Caraguatatuba lidera casos de dengue no Litoral Norte | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Caraguatatuba lidera casos de dengue no Litoral Norte

Reginaldo Pupo
03 de maio de 2019 às 09:45
Área da recepção da UPA de Caraguatatuba, cidade que registra 768 casos de dengue
Área da recepção da UPA de Caraguatatuba, cidade que registra 768 casos de dengue Foto: Reginaldo Pupo

Casa localizada no bairro Rio do Ouro, com restos de garrafas de vidro. Local pode servir de criadouro para o mosquito transmissor da dengue
Casa localizada no bairro Rio do Ouro, com restos de garrafas de vidro. Local pode servir de criadouro para o mosquito transmissor da dengue Foto: Reginaldo Pupo

Contêiner instalado ao lado da UPA para abrigar acompanhantes de pacientes da dengue
Contêiner instalado ao lado da UPA para abrigar acompanhantes de pacientes da dengue Foto: Reginaldo Pupo

A exemplo de diversas cidades do estado de São Paulo, Caraguatatuba vem liderando o número de casos de dengue no litoral norte. Até esta quinta-feira, 2, ao menos 768 pacientes tiveram diagnósticos confirmados para dengue. A cidade já teve três óbitos confirmados. A última epidemia registrada em Caraguatatuba foi em 2015.


Em toda a região são 1,2 mil casos confirmados, de acordo com as prefeituras.  E os números não param de crescer.  São Sebastião registrou até o momento 192 casos, com uma morte; enquanto Ubatuba possui 207 casos e Ilhabela, 64.


Neste ano, a quantidade de casos vem alterando a rotina da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caraguatatuba desde a temporada de verão, que fica praticamente lotada durante 24 horas. O número de pacientes é tão grande que a prefeitura local instalou há algumas semanas, ao lado da UPA, um caminhão para auxiliar nos atendimentos. Um contêiner também foi instalado para abrigar os parentes que acompanham as pessoas com os sintomas da doença.


A dona de casa Isabela de Freitas, 45, afirmou que aguardou por mais de três horas para que seu sobrinho de 16 anos pudesse ser atendido. “Moro aqui há 15 anos e nunca vi tantos casos de dengue como neste ano. Na minha rua há seis casos de dengue”, disse ela, se referindo ao bairro Poiares, que registrou até o momento o maior número de casos na cidade.


Uma verdadeira operação de guerra foi montada pela prefeitura para tentar inibir o avanço da doença, com diversas ações nos bairros, entre elas, a nebulização de inseticidas contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença; e o recolhimento de objetos, latas e entulhos que possam acumular água e, desta forma, eliminar possíveis criadouros.


São Sebastião

A cidade de São Sebastião também intensificou as nebulizações em imóveis na última quarta-feira, 1º, feriado do Dia do Trabalhador, no bairro da Topolândia. Ao todo sete imóveis foram vistoriados.

De acordo com a prefeitura, as creches Adriana Vasques, Meire Vasques, Centro de Referência a Assistência Social (CRAS), Centro Integrado Profissionalizante (CIP), Centro Comunitário; e Projeto Viração foram nebulizados. Ainda durante o feriado, equipes Vigilância Epidemiológica também realizaram nebulização veicular em 20 quarteirões na Vila Sahy, na Costa Sul do município.


Ilhabela

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, convocou todas as secretarias municipais para participar neste sábado, 4, de um mutirão de combate à dengue, para estimular a participação do Comitê Interinstitucional da Sala de Comando Municipal de Combate a Endemias no município.

De acordo com o prefeito, os grupos começarão os trabalhos no início da manhã do sábado e seguirão um roteiro que será definido pelos coordenadores da Secretaria de Saúde. Segundo a prefeitura, o arquipélago registrou 74 casos de dengue até a última terça-feira, 30, sendo 64 de dengue autóctone e sete importados.

Comentarios

O que fazer em Caraguatatuba

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 27 a 2 de junho

  • Coroa - 27 a 2 de junho

    COROA - (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) A semana pede mais equilíbrio nas questões financeiras, mais força  e dedicação nas questões profissionais enfim é hora de focar mais em seus objetivos, se desprender dos seus medos e encarar uma nova jornada com mais coragem arriscando um pouco mais. No amor a semana é bem tensa e será preciso manter a calma ao conversar, saber que nem sempre você tem razão e passar por cima de certas situações que possam vir a causar o término do seu relacionamento.

  • Candeias - 27 a 2 de junho

    CANDEIAS -  (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Momento de recomeço, fase de paz interior enfim você busca uma nova jornada muito mais positiva, fugindo assim de situações que até a pouco tempo te atrapalhavam e muito. Você quer uma vida nova e a partir dessa semana vai mudar o que for preciso em seus caminhos, você reflete sobre tudo o que está por vir porém já tomou a decisão de arriscar, só está esperando uma resposta que durante os dias da semana com certeza aparecerá.

  • Roda - 27 a 2 de junho

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Uma fase de luz e conhecimento, momento de recomeços e muita paz espiritual. Você se desapega de preocupações banais, vai ao encontro da evolução e quer mais equilíbrio em todos os sentidos, sente que está na hora de rever seus conceitos e desapegar de situações que na verdade só trouxeram dores de cabeça. Este é o seu momento, é hora de viver a sua vida, curtir o seu romance e se desapegar de preocupações familiares.

  • Sino - 27 a 2 de junho

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Mude o que for preciso, mas saiba verificar cada fato, entenda que tudo o que você precisa é ser coerente diante das situações, muitas vezes você  tem razão  mas devido às explosões e falta de paciência você acaba mudando tudo e infelizmente acaba desfavorecendo a sua palavra. No amor é hora de tomar decisões sérias em seus caminhos, sair de cima do muro que tanto atrapalha a sua vida e seguir com fé e boas decisões.

  • Moedas - 27 a 2 de junho

    MOEDAS - (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) A sabedoria do tempo resolve tudo inclusive as questões mais difíceis, durante a semana você terá boas respostas relacionadas a isso, e terá a certeza de que está bem perto de resolver tudo de maneira positiva. Bom momento de luz e alegrias , você se sente mais forte diante das boas decisões e se sente mais firme nas questões pessoais. No amor é questão de paciência e fé,a pessoa amada terá muitos motivos para te elogiar.

  • Adaga - 27 a 2 de junho

    ADAGA - (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO)  A semana traz muito raciocínio lógico e você consegue dar a volta por cima diante de todas as questões. Chegou a hora de avaliar tudo de maneira positiva, colocar em ordem seus pensamentos e sentimentos e focar mais em seus objetivos. Momento de renovação, de fé e boas energias, fim de uma fase de indecisões, você toma a iniciativa diante dos fatos e vai ao encontro da luz desejada para os seus caminhos.

  • Ferradura - 27 a 2 de junho

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Muitas vezes você perde grandes oportunidades pela sua teimosia, acaba deixando de lado aquilo que muito te interessa só por manhas pessoais que não te levam a lugar algum, é preciso raciocinar sobre a sua vida e suas decisões, você sempre acaba tendo certas dores de cabeça por ser tão desorganizado(a) e por não ter coragem de tomar a iniciativa. Seja forte, a semana pede isso de você, vai em frente com as suas boas decisões.

  • Taça - 27 a 2 de junho

    TAÇA - (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) A semana traz ações, você vai ao encontro de respostas positivas que fazem mais sentido em sua vida, transforma os seus caminhos de maneira positiva, segue com fé e entusiasmo diante de tudo e acredita no seu potencial. No amor saiba entender os fatos e siga com fé essa nova jornada, mesmo estando com certas dúvidas o que tem de ser e o que tiver de acontecer vai acontecer não adianta tentar supor nem tomar providências sem saber ao certo no que vai dar.

  • Capela - 27 a 2 de junho

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Tudo o que você precisa na verdade é saber lidar com todas as situações, mudar aquilo que tanto te incomoda de maneira positiva e buscar a paz acima de tudo mantendo assim o equilíbrio para os seus dias. Infelizmente muitas vezes você toma atitudes impensadas e comete grandes erros irreparáveis, mas sempre está disposto a mudar e corrigir os fatos, isso favorece os seus dias, te traz mais conforto diante das situações.

  • Punhal - 27 a 2 de junho

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Fase de buscas, momento de reflexões sobre tudo enfim você quer mudar o que for preciso mas ainda não sabe por onde começar. As questões ficam mais claras pra você, mesmo não concordando com muitas a sua decisão será seguir em frente, pois o que deseja mesmo é progresso e fim de situações que não te trazem proveito algum. No amor depois de uma conversa franca tudo fica bem e se você souber manter essa energia da paz isso vai durar muito tempo.

  • Estrela - 27 a 2 de junho

    ESTRELA - (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Momento de renovação, de bons sentimentos, de pensamentos fortes e decisivos, muitas questões sendo resolvidas quer sejam familiares, trabalhistas e até mesmo amorosas, a semana traz muitas respostas pra você. Chegou a hora de focar melhor em seus objetivos, fazer a escolha certa e tomar as atitudes mais adequadas. No amor seja coerente, entenda a pessoa amada e fuja de desconfianças que só atrapalham o seu romance.

  • Machado - 27 a 2 de junho

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) A semana oportuna, a hora da reviravolta, o momento de recomeçar enfim depois de muitos imprevistos ao seu redor chegou a resposta para muitas das suas questões porém cabe à você tomar a decisão ideal, a que te trará a verdadeira paz e também o equilíbrio necessário para os seus dias. Respostas amorosas e financeiras surgem juntas te trazendo a alegria e também fortalecendo o seu astral. Momento de muita dedicação à sua fé, isso te fortalece e muito!