Prefeitura de Bertioga anuncia construção de 120 moradias na Terra Indígena Ribeirão Silveira | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Foto: Raphael Campos/PMB

Prefeitura de Bertioga anuncia construção de 120 moradias na Terra Indígena Ribeirão Silveira

Anúncio foi feito nesta sexta-feira, 19, durante abertura do Festival da Cultura Indígena


20 de abril de 2019 às 12:14
Por Da Redação

Durante a abertura do Festival da Cultura Indígena, que ocorreu nesta sexta-feira, 19, o prefeito de Bertioga, Caio Matheus, anunciou o projeto de construção de 120 moradias na Terra Indígena Guarani do Ribeirão Silveira, localizada na divisa entre os municípios de Bertioga e São Sebastião. As obras em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) devem começar no segundo semestre deste ano.


Participe dos nossos grupos ℹ https://bit.ly/2V5uzJq 🕵♂Informe-se, denuncie!


De acordo com o Diretor de Habitação, André Santana, desde o começo da gestão a prefeitura tem realizado reuniões com a CDHU, Funai (Fundação Nacional do Índio) e com os moradores da terra indígena para viabilizar a edificação dessas casas. “A primeira fase do projeto prevê a construção de 30 moradias, mas o total a ser construído são 120, número que atende 100% do déficit da aldeia”.

Para o Chefe da Coordenação Técnica da Funai SP, Márcio José Alvim do Nascimento a parceria da prefeitura com o Governo do Estado por meio da CDHU é fundamental para os índios terem melhores condições de vida. “Nós buscamos apoio das prefeituras e fomos bem recebidos. Tanto a prefeitura de Bertioga como a de São Sebastião são essenciais para cada vez mais assistir o povo Guarani”.

Segundo o Secretário de Obras e Habitação de Bertioga, Luiz Carlos Rachid, o governo de Bertioga e de São Sebastião estão em contato e farão reunião com o Secretário de Estado da Habitação para acelerar a conclusão das 120 unidades habitacionais indígenas.

Esse cuidado da prefeitura com o povo indígena é muito importante, conforme declara o Cacique Adolfo Verá Mirim. “O governo municipal está mais próximo da Aldeia para atender as demandas na área de saúde, educação e outras melhorias”.

O festival

Com o intuito de aproximar os caiçaras e visitantes dos hábitos, da língua, da arte e da culinária indígena, a Terra Indígena Guarani do Ribeirão Silveira promove o Festival da Cultura Indígena entre os dias 19 a 21 e de 26 a 28 de abril, das 10h às 15 horas, com diversas atividades.

Durante o evento, os visitante poderão assistir as tradicionais apresentações de canto e dança xondaro e xondária, e de arco e flecha, fazer pintura corporal, conhecer os artesanatos feitos pelos indígenas da tribo, experimentar a culinária tradicional e visitar a área de mata da reserva. 

Para participar, pede-se a contribuição espontânea de 1kg de alimento não perecível. O evento tem apoio da prefeitura de Bertioga e da Sabesp.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral