Fortaleza da Barra Grande ganha nova iluminação | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Foto: Divulgação

Fortaleza da Barra Grande ganha nova iluminação

Patrimônio histórico localizado em Guarujá contará com revitalização de todo o sistema elétrico


24 de abril de 2019 às 12:40
Por Da Redação

A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, patrimônio histórico nacional localizado em Guarujá, ganha nova iluminação nesta quinta-feira, 25. O Instituto Neoenergia está instalando um projeto luminotécnico que, além de valorizar a importância histórica do monumento, substitui todo o sistema elétrico e de iluminação existentes por um novo sistema, mais eficiente.


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNGUARUJA2  🕵‍♂ Informe-se, denuncie!


Conhecido pela belíssima vista à Baía de Santos, o monumento é a única fortificação espanhola no Brasil e integra a lista de concorrentes ao título de Patrimônio Histórico pela Unesco. A fortificação abriga o Museu Histórico, local muito visitado por estudantes da região. As instalações internas do prédio, erguido em 1584, foram totalmente revitalizadas, iluminando e fornecendo energia em espaços que antes não eram atendidos. A área externa também recebeu novos pontos de iluminação que destacam as muralhas da fortificação.


Além da preservação do patrimônio artístico-cultural, o  novo sistema elétrico prevê uma eficiência de 25% em relação ao antigo projeto de iluminação. Os equipamentos instalados têm a previsão de durar 20 vezes mais que a iluminação convencional, o que reduz o custo com manutenção no local.  O projeto de revitalização foi conduzido em parceria com a  Formarte e a prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Cultura.  


O secretário de Cultura de Guarujá, Marcelo Nicolau, afirma que a ação realizada pelo Instituto Neoenergia é essencial para a Fortaleza da Barra Grande na disputa pelo título de Patrimônio Mundial da Unesco. Disse ele: “A revitalização da iluminação da Fortaleza da Barra é importante principalmente para a visibilidade do nosso patrimônio, mas também, um incentivo às atividades que serão realizadas com uma melhor estrutura e o fomento do orgulho que a população sente ao assistir um símbolo da história e cultura da cidade reacender.”


Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral