Baleias jubarte são flagradas em Bertioga | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Autor:
Foto: Enviado por Camila Arruda

Baleias jubarte são flagradas em Bertioga

Animais foram avistados no final da tarde deste domingo, 23


24 de junho de 2019 às 12:48
Por Da Redação

Uma baleia jubate e seu filhote foram flagrados no momento em nadavam  bem próximo a superfície das águas de Bertioga, no final da tarde de domingo, 23. De acordo com a internauta que enviou o vídeo para a redação do Sistema Costa Norte, o registro foi feito quando eles voltavam das Ilhas.

Questionada sobre a vinda dessa espécie ser comum na região, a bióloga marinha, Tamires Aragão, informou que elas estão em rota migratória para Abrolhos, um arquipélago na Bahia, um local mais protegido e com águas mais quentes, e, por isso, passam por aqui. 


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA06 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Ela ressalta que é proibido perseguir esses animais. "Temos lei federal. Se chama molestamento de cetáceos. Além de ser crime, pode trazer vários danos ao animais, ate causar uma desorientação e o encalhe da baleia", finaliza. 


Incidência

Neste mês, é a segunda vez que esse animal faz aparições na região. No dia 16, Uma baleia, aparentemente da espécie jubarte, foi avistada por pescadores a aproximadamente uma milha da Prainha Branca, em Guarujá. Enquanto dava voltas no barco, a baleia encantou os pescadores, que fizeram questão de registrar o momento. O Gremar analisa as imagens para confirmar a espécie. 


Observação de baleias

No canal do Litoral Norte, é cada vez mais comum avistar jubartes, por isso, a observação de baleias se tornou atração em passeios de barco na região.

De 2004 até agosto de 2017, foram 107 registros de cetáceos feitos pelo Projeto Baleia à Vista, de Ilhabela, e colaboradores. No ano passado, 83 baleias foram avistadas na região pelo mesmo Projeto. Este ano, as primeiras baleias chegaram no início deste mês e cerca de 30 já foram vistas, o que torna a observação de baleias uma grande e nova atração turística natural na região.

As jubartes habitam todos os oceanos. Elas migram uma vez ao ano. No verão, elas seguem para águas polares para se alimentar; no inverno, se dirigem a águas tropicais e subtropicais para acasalar e dar à luz. Elas devem permanecer por aqui até dezembro.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral