CET-Santos inicia ações do Maio Amarelo | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Foto: Rogério Bomfim

CET-Santos inicia ações do Maio Amarelo

Emissário Submarino conta com minipista de trânsito para crianças das 9 às 14h


01 de maio de 2019 às 09:34
Por Da Redação
Foto: Rogério Bomfim

Foto: Rogério Bomfim

Foto: Rogério Bomfim

Com ação educativa para crianças, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) dará início, nesta quarta-feira, 1º, às atividades do Maio Amarelo, o movimento de amplitude mundial que tem como proposta mobilizar a sociedade por um trânsito mais seguro. A edição deste ano tem como tema “No trânsito, o sentido é a vida”. Ainda como parte da programação local, CET lançará o projeto Educablitz. 

Participe dos nossos grupos ℹ https://bit.ly/2V5uzJq 🕵♂ Informe-se, denuncie!

A atividade que abre o Maio Amarelo na Cidade será realizada no Parque Municipal Roberto Mário Santini (emissário submarino), no José Menino. No local, na quarta-feira, entre 9h e 14h, funcionará a minipista de trânsito e as crianças poderão, acompanhadas pela equipe educativa da CET, passear em minibugues e aprender sobre comportamentos que preservam a vida de pedestres e motoristas.

Os pequenos também vão receber cartilha para colorir, além de um minitalonário para avaliar pai, mãe, avós e outros adultos na condução de veículos. A intenção é que as crianças sejam fiscais e cobrem posturas seguras das pessoas com as quais convivem.

Educablitz

O projeto Educablitz será desenvolvido a partir da próxima semana, quando a equipe do Programa de Educação para o Trânsito fará a abordagem de condutores observados em alguma prática irregular. Situações do tipo: utilizar ou manusear celular, trafegar sobre marca de canalização (zebrado) ou ilha (rotatória), parar em fila dupla e estacionar em local proibido.

Na oportunidade, o motorista receberá um disco interativo ilustrado com as principais regras e sinalizações de trânsito. Também será convidado a participar de palestra, na CET-Santos (Av. Rangel Pestana, 100, Vila Mathias), com o tema “Mais conhecimento, menos acidentes”.  Terá duas opções de datas: 14 de maio, às 18h, e dia 28, às 8h30.

Durante a abordagem, o agente do programa de educação explicará qual a infração cometida pelo condutor e este assinará um termo (com dados do condutor, do veículo e da infração), declarando estar ciente da orientação feita e do convite para assistir à palestra.

Na palestra será possível tirar dúvidas, receber informações sobre a localização dos radares, uso correto de rotatórias, os procedimentos para recorrer de multas, além atualização sobre as leis de trânsito. Às questões levantadas que, eventualmente, não possam ser esclarecidas no momento, a companhia, por meio da Gerência de Comunicação e Educação, fará contato com o participante.

Além dos condutores abordados nas blitze educativas, a palestra será aberta a motoristas em geral interessados em reciclar seus conhecimentos. O agendamento poderá ser feito por envio de WhatsApp para o número 99795-5943.

Bairros

O Educablitz percorrerá os bairros, começando pela Vila Mathias, no próximo dia 6. Na primeira semana será levado, ainda, ao Gonzaga (dia 7), Campo Grande (8), Marapé (9) e Boqueirão ((10). A equipe vai circular sempre das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h.

Segurança Viária 

O Maio Amarelo é um movimento internacional que tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. O objetivo é colocar em discussão a segurança viária e mobilizar órgãos governamentais, instituições e entidades da sociedade civil, organizada em ações de conscientização para mudar a trágica realidade do trânsito em todo mundo.

Foi em 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Assim,maio tornou-se mês de referência para a causa. Já o amarelo simboliza a atenção e é também a cor da sinalização de advertência no trânsito.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral