Santos abre 200 vagas em cursos profissionalizantes | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Santos abre 200 vagas em cursos profissionalizantes

Da Redação
17 de setembro de 2019 às 15:38


Pessoas com deficiência interessadas em qualificação profissional podem se inscrever em cursos gratuitos em diversas áreas, no Centro Público de Empregos de Santos (rua Amador Bueno, 249), a partir desta quinta-feira, 19, das 8h30 às 13h30. 


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA8 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Serão oferecidos vinte cursos, com dez vagas cada, divididos em seis eixos profissionais: gestão e negócios, informação e comunicação, produção alimentícia, ambiente e saúde, produção cultural e design e turismo, hospitalidade e lazer. A grade com os temas disponíveis pode ser vista abaixo.


As aulas serão dadas nas Vilas Criativas Penha e Vila Nova, com carga horária de sessenta horas. As inscrições se encerrarão ao término das vagas. A data de início dos cursos e os horários das aulas serão divulgados posteriormente.

 

A grade dos cursos foi escolhida nesta segunda-feira, 16, em reunião entre representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, da Coordenadoria de Empreendedorismo, Renda e Trabalho do Estado de São Paulo, do Centro Paula Souza, das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Governo, do Conselho dos Diretos das Pessoas com Deficiência (Condefi) e do Centro Público de Emprego e Trabalho de Santos. Foram consideradas as áreas de interesse das pessoas com deficiência levadas ao Condefi e as vagas oferecidas pelas empresas via Centro Público de Emprego.

 

ESFORÇOS

A iniciativa surgiu a partir de um encontro realizado em agosto entre representantes do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura, do Condefi e da secretária estadual da Pessoa com Deficiência, Célia Leão. Na ocasião, a representante da pasta ouviu as demandas de Santos e incluiu o Município no programa O Meu Emprego Trabalho Inclusivo, voltado à qualificação profissional e empreendedora compatíveis a cada tipo de deficiência.

 

“Em vista da solicitação da Prefeitura de Santos, estamos aqui para colaborar na empregabilidade da pessoa com deficiência para a cidade. É um programa amplo, com envolvimento de seis secretarias estaduais e estamos unindo esforços entre diferentes esferas públicas para contemplar esse segmento”, comentou Felipe Sales Neves Machado, assessor técnico da Secretaria do Desenvolvimento Econômico.

 

CIDADANIA

O coordenador de Empreendedorismo, Renda e Trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ademar Bueno, acredita que a capacitação favorecerá a economia da região. “Mais do que fazer inclusão social e ações assistenciais, falamos de desenvolvimento econômico. Aumentar a empregabilidade de uma parcela da população que tem qualificação, pessoas que têm muito talento e por uma série de motivos ficam separadas do mercado de trabalho e não podem exercer seu potencial. A gente quer que essas pessoas exerçam sua criatividade”.

 

Já Daniel Monteiro, coordenador de Defesa das Políticas para Pessoas com Deficiência, acredita que a iniciativa vai além de oportunidades de capacitação. “Acredito que estamos diante de uma oportunidade não só de qualificação, mas de exercício de cidadania. Nosso intuito não é que o projeto colabore para geração de empregos para cumprir cotas, mas que garantam o papel de pessoa útil e produtiva”.

 

Para o chefe do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura, Ronaldo Vizine Santiago, a profissionalização trará benefícios para toda a cidade. ““Pelo último censo, temos em Santos cerca de 128 mil pessoas com deficiência, muitas extremamente capacitadas e com potenciais que muitas vezes aguardam oportunidades. É uma medida que trará muitos frutos para o município”. 

 

CURSOS

Ajudante de cozinha

Assistente administrativo

Assistente de cabeleireiro

Assistente de logística

Assistente financeiro e de tesouraria

Auxiliar de veterinário

Copeiro

Desenvolvedor de aplicativos para mídias

Espanhol para recepção

Gestão de pequenos negócios

Informática básica com open Office e Windows

Inglês para recepção

Maquiagem e técnicas profissionais

Micro e pequeno empreendedor

Padeiro

Práticas de entrevistas para Youtube

Práticas de mídias sociais

Salgadeiro

Técnica de apresentação de TV e internet

Velas aromáticas e decorativas

Comentarios

O que fazer em Santos

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 27 a 2 de junho

  • Coroa - 27 a 2 de junho

    COROA - (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) A semana pede mais equilíbrio nas questões financeiras, mais força  e dedicação nas questões profissionais enfim é hora de focar mais em seus objetivos, se desprender dos seus medos e encarar uma nova jornada com mais coragem arriscando um pouco mais. No amor a semana é bem tensa e será preciso manter a calma ao conversar, saber que nem sempre você tem razão e passar por cima de certas situações que possam vir a causar o término do seu relacionamento.

  • Candeias - 27 a 2 de junho

    CANDEIAS -  (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Momento de recomeço, fase de paz interior enfim você busca uma nova jornada muito mais positiva, fugindo assim de situações que até a pouco tempo te atrapalhavam e muito. Você quer uma vida nova e a partir dessa semana vai mudar o que for preciso em seus caminhos, você reflete sobre tudo o que está por vir porém já tomou a decisão de arriscar, só está esperando uma resposta que durante os dias da semana com certeza aparecerá.

  • Roda - 27 a 2 de junho

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Uma fase de luz e conhecimento, momento de recomeços e muita paz espiritual. Você se desapega de preocupações banais, vai ao encontro da evolução e quer mais equilíbrio em todos os sentidos, sente que está na hora de rever seus conceitos e desapegar de situações que na verdade só trouxeram dores de cabeça. Este é o seu momento, é hora de viver a sua vida, curtir o seu romance e se desapegar de preocupações familiares.

  • Sino - 27 a 2 de junho

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Mude o que for preciso, mas saiba verificar cada fato, entenda que tudo o que você precisa é ser coerente diante das situações, muitas vezes você  tem razão  mas devido às explosões e falta de paciência você acaba mudando tudo e infelizmente acaba desfavorecendo a sua palavra. No amor é hora de tomar decisões sérias em seus caminhos, sair de cima do muro que tanto atrapalha a sua vida e seguir com fé e boas decisões.

  • Moedas - 27 a 2 de junho

    MOEDAS - (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) A sabedoria do tempo resolve tudo inclusive as questões mais difíceis, durante a semana você terá boas respostas relacionadas a isso, e terá a certeza de que está bem perto de resolver tudo de maneira positiva. Bom momento de luz e alegrias , você se sente mais forte diante das boas decisões e se sente mais firme nas questões pessoais. No amor é questão de paciência e fé,a pessoa amada terá muitos motivos para te elogiar.

  • Adaga - 27 a 2 de junho

    ADAGA - (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO)  A semana traz muito raciocínio lógico e você consegue dar a volta por cima diante de todas as questões. Chegou a hora de avaliar tudo de maneira positiva, colocar em ordem seus pensamentos e sentimentos e focar mais em seus objetivos. Momento de renovação, de fé e boas energias, fim de uma fase de indecisões, você toma a iniciativa diante dos fatos e vai ao encontro da luz desejada para os seus caminhos.

  • Ferradura - 27 a 2 de junho

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Muitas vezes você perde grandes oportunidades pela sua teimosia, acaba deixando de lado aquilo que muito te interessa só por manhas pessoais que não te levam a lugar algum, é preciso raciocinar sobre a sua vida e suas decisões, você sempre acaba tendo certas dores de cabeça por ser tão desorganizado(a) e por não ter coragem de tomar a iniciativa. Seja forte, a semana pede isso de você, vai em frente com as suas boas decisões.

  • Taça - 27 a 2 de junho

    TAÇA - (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) A semana traz ações, você vai ao encontro de respostas positivas que fazem mais sentido em sua vida, transforma os seus caminhos de maneira positiva, segue com fé e entusiasmo diante de tudo e acredita no seu potencial. No amor saiba entender os fatos e siga com fé essa nova jornada, mesmo estando com certas dúvidas o que tem de ser e o que tiver de acontecer vai acontecer não adianta tentar supor nem tomar providências sem saber ao certo no que vai dar.

  • Capela - 27 a 2 de junho

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Tudo o que você precisa na verdade é saber lidar com todas as situações, mudar aquilo que tanto te incomoda de maneira positiva e buscar a paz acima de tudo mantendo assim o equilíbrio para os seus dias. Infelizmente muitas vezes você toma atitudes impensadas e comete grandes erros irreparáveis, mas sempre está disposto a mudar e corrigir os fatos, isso favorece os seus dias, te traz mais conforto diante das situações.

  • Punhal - 27 a 2 de junho

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Fase de buscas, momento de reflexões sobre tudo enfim você quer mudar o que for preciso mas ainda não sabe por onde começar. As questões ficam mais claras pra você, mesmo não concordando com muitas a sua decisão será seguir em frente, pois o que deseja mesmo é progresso e fim de situações que não te trazem proveito algum. No amor depois de uma conversa franca tudo fica bem e se você souber manter essa energia da paz isso vai durar muito tempo.

  • Estrela - 27 a 2 de junho

    ESTRELA - (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Momento de renovação, de bons sentimentos, de pensamentos fortes e decisivos, muitas questões sendo resolvidas quer sejam familiares, trabalhistas e até mesmo amorosas, a semana traz muitas respostas pra você. Chegou a hora de focar melhor em seus objetivos, fazer a escolha certa e tomar as atitudes mais adequadas. No amor seja coerente, entenda a pessoa amada e fuja de desconfianças que só atrapalham o seu romance.

  • Machado - 27 a 2 de junho

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) A semana oportuna, a hora da reviravolta, o momento de recomeçar enfim depois de muitos imprevistos ao seu redor chegou a resposta para muitas das suas questões porém cabe à você tomar a decisão ideal, a que te trará a verdadeira paz e também o equilíbrio necessário para os seus dias. Respostas amorosas e financeiras surgem juntas te trazendo a alegria e também fortalecendo o seu astral. Momento de muita dedicação à sua fé, isso te fortalece e muito!