Campb promove capacitação para a Casa de Apoio | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Geral
Foto: Divulgação/Campb

Campb promove capacitação para a Casa de Apoio

Qualificação aborda conhecimentos sobre política de acolhimento institucional

02 de maio de 2019 às 12:26
Por Da Redação
Foto: Divulgação/Campb

Foto: Divulgação/Campb

O Instituto Campb realiza entre esta quinta e sexta-feira, 2 e 3 de maio, uma capacitação ministrada pela Associação dos Pesquisadores de Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (Neca). O intuito é qualificar o atendimento dos usuários nos serviços de acolhimento institucional e capacitar cuidadores quanto a conhecimentos sobre a política de assistência social e a abordagem de crianças e adolescentes.


Participe dos nossos grupos ℹ  https://bit.ly/2V5uzJq 🕵♂ Informe-se, denuncie!


A formação, direcionada aos profissionais do Serviço de Acolhimento Institucional do município, a Casa de Apoio, ocorre no auditório do Sesc-Bertioga, instalado na rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20, no Rio da Praia, a partir das 8 horas.


Para o presidente do Instituto Campb, Plinio Aguiar, a capacitação dos profissionais do serviço de acolhimento é uma oportunidade de aprimoramento no cuidado com as crianças e os jovens. Disse ele: “Assumimos o termo de colaboração do equipamento no início do ano e, desde então, estamos empenhados em atender da melhor forma nossos jovens. A escolha do Neca para ministrar essa capacitação foi um trabalho de equipe. Estudamos e fomos atrás do melhor para nossa cidade. Nossos funcionários, que exercem um papel importante na rede de proteção das crianças e adolescente, merecem o melhor para oferecer a excelência”. 


Curso

No intuito de estimular a participação da rede de garantia e proteção no cuidado coletivo das crianças, adolescentes e suas famílias, o curso conta com carga horária de 16 horas, sendo 8 horas destinadas aos profissionais da rede de acolhimento da prefeitura e convidados, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


A formação também busca criar espaços de reflexões sobre as práticas usuais dos serviços de acolhimento, de forma a viabilizar mudanças de atitudes e de ações mais condizentes com as aquisições teóricas do comportamento humano.


O Plano Individual de Atendimento (PIA) é outra ferramenta trabalhada. Nela, os profissionais analisam os instrumentos da proteção integral, a pactuação do sistema de justiça, audiências concentradas e a participação da criança e a família.


No plano pedagógico do curso também está inclusa a rotina do abrigo, os limites e a autonomia, assim como os conflitos e dinâmicas entre plantões de educadores e a comunicação interna. 


Neca

A Associação dos Pesquisadores de Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (Neca), fundada em 2005, é a primeira entidade brasileira filiada à Federação Internacional das Comunidades Educativas (Fice). Países como a Espanha, Bulgária, Romênia, Alemanha, Holanda, Luxemburgo, Sérvia e Israel aprovaram o nome do Neca para integrar essa rede internacional


A missão da associação é gerar e difundir conhecimentos e metodologias para o aprimoramento, inovação e  articulação de políticas de intervenção na defesa de direitos da criança, do adolescente, do jovem e de sua família.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral