Caraguá entrega Centro de Referência da Saúde da Mulher | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral

Caraguá entrega Centro de Referência da Saúde da Mulher

Entrega oficial integrou a programação dos 162 anos de emancipação da cidade


23 de abril de 2019 às 09:54
Por Da Redação
Foto: Luís Gava/PMC

Foto: Luís Gava/PMC

Foto: Luís Gava/PMC

O Centro de Referência da Saúde da Mulher Dra. Ana Maria Veronesi foi oficialmente entregue à população de Caraguatatuba no sábado, 20. O evento integrou as comemorações dos 162 de emancipação político-administrativa da cidade.


Participe dos nossos grupos ℹ https://bit.ly/2V5uzJq 🕵♂Informe-se, denuncie!


O Centro de Referência da Saúde da Mulher terá consultas de ginecologia, pré-natal de alto risco, mastologia, endocrinologia, nutricionista, psicologia e pediatria, além de exames de mamografia, densitometria óssea, ultrassonografia e exames citológicos de papanicolau. O espaço abrigará ainda o Centro de Atendimento Materno Infantil (CEAMI) e o Banco de Leite Humano.


Segundo a Secretaria de Saúde, todas as mulheres que necessitem de atendimento ginecológico e precisem de especialidades terão encaminhamento ao Centro de Referência. Além disso, todos os recém-nascidos terão a primeira consulta com pediatra na nova unidade e a mãe terá o apoio no Centro de Atendimento Materno Infantil (CEAMI), além de atividades de pré-natal. A gestação de alto risco também será realizada no Centro de Referência. A unidade contará também com psicólogos e assistentes sociais exclusivos para atendimentos de mulheres vítimas de violência.


Referência

O secretário de Obras Públicas, Leandro Borella, disse na cerimônia que esse foi um dos seus maiores desafios. Disse ele: “O prefeito quando me chamou e disse que alugaria esse prédio pediu adaptações e que inauguraria no dia 20 de abril. Corremos contra o tempo e com empenho da minha equipe e da equipe da Saúde estamos entregando uma obra feita com carinho para as mulheres”.


A inauguração do prédio foi elogiada também pelo prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório. “Ficou muito bonito este espaço. Caraguatatuba e Ilhabela se tornam referências no atendimento da mulher entre as cidades do Litoral Norte”, destaca.


Já o prefeito Aguilar Junior frisou que a criação do Centro de Referência da Saúde da Mulher era um de seus sonhos e foi pensado quando foi montado seu plano de governo. Ele ressaltou: “A mulher merece carinho e respeito. Esse espaço foi pensado lá atrás quando nem era prefeito da cidade. No Centro de Referência, a mulher será amparada, acolhida e com todo carinho que merece. Uma das obras que mais me emociono. As mulheres de Caraguatatuba estão de parabéns. Destaco ainda que a unidade não poderia ter melhor homenagem. Dra. Ana Maria é exemplo de mulher, cidadã e profissional”.


O prefeito de Caraguatatuba também anunciou outras melhorias na área da Saúde ainda este ano. Aguilar Junior finalizou: “Já está em licitação as obras de ampliação de 54 leitos na Casa de Saúde Stella Maris, a construção das UBS’s no Golfinhos e Gaivotas, o início do projeto de Atendimento Domiciliar de Acamados, a Carreta da Saúde 'Dr. da Gente', o concurso Agentes Comunitários de Saúde, além da ampliação de equipes ESF. Por fim, ainda este ano vamos inaugurar a UPA Zona Sul, o CAPS Sumaré e o CAPS AD Perequê. Cada real que vai para saúde é investir na qualidade de vida de nosso povo”.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral