Instituto Argonauta comemora Dia Mundial do Pinguim neste sábado, 27 | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Foto: Instituto Argonauta

Instituto Argonauta comemora Dia Mundial do Pinguim neste sábado, 27

Palestra sobre impacto da ação humana nos oceanos acontece às 10h30, no maior pinguinário do Brasil, em Santo André


25 de abril de 2019 às 12:02
Por Da Redação
Foto: Instituto Argonauta

Foto: Instituto Argonauta

Foto: Instituto Argonauta

O Instituto Argonauta e a Sabina Escola Parque do Conhecimento, localizada em Santo André, na região do Grande ABC, promovem neste sábado, 27, às 10h30, a palestra O Impacto da Ação Humana nos Oceanos, em comemoração ao Dia Mundial do Pinguim, celebrado neste dia 25 de abril. A palestra será ministrada na Sabina, pela bióloga Natália Della Fina, mestre em Pesca e Aquicultura, que atua na base do Instituto Argonauta em Ubatuba e abordará aspectos da vida dos pinguins e os efeitos da poluição na sobrevivência de toda a vida marinha. 

As inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira (25), pelo e-mail sabina@santoandre.sp.gov.br. A Sabina Escola Parque do Conhecimento possui o maior pinguinário do Brasil. A atual população passou para 35 indivíduos. O Instituto Argonauta é o responsável técnico pelo Zoológico da Sabina e obteve sucesso na reprodução assistida sob cuidados humanos de pinguins de Magalhães (Spheniscus magellanicus). 

Em dezembro de 2018, foram registrados o nascimento de 7 novos pinguins. O primeiro ovo foi botado em 2012 e, no ano seguinte, registrado o primeiro nascimento da espécie. Desde então, todos os anos ocorrem nascimentos no local. Ao todo, já foram registrados 22 nascimentos com sucesso. Nesta temporada reprodutiva teve 17 posturas de ovos, sendo nove casais.

A escola parque é da prefeitura local, com quem o Instituto Argonauta mantém convênio desde 2006. O local foi construída a partir de um projeto da equipe da Terramare e do Aquário de Ubatuba. Posteriormente, o Instituto Argonauta passou a administrar a parte dos aquários da Sabina.

Sabina Escola Parque do Conhecimento fica na rua Juquiá, s/nº, Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135) e funciona aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30. As sessões do Planetário acontecem às 11h e às 15h.

Os ingressos são grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes pagam R$ 20, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos. Mais informações pelo telefone (11) 4422-2000.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral