

    Indecisões, semana bem balançada principalmente nas questões amorosas. Apegue-se ao que é necessário e fuja das questões banais que te rondam. Em questões familiares tem algo que não está bem, tente focar em seus objetivos e vá em frente rumo ao seu progresso, as questões familiares se resolvem com o tempo, e isso não deve atrapalhar o seu progresso. Bom momento para estudos e novos aprendizados.

  • Sino - 19 a 26 de setembro

    Tudo muda de acordo com o tempo, as consequências e até mesmo a maneira de você agir diante dos fatos. Pense na possibilidade de mudar as questões, vibre de maneira positiva e não se deixe levar por medo e ansiedade. Controle-se, pois a semana hoje pode apresentar certos desafios, mas em breve você pode ter melhores respostas. No amor tudo muda de acordo com o tempo, faça valer os seus bons planos, reúna forças e mude o que for preciso.

  • Moedas - 19 a 26 de setembro

    É tempo de recomeçar, de reconstruir seus planos, de criar uma nova oportunidade dentro de si mesmo, fazer valer cada momento, deixar de lado tudo o que for prejudicial e buscar focar em seus objetivos. Desapegue-se do passado, a semana requer mais foco no presente, nas boas oportunidades que o destino está colocando à sua frente. Tudo vai mudar dentro de alguns dias, e com certeza pra melhor se você tomar a decisão certa.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz para os seus caminhos, controle-se diante das questões, a semana tende a ser bem atarefada, porém exige mais de você, dos seus esforços, da sua dedicação pessoal, o que é seu precisa da sua essência, de suas mãos para ter mais valor, para brilhar diferente e sem sua presença nada existe. Valorize mais a sua criação, os seus projetos, a semana te abre um leque de oportunidades que devem ser bem aproveitadas.

  • Taça - 19 a 26 de setembro

    Deixe de lado o medo, a desconfiança, a semana pede um pouco mais de ousadia, de atrevimento de sua parte. Faça valer os seus esforços, corra atrás dos seus objetivos, apesar de ser uma semana bem atarefada tudo tende a mudar de acordo com a sua maneira de agir. No amor deixe de lado certas manhas, busque respostas significativas, evite confrontos que possam fazer com que você mude de opinião. Em questões familiares, deixe o tempo agir.

  • Capela - 19 a 26 de setembro

    Momento oportuno para boas realizações, fase de crescimento pessoal onde tudo tende a acontecer de maneira significativa. Os dias que se seguem serão de luz e bons presságios, momento de boas oportunidades onde você consegue realizar os seus objetivos. N amor certos desafios aparecem, mas tudo tende a ser diferente dentro de alguns dias. Aceite as mudanças, elas trarão melhores respostas em seus caminhos.

  • Punhal - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz acima de tudo, você está enfrentando uma grande batalha, porém sabe das consequências e o quanto tem se esforçado para vencer. Tranquilize-se, a semana pede pra você recuar, deixar o tempo trazer uma nova resposta ou até mesmo deixar espaço para a resposta aparecer. O desespero atrapalha seus bons negócios, tente tranquilizar o seu coração. No amor uma nova resposta tranquiliza o seu coração.

  • Estrela - 19 a 26 de setembro

    Na busca de novidades você acaba deixando de lado certas questões importantes, procure manter-se em estado de alerta diante das situações, busque o foco dos seus objetivos, desprenda-se dos medos e encare uma nova jornada mais positiva, muitas questões foram deixadas de lado pela sua maneira de agir ou de pensar. O amor vai ser um desafio pra você nesta semana, procure focar mais em seus objetivos.

  • Machado - 19 a 26 de setembro

    Dias melhores estão por vir, momento de luz e boas realizações, você começa a se libertar de questões que na verdade só te traziam dores de cabeça. Mudanças significativas fazem com que você tenha mais equilíbrio e força de vontade para lidar com as situações. Uma grande vontade de partir para novos aprendizados, buscar mais conhecimento e progredir, seguir com fé e determinação. A liberdade é seu foco principal; livre-se de certas situações desagradáveis.