Guarujá institui transporte especial para pessoas com mobilidade reduzida | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Foto: Hygor Abreu/PMG

Guarujá institui transporte especial para pessoas com mobilidade reduzida

Para a utilização do Serviço Especial Avant, o munícipe deverá se cadastrar junto à Ditran


02 de maio de 2019 às 13:51
Por Da Redação
Foto: Hygor Abreu/PMG

Foto: Hygor Abreu/PMG

Durante a cerimônia de entrega dos veículos destinados às áreas da segurança e saúde, ocorrida na segunda-feira, 29, o prefeito de Guarujá, Válter Suman assinou o Decreto 13.081, que institui o Serviço Público Especial de Transporte de Pessoas com Deficiência em Veículos Adaptados (Avant).


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNGUARUJA2  🕵‍♂ Informe-se, denuncie!


A iniciativa está integrada ao serviço público regular de transporte coletivo de passageiros e será organizada pela Diretoria de Trânsito e Transporte Público de Guarujá (Ditran). O prefeito comentou: “É mais uma conquista para nossa cidade, bem como para os pacientes da internação domiciliar, pessoas com insuficiência renal, respiratória e cardíaca, que precisam tanto de um apoio”.


O Avant é destinado ao transporte gratuito de pessoas com deficiência que dependem de cadeira de rodas para sua locomoção ou apresentem comprometimento severo da mobilidade, o que inviabiliza o acesso e o uso do transporte público coletivo convencional.


Os usuários contarão com duas modalidades de atendimento: regular - realizada por meio de uma programação de viagens fixas; e eventual - para viagens esporádicas, de forma a auxiliar tratamentos de saúde, consultas médicas, exames e similares.


Para a utilização do Serviço Especial Avant, o munícipe deverá se cadastrar junto à Ditran. É necessário que o interessado comprove por meio de uma Ficha de Avaliação Médica, que depende de cadeiras de rodas para sua locomoção ou apresenta comprometimento severo da mobilidade que inviabilize o acesso e uso de transporte público coletivo convencional. Além disso, é necessário preencher uma ficha de inscrição e de programação de viagens.


Todo o regulamento do serviço especial Avant será estabelecido nos próximos dias, por resolução conjunta das Secretarias de Defesa e Convivência Social (Sedecon) e Saúde (Sesau). Nela serão descritos os procedimentos de cadastramento, regras de utilização, sanções, prazos e demais normas necessárias à operacionalidade do sistema.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral