Santos e Amazon assinam parceria para desenvolvimento tecnológico | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Santos e Amazon assinam parceria para desenvolvimento tecnológico

Da Redação
21 de agosto de 2019 às 10:53

A prefeitura de Santos e a Amazon Web Services, Inc. (AWS) assinaram, na tarde de terça-feira, 20, um termo de cooperação para o uso da tecnologia de nuvem como ferramenta de ensino a alunos, professores e pesquisadores de instituições conveniadas ao Parque Tecnológico. A empresa norte-americana é líder mundial nesse segmento. 

Com a cooperação, a multinacional passa a desenvolver na cidade programas educacionais que disponibilizam a alunos, professores e pesquisadores recursos para acelerar o aprendizado relacionado à computação em nuvem.


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA5 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


De forma simplificada, computação em nuvem é o termo usado para descrever centros de dados distribuídos ao redor do mundo disponíveis para muitos usuários por meio da internet (veja abaixo).

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa comemorou a celebração do convênio. “Esta é uma parceria que vai permitir desenvolver e estimular o uso de tecnologia de ponta a partir da nossa cidade. Pelo Parque Tecnológico, vamos oferecer a qualificação para que os jovens e empreendedores possam fomentar novos mercados e criar soluções inovadoras, dentro de um ambiente virtual que cada vez mais faz parte do nosso dia a dia. A tecnologia em nuvem não é para o futuro, ela é uma realidade”.

Jeffrey Kratz, diretor da AWS para Public Sector na América Latina, Canadá e Caribe, também destacou a importância do convênio. “A AWS investe e acredita na natureza inovadora do Brasil. Juntos, Santos e AWS têm um papel importante na capacitação de profissionais brasileiros de computação em nuvem e para atender à demanda constante do mercado por mão de obra qualificada em áreas da tecnologia como Machine Learning, Inteligência Artificial e Internet das Coisas”,

O convênio também prevê intercâmbio com a empresa norte-americana com reuniões mensais para promover novas atividades relacionadas à tecnologia no município.

Inclui, ainda, uma programação anual de atividades, abrangendo eventos que promovam, direta ou indiretamente, a divulgação, qualificação e o fomento da nuvem. A parceria inicial tem validade de um ano.

 

SEMANA DA TECNOLOGIA E FESTIVAL GEEK

Como parte do trabalho em conjunto com a Fundação Parque Tecnológico, a Amazon colabora com um hackathon (evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software, com o objetivo de criar soluções específicas para um ou vários desafios) e atividade relacionada à tecnologia de nuvem realizadas durante a Semana Municipal de Tecnologia, que ocorre em outubro.

Também marca presença em programações do Festival Geek, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e realizado de 14 a 17 de novembro. Trata-se de evento de cultura pop, no Centro Histórico, com conteúdo sobre o universo dos jogos, animes, sitcom, livros, mídias sociais e quadrinhos.

 

Sobre o Parque Tecnológico

Parques Tecnológicos são áreas especialmente delimitadas com o objetivo de promover a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação tecnológica, estimular a cooperação entre instituições de pesquisa, universidades e empresas, dando suporte ao desenvolvimento de atividades intensivas em conhecimento. Oferecem oportunidade para as empresas transformarem pesquisa em produtos.

Com área de abrangência que inclui os bairros do Valongo à Vila Mathias, compreendendo toda a região central e parte da Zona Intermediária, o parque santista terá como sede um moderno edifício, em construção na Vila Nova, na esquina das ruas Henrique Porchat e Constituição, oferecendo benefícios fiscais às empresas instaladas no local.

Trata-se da principal iniciativa do município para fomentar negócios e pesquisas de ciência e tecnologia. A FPTS tem convênios com CET Santos, Universidade São Judas Tadeu – Campus Unimonte, Escola Superior de Administração e Gestão Strong (Esags), Fatec/Santos, Universidade Santa Cecília (Unisanta), Prodesan, Universidade Católica de Santos (Unisantos), Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Universidade de São Paulo (Usp), Universidade Paulista (Unip), Centro Universitário Lusíada (Unilus), Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (Esamc) e Fatec/Praia Grande.

 

Tecnologia de nuvem

A computação em nuvem oferece uma forma de acessar servidores, armazenamento, bancos de dados e um conjunto amplo de serviços de aplicativos via internet.

Um provedor de serviços em nuvem é proprietário e faz a manutenção do hardware (equipamento físico) conectado à rede, necessário para esses serviços de aplicativos, enquanto o usuário provisiona e utiliza o que precisa por meio de um aplicativo web.

Ou seja, com a computação em nuvem não é preciso realizar grandes investimentos em maquinário e em sua respectiva manutenção.

  

Programas a serem desenvolvidos na Cidade pela Amazon

 

AWS Educate - disponibiliza a alunos e professores os recursos para acelerar o aprendizado relacionado à nuvem

 

AWS Academy - capacita instituições de ensino a fornecer currículo e experiências de aprendizado práticas para preparar os alunos para trabalhar em funções da nuvem

 

AWS EdStart - acelerador de startups de tecnologia educacional

 

AWS Activate - oferece a startups os recursos para começar a usar a tecnologia de nuvem, incluindo créditos, treinamento e suporte

AWS Cloud Credits for Research - apoia pesquisadores que buscam construir aplicativos, software ou ferramentas de ciência hospedados em nuvem.

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 21 a 27 de fevereiro

  • Coroa - 21 a 27 de fevereiro

    COROA_ Os dias que se seguem serão mais positivos, onde você conseguirá resolver tudo de maneira tranquila, até mesmo questões familiares serão resolvidas da melhor maneira possível. Você terá bons motivos para seguir em frente com seus projetos, pois novos apoios surgem em seus caminhos. Com o passar dos dias tudo pode ser diferente, basta focar mais nos seus objetivos maiores e se desprender de questões banais que em nada acrescentam.

  • Candeias - 21 a 27 de fevereiro

    CANDEIAS_ Os dias prometem ser melhores, a semana trará importantes respostas principalmente em questões amorosas onde você acabou tendo grandes indecisões em seus caminhos. Mas você precisa agir de acordo com a sua intuição, às vezes é necessário mudar, livrar-se de teimosias que acabam impedindo a sua felicidade. Decida-se, vá ao encontro daquilo que te faz feliz, por que teimar com situações desagradáveis, você merece o que há de melhor.

  • Roda - 21 a 27 de fevereiro

    RODA_ Mudanças em seus caminhos, fase meio complicada em questões profissionais, é preciso ter calma para não julgar precipitadamente as situações. Apesar de a semana não ser muito favorável em questões trabalhistas, no amor tudo acontece de maneira positiva e você consegue equilibrar o seu astral. Em questões familiares não adianta tentar resolver tudo de uma vez, deixe o tempo agir ele sempre traz a melhor resposta. Bom momento para cuidar da sua saúde.

  • Sino - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Moedas - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Adaga - 21 a 27 de fevereiro

    ADAGA_ Fase de paz e boas respostas, até mesmo questões amorosas mal resolvidas começam a ter melhores resultados, mas você está buscando algo mais significativo para os seus caminhos, portanto a pessoa amada vai precisar ser muito convincente para mudar a sua opinião. Em questões profissionais tudo acontece de maneira positiva e você tranquiliza o seu coração, semana favorável também para possíveis investimentos e também para transações financeiras.

  • Ferradura - 21 a 27 de fevereiro

    FERRADURA_ Você sente a necessidade de cuidar-se mais, tanto de maneira física como espiritual. A semana pode te trazer algumas dúvidas, principalmente em questões profissionais que ainda não foram resolvidos todos os assuntos, mas você terá o controle da situação depois de esclarecer certas pendências. No amor você precisa ser mais atenciosa(o) , saber entender a pessoa amada e não fazer julgamentos precipitados.

  • Taça - 21 a 27 de fevereiro

    TAÇA_ Os dias que se seguem serão mais tranquilos em questões profissionais, novas respostas trazem mais equilíbrio para os seus caminhos. Você está atento(a) a novas oportunidades e a semana será bem agitada , mas é preciso controlar a ansiedade para não estragar tudo. Fase positiva para o amor onde os desentendimentos se dissipam e as boas respostas surgem trazendo a luz e a paz desejada. Boa fase em questões familiares.

  • Capela - 21 a 27 de fevereiro

    CAPELA_ Uma nova luz levanta o seu astral, novas respostas tranquilizam o seu coração e você consegue mudar o que for preciso. No amor tudo fica bem depois de uma conversa franca, e os dias prometem ser melhores também em questões profissionais onde você obtém melhores respostas . Chegou a hora de realizar seus planos, fugir do comodismo e arriscar um pouco mais, pois o momento pede atitudes certas para que tudo fique melhor.

  • Punhal - 21 a 27 de fevereiro

    PUNHAL_ Apesar de certas situações ainda não terem muito sentido os dias que estão pela frente trarão melhores respostas. O seu coração enfrenta uma grande dúvida, mas tudo acontecerá de maneira positiva e você colocará fim a certas preocupações. Os dias são de muita energia positiva, de força e respostas, portanto não estranhe certas mudanças de planos no setor trabalhista e financeiro, tudo faz parte de uma nova fase mais segura.

  • Estrela - 21 a 27 de fevereiro

    ESTRELA_ Você está numa fase de raciocínio lógico, está pesando os prós e os contras de tudo, resolveu colocar a sua vida em ordem e começou a se desprender de todas as negatividades que estavam ao seu redor. Esta será uma semana voltada a  cuidados espirituais pois você sente a necessidade de voltar-se mais à sua fé. Chegou a hora de colocar fim em situações mal resolvidas e seguir novos caminhos com amor, fé e equilíbrio, apostando mais em seu potencial.

  • Machado - 21 a 27 de fevereiro

    MACHADO_ O seu coração enfrenta uma grande dúvida, você não sabe se permanece da maneira como está ou se coloca um fim em tudo, mas o destino se encarrega de trazer a resposta para os seus caminhos. Em questões profissionais uma nova resposta surge e você segue com mais entusiasmo e fé. Os dias serão de respostas positivas, mesmo que algumas questões estejam mal resolvidas de acordo com o seu ponto de vista, pois muitas vezes só é preciso ver melhor e deixar o ciúme de lado.