Nova OS assume saúde de Bertioga | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Foto: Diego Bachiega

Nova OS assume saúde de Bertioga

INTS Brasil inicia os trabalhos de gestão nesta quarta-feira de feriado, 1º de maio


30 de abril de 2019 às 16:19
Por Da Redação

A partir desta quarta-feira, 1º, o Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS Brasil) assume a gestão do Hospital Municipal, Pronto Atendimento, Serviço de Apoio de Diagnóstico e Terapêutico (SADT) e o SAMU de Bertioga. Atualmente, esses serviços realizam cerca de 12 mil atendimentos por mês.

A Organização Social de Saúde (OSS) foi fundada em 2009 no estado da Bahia e celebrou contrato de dois anos de gestão do serviço com a prefeitura. No primeiro ano, o valor está estimado em cerca de R$ 32 milhões. O novo modelo permite à Secretaria de Saúde cobrar resultados e melhorias. Está prevista a adoção de padrões de qualidade e funcionamento para aperfeiçoar o atendimento e fortalecer o acolhimento aos pacientes.

Além disso, a gestora deve investir em capacitação e qualificação dos funcionários, melhorando qualidade da assistência. “Estão previstos no contrato R$ 50 mil por mês para investimento em aquisição de novos equipamentos e melhorias no Hospital e no Pronto Atendimento”, diz o secretário municipal de Saúde, Fernando Moreira.

Na opinião do secretário, a gestão pela OS trará mais agilidade na tramitação de compras e serviços, diferente do processo licitatório. “Tínhamos quase 20 contratos administrativos de prestadores de serviço diferentes. Um esforço de gerenciamento muito maior do que no novo modelo”, completa Moreira.

Segundo a prefeitura de Bertioga, agora o Executivo poderá concentrar mais esforços na Atenção Básica. Continuam sob gestão da administração municipal as cinco unidades de saúde da cidade, o Centro de Especialidades Médicas e o serviço de transporte sanitário.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral