Aquário do Guarujá recebe loba-marinha | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Aquário do Guarujá recebe loba-marinha

Da Redação
10 de setembro de 2019 às 14:09
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Acqua Mundo, Aquário do Guarujá, recebeu uma nova moradora: uma loba-marinha-do-sul (Arctocephalus australis), juvenil, cega e com aproximadamente dois anos de idade. O animal estava sob os cuidados do Centro de Reabilitação e Despetrolização (CReD) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), desde novembro de 2018, quando foi encontrado na baía de Guaratuba, no Paraná, debilitado e sendo alimentado por pescadores.


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNGUARUJA1 🕵‍ Informe-se, denuncie!


Nas últimas semanas, o animal passou por um período de adaptação do novo lar, em Guarujá, e não esteve visível ao público.


O biólogo responsável pelo Acqua Mundo, Paulo de Tarso, explicou a necessidade deste período de isolamento: “Os técnicos do CReD, por norma, evitam que os animais em recuperação tenham contato com seu tratador. Aqui no aquário consideramos importante que os animais tenham uma relação próxima aos seus cuidadores, pois isso facilitará a realização de observações e coleta de dados para avaliação clínica, de maneira pouco estressante para a lobinha”. 


Devido a cegueira, a loba-marinha permanecerá ainda sob observação pelos biólogos e veterinários do aquário, até que esteja totalmente ambientada ao novo recinto. A partir desta terça-feira, 10, com a abertura do recinto, os visitantes já podem conhecer a nova moradora.

 

Resgates

Após o primeiro resgate, a equipe do CReD diagnosticou uma lesão ocular já cicatrizada no olho direito, que causou perda total da visão do animal. Além de uma úlcera superficial no olho esquerdo, acarretando baixa visão. De acordo com o médico veterinário do CReD do Paraná, Marcillo Altoé Boldrini, o problema na visão do animal pode ter ocorrido durante a vinda do animal desde a Patagônia até o Brasil. “Nas colônias desses animais é normal a interação agressiva entre os animais sendo relativamente comum a existência de adultos cegos de uma vista. Acreditamos que devido ao animal ser um filhote e estar sozinha, tenha ficado mais suscetível a acidentes”, disse.


Após três meses de tratamentos, os técnicos do CReD consideraram o animal apto para a liberação ao meio ambiente natural, realizando a soltura em um local próximo ao Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, 6,2 milhas da costa, em frente à Praia de Leste, em Pontal do Paraná. Porém, sete dias após a liberação, o animal retornou à orla marinha. Para Boldrini, o retorno provavelmente ocorreu por apresentar dificuldades na readaptação ao meio natural. “Em seu segundo resgate fizemos avaliações quanto a capacidade deste animal retornar à natureza e consideramos arriscado, tendo em vista o comportamento não reversível de aproximação aos humanos devido ao recebimento de alimentos. Esse comportamento foi adquirido naturalmente devido ao trauma ocular”, ressalta.


Boldrini também observa que “animais inaptos a sobrevivência em ambiente natural tendem a reaparecer após a soltura com baixo peso corporal e podem se aproximar de pequenas comunidades buscando alimentação. Devido a esse comportamento, alguns indivíduos podem ser alvos de agressões ou vandalismo”. Por este motivo a equipe do CReD descartou a opção de uma nova tentativa de devolução à natureza e optou pelo encaminhamento e amparo de instituição que pudesse acolher o animal, escolhendo assim o aquário do Guarujá, que possui um grande tanque apto para receber o animal.  

 

O que fazer em guarujá

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo - de 14 a 20 de fevereiro

  • Coroa - 14 a 20 de fevereiro

    COROA_ Momento de luz e equilíbrio, fase onde você valoriza mais as questões profissionais e busca o aperfeiçoamento para tais questões. Não será fácil manter o equilíbrio diante de muitas tarefas, mas a vontade de progredir é muito maior portanto você analisa os prós e os contras de tudo e decide o que vai fazer daqui pra frente. No amor o período é de paz e luz onde você consegue tranquilizar o seu coração e a pessoa amada entende seus esforços.

  • Candeias - 14 a 20 de fevereiro

    CANDEIAS_ Dias de luz e alegrias, fase de recomeços enfim você se conscientiza de certas questões e analisa o tempo em que perdeu com situações desagradáveis. Você está renascendo das cinzas, criando novos projetos, pensando numa nova fase muito mais positiva em questões amorosas, muitas vezes é preciso buscar a paz em todos os sentidos pois é o que a sua vida precisa agora, e a semana vai ser de muito raciocínio lógico principalmente na área trabalhista.

  • Roda - 14 a 20 de fevereiro

    RODA_ Confusões em seus pensamentos, pode ser que você tenha se precipitado em assumir um compromisso familiar no qual não estaria com tempo disponível para cumprir. Agora você enfrenta uma fase muito mais difícil pois não quer voltar atrás com a sua palavra, mas na verdade tudo é uma questão de tempo e em breve você vai conseguir conciliar todos os setores de sua vida. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual.

  • Sino - 14 a 20 de fevereiro

    SINO_ Infelizmente você apostou errado novamente, e acabou encontrando muitos problemas no meio do caminho, agora enfrenta as circunstâncias porém tudo pode ser diferente se você encarar a realidade e ir em busca de novas respostas que façam mais sentido para a sua vida. Principalmente no amor onde tudo está muito confuso em sua mente e em seu coração, estar com alguém por estar não faz sentido nenhum, vá atrás do que realmente você quer pra sua vida.

  • Moedas - 14 a 20 de fevereiro

    MOEDAS_ Dias de muitas alegrias, momento de paz e novas oportunidades onde tudo começa a fazer mais sentido em sua vida. Uma fase favorável para questões profissionais, momento oportuno em todos os sentidos, chegou a hora de progredir, vá em busca de novos aprendizados, busque o foco dos seus objetivos sem se prender a nada. No amor esta é uma fase de equilíbrio e muita luz, você busca a paz ao lado da pessoa amada e encontra motivos de sobra pra continuar.

  • Adaga - 14 a 20 de fevereiro

    MACHADO_ Você está ganhando forças diante das situações, muita luz espiritual e alegrias em todos os sentidos, este é um momento muito favorável onde você vai conseguir a resposta ideal para os seus objetivos. Uma resposta positiva no amor trará muita paz a você, chegou a hora de reverter este quadro que a um bom tempo só te trouxe preocupações. Os dias que se seguem serão de muito progresso principalmente nas questões profissionais.

  • Ferradura - 14 a 20 de fevereiro

    FERRADURA_ Momento de progresso, a semana será de muitas oportunidades pessoais, você está numa fase de boas negociações nas questões profissionais, boas respostas surgem e você arrisca um pouco mais. Você se preocupa demais com questões familiares e acaba se enrolando no meio do caminho, infelizmente muitas coisas precisam de tempo para serem resolvidas, e apesar dos seus esforços muitas delas acabam não sendo solucionadas. Deixe o tempo agir.

  • Taça - 14 a 20 de fevereiro

    TAÇA_ As mudanças que se seguem trarão as respostas ideais em seus caminhos, tudo pode mudar sim e será preciso manter a calma para lidar com algumas situações. Novas oportunidades em questões trabalhistas, cabe a você decidir qual caminho irá seguir, mas lembre-se que a liberdade sempre foi o seu lema, procure seguir os seus instintos pois neste momento será preciso manter o equilíbrio e a fé diante dos seus objetivos.

  • Capela - 14 a 20 de fevereiro

    CAPELA_ Momento de boas realizações, fase de progresso e luz, dias de muitas novidades e grandes respostas, é preciso manter a ordem dos seus objetivos, tentar buscar a paz interior para lidar com questões principalmente familiares, pois imprevistos acontecem mas você não deve generalizar os fatos, para tudo tem uma explicação. No amor surge uma grande confusão em seus pensamentos, é preciso saber lidar com os fatos.

  • Punhal - 14 a 20 de fevereiro

    PUNHAL - Avalie cada resultado ao seu redor, permita-se a este luxo nessa semana pois você tem batalhado muito para alcançar os seus objetivos. Construa a sua força interior, livre-se de certas situações que venham a te incomodar de  certa maneira. O momento é favorável a você e o seu precioso tempo deve ser valorizado com questões mais positivas. Você pediu respostas e estas chegaram, aproveite-as de maneira positiva.

  • Estrela - 14 a 20 de fevereiro

    ESTRELA_ Não adianta cruzar os braços e esperar que a resposta caia do céu, muitas vezes é preciso correr atrás dos seus objetivos, ir em frente na busca de dias melhores, de respostas realmente significativas e não ficar imaginando o que pode ter ocorrido, imprevistos acontecem o mais importante é a sua capacidade de dar a volta por cima, é hora de acordar e criar novas respostas. No amor não é diferente, se não deu certo não enrole pois a vida passa e as boas oportunidades também.

  • Machado - 14 a 20 de fevereiro

    MACHADO_ Você está ganhando forças diante das situações, muita luz espiritual e alegrias em todos os sentidos, este é um momento muito favorável onde você vai conseguir a resposta ideal para os seus objetivos. Uma resposta positiva no amor trará muita paz a você, chegou a hora de reverter este quadro que a um bom tempo só te trouxe preocupações. Os dias que se seguem serão de muito progresso principalmente nas questões profissionais.