Teste da linguinha detecta possíveis problemas em recém-nascidos | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Stories

Teste da linguinha detecta possíveis problemas em recém-nascidos

Da Redação
11 de junho de 2019 às 14:15

A amamentação é um dos momentos mais plenos na relação entre mãe e bebê. No entanto, para Jocélia Santos Pereira, mãe do pequeno Matheus, de apenas 18 dias, esse momento era bem dolorido para ambos. Hoje, graças ao famoso “teste da linguinha”, procedimento chamado frenotomia, que é disponibilizado pela prefeitura de Guarujá na rede municipal, a amamentação de Jocélia e de demais mamães voltaram a ser momentos prazerosos.

 

“A pediatra da Unidade Básica de Saúde me contou desse serviço, que eu não sabia que existia. Antes, o Matheus tinha dificuldades pra mamar, pois só pegava parte da aréola do seio, e era bem dolorido pra mim”. Minutos após o procedimento, ele logo já conseguiu mamar normalmente. Chorou um pouquinho e agora a amamentação é muito melhor”, relatou Jocélia, moradora de Morrinhos, que esteve com o filho no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na Vila Júlia para o atendimento.

 

O teste da linguinha consiste na avaliação do frênulo da língua em recém-nascido, sendo importante no diagnóstico precoce de problemas envolvendo fala, mastigação e deglutição da criança. É necessário quando uma pequena porção do tecido, que deveria desaparecer durante o desenvolvimento do feto, ainda permanece na parte inferior da língua, o que limita movimentos.


 O ideal é que seja feito no primeiro mês de vida, e dependendo dos casos, pode ocorrer em bebês com até quatro meses. A coordenadora de Saúde Bucal da prefeitura, Márcia Moucachen, explica que o procedimento é muito simples. “A técnica empregada consiste em anestesia tópica da mucosa do freio lingual, seguida de uma pequena incisão (3 a 4 mm de profundidade), na região mais delgada do mesmo, por ser pouco vascularizada”.

 

 Ela acrescenta que a língua presa é uma alteração relativamente comum, mas muitas vezes ignorada. “Quando feita a frenotomia, podemos evitar algumas dificuldades na amamentação, perda de peso e principalmente, o desmame precoce. Com o serviço identificamos se o frênulo lingual limita os movimentos da língua, que são importantes para sugar, mastigar, engolir e falar”. A inciativa desenvolvida em Guarujá, inclusive, já inspirou outras cidades. “Praia Grande conheceu nosso trabalho e hoje eles fazem o serviço, a partir do que aprenderam aqui conosco”, contou.


Em Guarujá, o protocolo para o teste da linguinha foi estabelecido em 2015, a todas as crianças que nascem pelo SUS. Isso a partir da lei federal 13.002/ 2014, que torna obrigatória a avaliação da língua em bebês, nos hospitais e maternidades em crianças nascidas nas suas dependências. Para isso, as crianças passam por duas avaliações com a equipe de fonoaudiologia para o teste da linguinha. A primeira ainda na maternidade, e quando se detectam freios linguais alterados esses bebês são reavaliados em 15 dias. Caso o problema ainda persista, após a segunda avaliação, o recém-nascido é encaminhado para um Ambulatório de Especialidades ou Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

 

De acordo com balanço realizado pela Secretaria de Saúde, entre os anos de 2017 e 2018, Guarujá já fez o procedimento em um total de 362 bebês. Dos 2.882 nascidos na rede municipal em 2017, em 161 deles foi feito a frenotomia, e no ano passado, 201 bebês precisaram passar pelo procedimento, de um total de 2.997 nascidos.

 

Confira os principais benefícios deste procedimento nos bebês:


- melhora na postura

- melhora na mobilidade da língua

- melhora na postura do lábio, através do correto vedamento na mama

- garante a amamentação

- contribui para ganho de peso

- Proporcionar uma pega eficiente pelo bebê

- não provocar dor na mãe durante a amamentação

- redução das chances do desmame precoce

 

Serviço - O atendimento ocorre com demanda livre, sempre às sextas-feiras, a partir das 8 horas, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na Rua Marivaldo Fernandes, 275, na Vila Júlia. As mamães são encaminhadas pelo Hospital Santo Amaro (HSA), Unidades Básicas (UBS) ou de Saúde da Família (Usafas) e também Hospital Guarujá. O telefone de contato do CEO: (13) 3355 8954.

 

Destaques

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 21 a 28 de agosto

  • Coroa -­ de 21 a 28 de agosto

    Tudo tem limite sim, inclusive este é o momento de decidir certas questões pessoais e colocar um fim a situações desagradáveis que estão atrapalhando os seus caminhos. Busque a paz acima de tudo, desapegue-se de pessoas que estão sugando as suas boas energias, o destino pede mudanças significativas e você pode estar perdendo tempo com questões banais. No amor novas respostas alegram o seu coração, novidades te surpreendem.

  • Candeias - de 21 a 28 de agosto

    Semana de bons pensamentos, você busca focar no progresso profissional, está prestes a arriscar um pouco mais em seus objetivos maiores, pensa em certas mudanças e tudo te favorece neste momento. Já no amor as guerras e desentendimentos continuam, será preciso ter muita paciência com a pessoa amada para não acabar tomando conclusões precipitadas. Bom momento para cuidar da sua saúde física e do seu estado emocional.

  • Roda - de 21 a 28 de agosto

    As questões que te rondam trazem certos resultados positivos nesta semana, as preocupações familiares começam a ganhar soluções favoráveis, enfim você busca o progresso financeiro para os seus dias, está em busca de melhores respostas porém deixa de lado certos sentimentos que te atrapalharam de certa forma, quer voltar-se mais às questões profissionais e buscar a paz mental. Semana muito voltada à sua Fé pessoal, onde você  encontra a paz!

  • Sino - de 21 a 28 de agosto

    Você encontra a resposta ideal para os seus caminhos, vai ao encontro da paz e se desprende dos seus medos, tenta resolver da melhor forma as suas questões familiares e amorosas, enfim deseja focar mais em seus objetivos maiores e acima de tudo vencer todas as situações desagradáveis que atrapalharam a sua vida por um bom tempo. É hora de reverter todas as situações, tentar entender tudo de uma maneira mais favorável e agir de maneira amigável diante de certos assuntos.

  • Moedas - de 21 a 28 de agosto

    Esta fase de indecisões está te trazendo certas dores de cabeça, desprenda-se de  situações que só te trazem desânimo. Reaja diante dos fatos, vá em busca de melhores respostas e deixe de lado pessoas e assuntos que só atrapalham os seus bons planos. Chegou a hora de fazer uma faxina geral em sua vida, buscar a paz para os seus dias, deixar ir tudo aquilo que não te serve mais e abrir as portas para o novo, para as respostas que fazem mais sentido para você.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - de 21 a 28 de agosto

    Liderança em todo os sentidos, mudança na sua maneira de pensar e de agir, é hora de reavaliar os seus planos, procurar agir com sabedoria diante de certos assuntos, evitar acusações desnecessárias que só complicam os seus bons projetos. No amor a semana pede calma para decidir certos assuntos, controlar os seus impulsos e resolver tudo de uma maneira mais tranquila, sem discussões e desacertos.

  • Taça - de 21 a 28 de agosto

    Você encontra motivos de sobra para lidar com certas situações, vai ao encontro da luz ideal se desprendendo dos medos e indecisões, favorece o seu astral por conseguir a liberdade para os seus caminhos, segue livre com seus pensamentos e sentimentos. No amor novidades trazem a alegria de recomeçar, de encontrar a paz para a sua vida, mudando aquilo que for necessário para que você possa ficar em paz.  

  • Capela - de 21 a 28 de agosto

    Liderança em questões profissionais, momento de luz e boas decisões que refletem de maneira positiva em seus caminhos, te trazendo o equilíbrio e a força ideal que a semana precisava. Uma nova resposta em questões financeiras chega no momento exato e você investe um pouco mais no ramo profissional. No amor novas respostas trazem a paz para os seus caminhos, boas decisões fazem com que você mude o que for preciso para estar bem com a pessoa amada.  

  • Punhal - de 21 a 28 de agosto

    Chegou a hora de encarar os fatos, seguir com fé diante dos seus objetivos maiores, enfrentar de vez as questões trabalhistas e tudo o que está ao redor, esclarecer e decidir pois enfim é o seu progresso que está em jogo. No amor muitas das questões começam a ser esclarecidas e você busca a paz para o seu relacionamento, faz de tudo para que a pessoa amada se sinta confortável ao seu lado enfim a semana te traz bons resultados.

  • Estrela - de 21 a 28 de agosto

    Uma fase positiva se inicia nesta semana onde você aposta mais nas questões profissionais, deixa de lado certos medos e anseios, tranquiliza o seu coração e vai em busca de dias melhores. No amor a semana será meio duvidosa devido a sua maneira de pensar e até mesmo de agir diante dos fatos, às vezes sem querer você fere a pessoa amada e depois encontra dificuldades para resolver as situações. Seja coerente e saiba reverter as situações.

  • Machado - de 21 a 28 de agosto

    Você decide ficar em paz em todos os sentidos, vence os seus objetivos com luz e alegrias, está numa fase de mudanças significativas e encontra boas respostas em todos os setores, quer seja nas questões profissionais como até mesmo no amor tudo tende a ficar melhor. A semana te abençoa com uma surpresa agradável que fará muito mais sentido dentro em breve, onde você vai encontrar a luz ideal para os seus caminhos.