Ventos de 123km/h causam estragos no litoral norte | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Foto: Enviado via WhatsApp

Ventos de 123km/h causam estragos no litoral norte

Ilhabela decreta estado de emergência


29 de abril de 2019 às 12:13
Por Reginaldo Pupo

As cidades do litoral norte contabilizam os prejuízos causados por um vendaval que atingiu 123km/h no final da tarde desde domingo, 28, deixando um rastro de destruição e provocando a queda de centenas de árvores e alagamento de várias ruas e avenidas em bairros desses municípios e em trechos da rodovia Rio-Santos. Somente em Ilhabela, a prefeitura registrou a queda de mais de 300 árvores. A Defesa Civil do Estado informou que em algumas cidades os ventos atingiram 95km/h.


Participe dos nossos grupos ℹ  https://bit.ly/2V5uzJq 🕵♂ Informe-se, denuncie!


Ainda na manhã desta segunda-feira, 29, vários bairros de São Sebastião, Caraguatatuba e Ilhabela ainda estavam sem energia elétrica e o fornecimento de água também seguia prejudicado em alguns bairros. Os serviços de internet e telefonia fixa sofrem oscilações desde a noite de domingo, 28.


O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, decretou estado de emergência. As aulas da rede municipal de ensino foram suspensas. No arquipélago, a força dos ventos arremessou para a orla várias lanchas, iates, veleiros e barcos. Algumas embarcações foram parar na principal avenida da cidade.


As quedas das árvores atingiram a rede elétrica e deixaram 17 mil moradores sem energia. Na manhã desta segunda-feira, 29, ao menos 4,2 mil moradores ainda estavam sem o fornecimento.


Uma família foi resgatada de um veleiro após a embarcação naufragar na região da Ponta da Canas, também em Ilhabela. Havia um bebê de nove meses a bordo. Um barco que passava pelo local conseguiu resgatar a família, que enfrentava as altas ondas em um pequeno bote. Ninguém se feriu.


Segundo a prefeitura, uma pessoa está desaparecida no mar, também no arquipélago, mas o desaparecimento se refere a outra ocorrência. Um casal estava à deriva após o barco em que estavam virar. O marido foi resgatado, mas a esposa desapareceu.


Um grupo de 25 turistas está isolado desde domingo na praia de Castelhanos, também em Ilhabela, pois a estrada de terra que dá acesso à praia, de 24km de extensão, foi bloqueada com a queda de diversas árvores. Uma pessoa se feriu após o carro em que estava ser atingido por uma árvore. Ela foi socorrida com ferimentos leves e passa bem.


A travessia de balsas entre São Sebastião e Ilhabela foi paralisada por cinco horas no domingo. Centenas de usuários ficaram presos nos terminais de embarque e receberam lanches e cobertores das equipes da Defesa Civil dos dois municípios.


O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBmar) seguia nesta segunda-feira, 29, realizando um levantamento dos estragos causados pelo vendaval e um balanço deverá ser divulgado nesta tarde.


São Sebastião

A Defesa Civil de São Sebastião está realizando o monitoramento das áreas de risco e o atendimento de ocorrências. Segundo o órgão, 27 quedas de árvores na rodovia Rio-Santos foram registradas no trecho da região central da cidade


Houve também 16 pontos de ruptura na fibra óptica de telefonia e internet entre o centro e a Costa Norte e o registro de queda de energia desde o bairro Barra do Sahy, na Costa Sul, até o Canto do Mar, na Costa Norte.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral