Rapaz com fêmur quebrado causa comoção nas redes sociais | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Autor:
Foto: Reprodução/Facebook

Rapaz com fêmur quebrado causa comoção nas redes sociais

Amigo postou vídeo sobre a situação do paciente de Bertioga, que aguarda uma vaga pela Cross


16 de junho de 2019 às 14:05
Por Da Redação
Foto: Reprodução/Facebook

Foto: Reprodução/Facebook

A espera por uma vaga de cirurgia ortopédica pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) do estado tem causado comoção nas redes sociais. O amigo de um paciente, que aguarda em Bertioga para operar o fêmur, postou um vídeo sobre a situação.


Inscreva-se no nosso canal: https://bit.ly/2M49mw3


Gustavo Quirino, de 22 anos, quebrou o osso em um acidente na rodovia Rio-Santos, que o deixou debaixo de um caminhão, conforme comentou o amigo Rubens Sergio. "Ele está no hospital de Bertioga. Ele precisa ser transferido e não tem vaga. Quem puder, algum vereador, se comova, ajude esse rapaz que está aqui no hospital e sente muita dor". Ainda, aflito pelo amigo, ele complementa: "Ele não pode andar, não pode se levantar, e até quando? Vai ficar um mês, dois meses? Vai esperar o osso colar para depois quebrar e fazer outra cirurgia?".


O jovem deu entrada no dia 12 de junho, no entanto, a espera chega a ser ainda maior para outros pacientes. Conforme apurado pela reportagem, outras duas pessoas aguardam há mais tempo no hospital pela vaga, sendo uma internada no dia 23 de maio e a outra, no dia 14 de maio, ou seja, mais de um mês.


A prefeitura de Bertioga esclareceu que a cirurgia ortopédica é de responsabilidade do estado e que "a Secretaria Municipal de Saúde informa que está insistentemente tentando a liberação das vagas, mas até o momento não foram liberadas".


Procurada, a Secretaria do Estado da Saúde não se posicionou até a publicação desta matéria


Problema antigo

A demora para conseguir uma transferência pela Cross e, concomitante, a falta de leitos e procedimentos disponíveis em Bertioga, têm sido criticados por moradores há muito tempo - e ambos dependem do estado. 


Os vereadores Valéria Bento (MDB) e Matheus Rodrigues (DEM) foram procurados por familiares e amigos de Gustavo, e esclareceram a situação aos familiares.


A Cross gerencia a distribuição de vagas, por região, nos hospitais públicos de todo o estado e, conforme explica o vereador, apesar dos políticos serem acionados, eles não podem colaborar com as transferências. Disse Matheus: "A gente fica limitado a depender do estado". Ele comenta que, enquanto o município não oferecer esse tipo de serviço, vai continuar a depender da Cross. Há alguns meses, lembra o vereador, os municípios podiam fazer cirurgias de baixa complexidade e, até mesmo o repasse necessário para esse atendimento foi cancelado pelo estado.


Por isso, ele ressalta que aos vereadores só cabe acompanhar o caso e explicar como funciona a central reguladora do governo do estado, apesar de se compadecerem e querer ajudar, esse auxílio se limita a informações sobre o sistema.


A vereadora Valeria Bento comentou que esteve no hospital, onde conversou com o paciente e os familiares. Sobre o sistema de regulação de vagas do estado, ela lamentou: "Infelizmente estamos nas mãos da Cross porque não temos um hospital, então dependemos de hospitais como Irmã Dulce, Guilherme Álvaro, Santo Amaro, mas eles também têm as carências deles, e temos que aguardar".


Ela criticou o governo do estado, tanto pelo sistema de regulação de vagas quanto pela falta de repasse ao município para que seja concluído o hospital. Sem poder colaborar para que os pacientes consigam vaga, Valéria pontuou: "O que eu posso fazer é ficar olhando se está sendo atualizada a fila da Cross".


Ainda, conforme explicou, as transferências ocorrem conforme a prioridade, estabelecida pelo Departamento Regional de Saúde. 


Opinião 2.0

CROSS tortura pacientes fraturados no Hospital Bertioga

Amigo de vítima do CROSS postou vídeo do paciente gemendo de dor comovendo as redes sociais

 

Autor:
 
Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral