Operação de mergulho no feriado de Páscoa retira resíduos do mar | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Foto: Divulgação/OPL

Operação de mergulho no feriado de Páscoa retira resíduos do mar

Pneus, celular, escova de dente, garrafas de vidro, facas, varas de pesca e pilhas foram recolhidos pela Ação Lixo Marinho


24 de abril de 2019 às 16:47
Por Da Redação
Foto: Divulgação/OPL

Foto: Divulgação/OPL

Foto: Divulgação/OPL

Foto: Divulgação/OPL

Foto: Divulgação/OPL

Desde fevereiro a Ação Lixo Marinho, realizada pela empresa Operação Praia Limpa, tem percorrido o canal e comunidades de Ilhabela fazendo limpeza de superfície e costeira, além de mergulhos para a retirada de lixo submerso. Neste verão, mais de duas toneladas de resíduos já foram recolhidas do mar, entre plásticos, ferros, materiais de pesca, calçados, vasos sanitários e tantos outros objetos.

Só neste último final de semana, no feriado de Páscoa, a equipe retirou 579kg de lixo do mar, em uma operação de mergulho, limpeza de superfície e costeira. “Esse final de semana impressionou a quantidade de resíduos que retiramos do fundo do mar”, conta o diretor da Operação Praia Limpa, Rogério Vieira Lima Muniz.

A operação de Páscoa começou no sábado, 20, com limpeza de superfície e costeira do lado Norte da Ilha, entre as praias da Barra Velha até Pacoíba, e do lado Sul, nas costeiras das praias do Curral e Bexiga. Nestes locais, muito plástico, cordas, vidro, isopor, chinelos e até escova de dente foram encontrados.

Já no domingo, 21, quatro mergulhadores passaram horas recolhendo lixo do fundo do mar. A ação foi feita nos píeres da Vila e da Praia do Pinto. Foram retirados nove pneus de carros, um pneu de caminhão, 51 garrafas de vidro, facas, pilhas, escapamento de barco, amortecedor de caminhão, talheres, painel de fogão, vela de motor, canos e muitas ferragens. “A alta presença de metais no ambiente marinho apresenta um alto risco de aprisionamento ou ferimentos aos animais, além disso, esses materiais foram encontrados no fundo do mar, provocando grandes chances de perturbação numa vasta diversidade de espécies, visto que elas dependem deste ambiente na sua forma natural”, alerta o engenheiro ambiental Kelvin Teixeira.

A ação Lixo Marinho, realizada pela empresa Operação Praia Limpa, é contratada pela prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e recebe o apoio institucional das empresas Concessionária Chevrolet Veibrás, Macboot, Rádio Ilhabela FM, ABLM, Instituto Supereco e KL Ambiental – Engenharia e Consultoria.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral