Ilhabela projeta aumento de 25% no número de visitantes no Race Village em 2019 | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Stories

Ilhabela projeta aumento de 25% no número de visitantes no Race Village em 2019

Da Redação
18 de julho de 2019 às 10:47
Race Village lotado no desfile dos barcos
Race Village lotado no desfile dos barcos Foto: Ronald Kraag

Semana de Vela está reunindo 120 barcos
Semana de Vela está reunindo 120 barcos Foto: Marco Yamin / Sectur Ilhabela

Por definição, uma ilha é um pedaço de terra cercado por água. Por analogia, o Race Village pode ser considerado uma ilha dentro de Ilhabela. O espaço instalado no Centro Histórico da Vila está cercado por turistas desde o início de julho. No mês náutico de 2019, cuja principal competição é a Semana Internacional de Vela, a expectativa é para crescimento na casa de 25% no número de visitantes em relação ao ano anterior no local que conta com 100 atrações grátis, entre shows, palestras, feira literária, sala de cinema, entre outras.

Em 2018, o Race Village recebeu cerca de 68 mil visitantes em 24 dias. Para 2019, a estimativa é chegar a 86 mil em 23 dias. Apenas nos dez primeiros dias de atividades, 30 mil pessoas passaram pelo espaço de convivência no Centro Histórico. Os shows receberam bom público todas as noites, as cinco palestras realizadas até agora tiveram lotação máxima e o desfile de barcos encheu o Píer da Vila no domingo (14). “Os números do ano passado são estimados. Estamos trabalhando para implantar uma inteligência no turismo que inclui a observação real de dados. Nesta temporada já temos pesquisadores em ação. Estou feliz porque os dias estão lindos em Ilhabela e turistas, velejadores e moradores têm marcado presença no Race Village”, avalia a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, Bianca Colepicolo.

O crescimento no número de visitantes no Race Village é reflexo do grande envolvimento da comunidade e dos turistas com o novo espaço e também com o aumento do número de atividades. Neste ano, o espaço de convivência receberá 100 eventos até o dia 28 de julho, um incremento de 150% em relação à temporada anterior, que promoveu 40 atrações. Os dados são superlativos em diversas áreas. A curva ascendente mais significativa em relação a 2018 vem dos shows: 75% maior. Cresceu de 18 no ano passado para 32 apresentações em 2019.

Defensora do chamado Turismo Regenerativo (conceito de que usa turismo para restaurar as características geográficas e culturais do local), Bianca explica o novo layout e arquitetura do Race Village. “Procuramos impactar o mínimo possível na paisagem do Centro Histórico e no jeito de as pessoas conviverem no espaço próximo ao Píer da Vila”, relata a secretária, lembrando que a montagem permite que o público transite com mais liberdade pelos estandes. “Também buscamos racionalizar custos. Ações como corte da queima de fogos, foco em palestras locais, entre outras, permitiram oferecer maior variedade de eventos, mantendo a qualidade, e com uma economia na casa de R$ 2 milhões”, detalha.


Mais desafios para o turismo em Ilhabela

Para a secretária, o trabalho iniciado neste ano segue a orientação para que o município tenha realmente ‘a cara’ do conceito implícito no slogan ‘Vida Natural’, valorizando a vocação turística de terra e mar. E não ficará restrito ao mês náutico. Entre os principais projetos estão a implantação de estrutura para observação de pássaros, o Birdwatching, com a construção de seis torres no Parque Estadual de Ilhabela, uma das maiores reservas de Mata Atlântica conservada do mundo; a qualificação dos guias e certificação dos barcos para avistamento de baleias e o projeto ‘Comer e Morar’, com a preservação e valorização da cultura e culinária em uma das últimas vilas de caiçaras do Litoral Norte, em Castelhanos.


Grandes shows nos próximos dias

Kiko Zambianchi traz sua famosa canção ‘Primeiros Erros’ e demais sucessos para o palco principal do Race Village nesta quinta-feira (18), a partir das 20h. Mais cedo, às 19h, a Banda Mano Beethoven abre a programação noturna.

Entre os shows mais esperados estão a tradicional banda Ira!, de sucessos como ‘Flores em Você’, ‘Envelheço na Cidade’, ‘Tarde Vazia’, entre outros, embalados pelo vocalista Nasi e o guitarrista Edgard Scandurra. A apresentação será na segunda-feira (22). João Suplicy também subirá no palco principal do Race Village na sexta-feira (26). Irmão do cantor Supla e filho do político Eduardo Suplicy, ele apresentará o espetáculo de ‘De Elvis a Jobim’. 

Destaques

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 21 a 28 de agosto

  • Coroa -­ de 21 a 28 de agosto

    Tudo tem limite sim, inclusive este é o momento de decidir certas questões pessoais e colocar um fim a situações desagradáveis que estão atrapalhando os seus caminhos. Busque a paz acima de tudo, desapegue-se de pessoas que estão sugando as suas boas energias, o destino pede mudanças significativas e você pode estar perdendo tempo com questões banais. No amor novas respostas alegram o seu coração, novidades te surpreendem.

  • Candeias - de 21 a 28 de agosto

    Semana de bons pensamentos, você busca focar no progresso profissional, está prestes a arriscar um pouco mais em seus objetivos maiores, pensa em certas mudanças e tudo te favorece neste momento. Já no amor as guerras e desentendimentos continuam, será preciso ter muita paciência com a pessoa amada para não acabar tomando conclusões precipitadas. Bom momento para cuidar da sua saúde física e do seu estado emocional.

  • Roda - de 21 a 28 de agosto

    As questões que te rondam trazem certos resultados positivos nesta semana, as preocupações familiares começam a ganhar soluções favoráveis, enfim você busca o progresso financeiro para os seus dias, está em busca de melhores respostas porém deixa de lado certos sentimentos que te atrapalharam de certa forma, quer voltar-se mais às questões profissionais e buscar a paz mental. Semana muito voltada à sua Fé pessoal, onde você  encontra a paz!

  • Sino - de 21 a 28 de agosto

    Você encontra a resposta ideal para os seus caminhos, vai ao encontro da paz e se desprende dos seus medos, tenta resolver da melhor forma as suas questões familiares e amorosas, enfim deseja focar mais em seus objetivos maiores e acima de tudo vencer todas as situações desagradáveis que atrapalharam a sua vida por um bom tempo. É hora de reverter todas as situações, tentar entender tudo de uma maneira mais favorável e agir de maneira amigável diante de certos assuntos.

  • Moedas - de 21 a 28 de agosto

    Esta fase de indecisões está te trazendo certas dores de cabeça, desprenda-se de  situações que só te trazem desânimo. Reaja diante dos fatos, vá em busca de melhores respostas e deixe de lado pessoas e assuntos que só atrapalham os seus bons planos. Chegou a hora de fazer uma faxina geral em sua vida, buscar a paz para os seus dias, deixar ir tudo aquilo que não te serve mais e abrir as portas para o novo, para as respostas que fazem mais sentido para você.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - de 21 a 28 de agosto

    Liderança em todo os sentidos, mudança na sua maneira de pensar e de agir, é hora de reavaliar os seus planos, procurar agir com sabedoria diante de certos assuntos, evitar acusações desnecessárias que só complicam os seus bons projetos. No amor a semana pede calma para decidir certos assuntos, controlar os seus impulsos e resolver tudo de uma maneira mais tranquila, sem discussões e desacertos.

  • Taça - de 21 a 28 de agosto

    Você encontra motivos de sobra para lidar com certas situações, vai ao encontro da luz ideal se desprendendo dos medos e indecisões, favorece o seu astral por conseguir a liberdade para os seus caminhos, segue livre com seus pensamentos e sentimentos. No amor novidades trazem a alegria de recomeçar, de encontrar a paz para a sua vida, mudando aquilo que for necessário para que você possa ficar em paz.  

  • Capela - de 21 a 28 de agosto

    Liderança em questões profissionais, momento de luz e boas decisões que refletem de maneira positiva em seus caminhos, te trazendo o equilíbrio e a força ideal que a semana precisava. Uma nova resposta em questões financeiras chega no momento exato e você investe um pouco mais no ramo profissional. No amor novas respostas trazem a paz para os seus caminhos, boas decisões fazem com que você mude o que for preciso para estar bem com a pessoa amada.  

  • Punhal - de 21 a 28 de agosto

    Chegou a hora de encarar os fatos, seguir com fé diante dos seus objetivos maiores, enfrentar de vez as questões trabalhistas e tudo o que está ao redor, esclarecer e decidir pois enfim é o seu progresso que está em jogo. No amor muitas das questões começam a ser esclarecidas e você busca a paz para o seu relacionamento, faz de tudo para que a pessoa amada se sinta confortável ao seu lado enfim a semana te traz bons resultados.

  • Estrela - de 21 a 28 de agosto

    Uma fase positiva se inicia nesta semana onde você aposta mais nas questões profissionais, deixa de lado certos medos e anseios, tranquiliza o seu coração e vai em busca de dias melhores. No amor a semana será meio duvidosa devido a sua maneira de pensar e até mesmo de agir diante dos fatos, às vezes sem querer você fere a pessoa amada e depois encontra dificuldades para resolver as situações. Seja coerente e saiba reverter as situações.

  • Machado - de 21 a 28 de agosto

    Você decide ficar em paz em todos os sentidos, vence os seus objetivos com luz e alegrias, está numa fase de mudanças significativas e encontra boas respostas em todos os setores, quer seja nas questões profissionais como até mesmo no amor tudo tende a ficar melhor. A semana te abençoa com uma surpresa agradável que fará muito mais sentido dentro em breve, onde você vai encontrar a luz ideal para os seus caminhos.