Caraguatatuba lidera casos de dengue no Litoral Norte | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Área da recepção da UPA de Caraguatatuba, cidade que registra 768 casos de dengue
Área da recepção da UPA de Caraguatatuba, cidade que registra 768 casos de dengue Foto: Reginaldo Pupo

Caraguatatuba lidera casos de dengue no Litoral Norte

Até esta quinta-feira, 2, ao menos 768 pacientes tiveram diagnósticos confirmados para a doença


03 de maio de 2019 às 10:44
Por Reginaldo Pupo
Área da recepção da UPA de Caraguatatuba, cidade que registra 768 casos de dengue
Área da recepção da UPA de Caraguatatuba, cidade que registra 768 casos de dengue Foto: Reginaldo Pupo

Casa localizada no bairro Rio do Ouro, com restos de garrafas de vidro. Local pode servir de criadouro para o mosquito transmissor da dengue
Casa localizada no bairro Rio do Ouro, com restos de garrafas de vidro. Local pode servir de criadouro para o mosquito transmissor da dengue Foto: Reginaldo Pupo

Contêiner instalado ao lado da UPA para abrigar acompanhantes de pacientes da dengue
Contêiner instalado ao lado da UPA para abrigar acompanhantes de pacientes da dengue Foto: Reginaldo Pupo

A exemplo de diversas cidades do estado de São Paulo, Caraguatatuba vem liderando o número de casos de dengue no litoral norte. Até esta quinta-feira, 2, ao menos 768 pacientes tiveram diagnósticos confirmados para dengue. A cidade já teve três óbitos confirmados. A última epidemia registrada em Caraguatatuba foi em 2015.


Em toda a região são 1,2 mil casos confirmados, de acordo com as prefeituras.  E os números não param de crescer.  São Sebastião registrou até o momento 192 casos, com uma morte; enquanto Ubatuba possui 207 casos e Ilhabela, 64.


Neste ano, a quantidade de casos vem alterando a rotina da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caraguatatuba desde a temporada de verão, que fica praticamente lotada durante 24 horas. O número de pacientes é tão grande que a prefeitura local instalou há algumas semanas, ao lado da UPA, um caminhão para auxiliar nos atendimentos. Um contêiner também foi instalado para abrigar os parentes que acompanham as pessoas com os sintomas da doença.


A dona de casa Isabela de Freitas, 45, afirmou que aguardou por mais de três horas para que seu sobrinho de 16 anos pudesse ser atendido. “Moro aqui há 15 anos e nunca vi tantos casos de dengue como neste ano. Na minha rua há seis casos de dengue”, disse ela, se referindo ao bairro Poiares, que registrou até o momento o maior número de casos na cidade.


Uma verdadeira operação de guerra foi montada pela prefeitura para tentar inibir o avanço da doença, com diversas ações nos bairros, entre elas, a nebulização de inseticidas contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença; e o recolhimento de objetos, latas e entulhos que possam acumular água e, desta forma, eliminar possíveis criadouros.


São Sebastião

A cidade de São Sebastião também intensificou as nebulizações em imóveis na última quarta-feira, 1º, feriado do Dia do Trabalhador, no bairro da Topolândia. Ao todo sete imóveis foram vistoriados.

De acordo com a prefeitura, as creches Adriana Vasques, Meire Vasques, Centro de Referência a Assistência Social (CRAS), Centro Integrado Profissionalizante (CIP), Centro Comunitário; e Projeto Viração foram nebulizados. Ainda durante o feriado, equipes Vigilância Epidemiológica também realizaram nebulização veicular em 20 quarteirões na Vila Sahy, na Costa Sul do município.


Ilhabela

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, convocou todas as secretarias municipais para participar neste sábado, 4, de um mutirão de combate à dengue, para estimular a participação do Comitê Interinstitucional da Sala de Comando Municipal de Combate a Endemias no município.

De acordo com o prefeito, os grupos começarão os trabalhos no início da manhã do sábado e seguirão um roteiro que será definido pelos coordenadores da Secretaria de Saúde. Segundo a prefeitura, o arquipélago registrou 74 casos de dengue até a última terça-feira, 30, sendo 64 de dengue autóctone e sete importados.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral