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Canal de Ilhabela
Canal de Ilhabela Foto: Sabesp

Pesquisa aponta 80% de satisfação do cliente Sabesp

No Litoral Norte, numa escala de zero a 10, as cidades obtiveram médias entre 7,2 e 8, incluindo avaliações sobre qualidade da água, coleta de esgotos e serviços


24 de abril de 2019 às 12:05
Por Da Redação

A Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) realizou em 2018, a Pesquisa de Satisfação dos usuários de água e esgoto dos municípios por ela regulados. Os 321 municípios sorteados para responder ao questionário totalizaram a realização de 76.238 entrevistas, presenciais e por telefone.

O objetivo da pesquisa é mensurar a satisfação dos clientes da Sabesp com relação aos serviços oferecidos como abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, execução de serviços, atendimento, entre outros.

No Litoral Norte, as notas dadas pelos usuários aos serviços prestados foram 8 para Caraguatatuba, 7,6 para São Sebastião, 7,5 para Ubatuba e 7,2 para Ilhabela. Os quesitos avaliados foram tempo de execução de trabalhos, sinalização de alerta, retirada de entulho, serviços de esgoto e de abastecimento – destaque para este último, com aprovação de 82,5%.

Outro ponto da avaliação está relacionado aos canais de comunicação da Sabesp com o público em geral. Num período de 6 meses, de toda a carta de clientes da Companhia, o percentual de procura do cliente pela empresa foi pequeno: 19,5% para Caraguatatuba, 29,8% para Ilhabela, 23,6% para São Sebastião e 19,3% para Ubatuba. Desse total, a maioria dos acionamentos ocorreu por telefone, e outra parte pessoalmente, nas agências de atendimento – o que mostra que o consumidor ainda usa em menor escala o atendimento virtual.

Paralelamente, a Sabesp também realiza anualmente a pesquisa de satisfação com os clientes, e em uma avaliação geral o índice de aprovação de 2017 para 2018 foi de 87% para 92% em água, 76% para 80% em esgotos e 81 para 82% para serviços em geral.

Para que a Companhia possa trabalhar continuamente na melhoria dos serviços prestados à população é muito importante que o cliente utilize os canais de comunicação, nas agências físicas, pelo portal Sabesp (www.sabesp.com.br), pelo aplicativo de celular Sabesp Mobile ou na Central de Atendimento que funciona 24 horas pelo telefone 0800 055 0195.

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