Morre Orestes Amparo Filho, o Ted de Bertioga | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Morre Orestes Amparo Filho, o Ted de Bertioga

Da Redação
21 de abril de 2019 às 13:05

Faleceu hoje, 21 de abril, Orestes Amparo Filho, o querido Ted de Bertioga. O sepultamento está previsto para às 16h30, no cemitério municipal de Bertioga. Nascido em Bertioga, há 63 anos, Ted era um caiçara apaixonado por sua terra natal e a história de sua família faz parte da história da cidade.

Ted deixa esposa e três filhas. Confira a seguir trechos de entrevistas que Orestes concedeu ao Sistema Costa Norte de Comunicação, publicadas na revista especial de aniversário da cidade, nos anos de 2014 e 2015, e que eternizaram a história deste grande homem, empreendedor, marido e pai de família.


Trechos de entrevista concedida em 2014

O avô de Ted chegou em Bertioga no ano de 1912 e se dedicou à plantação de banana, na área hoje conhecida como antigo Jardim Veleiros. Ted era apaixonado por Bertioga e em entrevista de 2014 falou sobre a área onde viveu e empreendeu: “Isso aqui tudo era bananal, até o mangue. As frutas eram exportadas para a Argentina. Depois, mais ou menos nos anos 1950, com o declínio do ciclo da banana, ele e meu pai, que nasceu em 1927, começaram a trabalhar com o peixe seco, não havia gelo, não havia estrada, não havia caminhões, então se pescava o peixe, secava e levava de barco para vender em Santos. Era isso que movimentava a economia da época. A partir dos anos 1970 começou a ter gelo, estradinhas e aí teve início outra realidade”.


Ted era comerciante no ramo de marinas e sempre viu o turismo como a única opção viável para Bertioga. Ele preconizava: “O futuro de Bertioga é o turismo ou o turismo. Não tem outro caminho”. Ressaltava que Bertioga tem características peculiares que favorecem o seu potencial.  “Ela está só a 100 km da capital, tem uma natureza maravilhosa, duas estradas boas e a ligação seca entre Guarujá e Santos vai representar um grande futuro para Bertioga”. Mas, neste aspecto, fazia um alerta: “Os turistas, com o passar do tempo, ficaram muito exigentes, então a cidade precisa melhorar em segurança, atendimento e infraestrutura de serviços”.


Orestes nunca deixou de demonstrar o amor por Bertioga e pelos amigos: "Já viajei para muitos lugares e por todo o mundo. Mas não existe nada como Bertioga. Para eu ir à padaria comprar um pãozinho, levo duas horas; encontro amigos e, em cada encontro, é uma conversa. Não tem isso em outro lugar do mundo; não tem nada que pague".


Trecho de entrevista de 2015

A história da família teve início em tempos difíceis, quando a pesca ditava o ritmo de vida e a economia local. Sendo assim, os peixes e as histórias de pescador permeiam as memórias da época como contava Ted: “Em 1964, meu pai pescou um peixe chamado mero, espécie de garoupa, pesando 356 quilos; ele colocou o espinhel para pescar os peixes, e, pela manhã, este peixe estava preso ao anzol. Naquela época, não havia como pesar em Bertioga e ele foi transportado até Santos pela lancha da Cia. Santense de Navegação”.


Descanse em paz grande caiçara.


http://d.costanorte.com.br/bertioga-especial/29255/centro


http://d.costanorte.com.br/bertioga-especial/28061/licao-de-empreendedorismo

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano de 4 a 10 de junho

  • Coroa - 4 a 10 de junho

    COROA -  (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Semana de muita correria, reuniões trabalhistas , acertos financeiros enfim chegou  a hora de correr atrás de seus objetivos com mais seriedade e fé. Bom momento para cuidar um pouco mais de você, da sua saúde física e espiritual.  Algumas questões familiares ainda precisam ser melhores resolvidas, mas tudo tende a ficar melhor depois de uma conversa franca sobre o assunto. No amor é hora de esclarecer as dúvidas e colocar fim em encrencas desnecessárias.

  • Candeias - 4 a 10 de junho

    CANDEIAS - (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Uma nova fase de luz e raciocínio lógico, você se desprende de situações desfavoráveis e segue mais confiante em questões profissionais. Esta será uma boa semana para negócios , você conseguirá resolver questões de maneira mais positiva. Pequenas crises amorosas podem surgir, mas com o passar dos dias tudo se resolve de maneira mais positiva. Você se afastou um pouco de sua fé, é hora de encontra-la novamente dentro de você.

  • Roda - 4 a 10 de junho

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Os dias que se seguem serão de luz e desapego, momento onde literalmente você chuta o balde diante das questões, se desprende das negatividades e encontra a paz ideal para os seus caminhos. Chegou a hora de evoluir, de buscar novas respostas profissionais, de manter o foco dos seus objetivos e esquecer de questões banais que só atrapalham o seu crescimento. No amor tudo segue tranquilo, você consegue resolver tudo de maneira positiva.

  • Sino - 4 a 10 de junho

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Em busca de dias melhores você segue na esperança de resolver certos assuntos, tenta entender a pessoa amada mas enfrenta algumas dificuldades em aceitar certas situações. Com o passar dos dias tudo tende a acontecer de maneira mais positiva, apesar da semana trazer certos desafios também te trará muita fé e confiança para os seus dias, onde você vai conseguir resolver assuntos profissionais com mais facilidade além de resolver importantes assuntos particulares.

  • Moedas - 4 a 10 de junho

    MOEDAS - (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Momento de raciocínio lógico, uma fase de paz e tranquilidade onde você consegue resolver certos assuntos particulares. Chegou a hora de resolver as questões que te preocupa, ir ao encontro de soluções que farão mais sentido para a sua vida. No amor o segredo é não fantasiar tanto , não se entregar ao desespero e ao medo de perder pois muitas vezes você esquece de viver os bons momentos da relação e se entrega às desconfianças.

  • Adaga - 4 a 10 de junho

    ADAGA -  (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Uma nova luz em questões amorosas, fase de positividade e fé onde você encontra respostas mais favoráveis em seus caminhos. Em questões profissionais os dias que se seguem serão melhores, mais equilibrados em todos os sentidos, você encontra respostas que tranquilizarão o seu coração. As questões familiares que te rondam terão melhores soluções dentro em breve onde você vai conseguir tranquilizar o seu coração.

  • Ferradura - 4 a 10 de junho

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de luz e alegrias, momento onde você consegue se libertar de questões que antes te preocupavam e muito, agora chegou a hora de realizar os seus objetivos com mais seriedade, dar a volta por cima e colocar ordem em questões pessoais. No amor os dias que se seguem te trarão melhores respostas e você se dedicará mais à pessoa amada. Momento de luz, de cuidados espirituais onde a fé renasce dentro de você.

  • Taça - 4 a 10 de junho

    TAÇA -  (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO)  Dias de alegrias e paz, momento de reorganização pessoal, novas respostas trazem o equilíbrio ideal para os seus caminhos. Você busca uma nova luz profissional, tenta manter o equilíbrio em todos os sentidos, vai ao encontro de dias melhores e volta a apostar em seu potencial. No amor uma surpresa te trará mais alegrias nesta semana, algo que você já tinha dado por perdido em sua vida ganha uma nova resposta.

  • Capela - 4 a 10 de junho

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Momento de luz, fase de paz e equilíbrio onde você se desprende de certos medos e vai em busca de novidades que farão mais sentido em seus caminhos. No amor uma nova resposta traz a paz ideal para o seu coração, depois de uma fase de muitas lutas chegou a hora de se entregar mais, de deixar tudo acontecer , e a semana te favorece neste sentido onde você ganha a certeza de que tudo acontecerá de maneira positiva.

  • Punhal - 4 a 10 de junho

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Você consegue dar a volta por cima diante de uma importante questão, livra-se das preocupações que antes te tiravam o sono, a semana promete ser proveitosa em todos os sentidos. Chegou a hora de evoluir seus projetos, seguir mais confiante diante das questões , respostas financeiras chegarão esta semana e te ajudará a seguir mais confiante. No amor deixe o tempo agir, ele trará a melhor resposta para o seu relacionamento.

  • Estrela - 4 a 10 de junho

    ESTRELA - 22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Uma fase de luz e raciocínio lógico, chegou o momento de buscar a paz interior, resolver todas as questões de maneira positiva. No amor não se deixe levar pelo ciúme, muitas vezes as questões que te rondam podem ser melhores resolvidas mas é preciso acordar para a realidade, não fantasiar tanto as situações. Chegou a hora de buscar a paz interior, deixar o tempo resolver tudo e seguir mais confiante em seus melhores planos.

  • Machado - 4 a 10 de junho

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Fase de luz e positividade, momento onde você se dedica mais às questões pessoais, se desprende de certos medos que antes atrapalhavam os seus caminhos, segue em frente mais confiante e com mais determinação. No amor o jogo vira, antes você corria atrás agora a pessoa amada é quem sentirá e muito a sua falta, isso te fará bem e você vai alcançar o equilíbrio que tanto deseja em todos os sentidos.Bom momento para dedicar-se mais às questões profissionais.