Um ponto de ônibus para o senhor José | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Prefeitura informou que pacientes com dificuldade de locomoção podem solicitar transporte gratuito
Prefeitura informou que pacientes com dificuldade de locomoção podem solicitar transporte gratuito Foto: Marina Aguiar

Um ponto de ônibus para o senhor José

Aposentado de 84 anos sofre de dor nas pernas e coluna e pede um abrigo para um ponto de ônibus na avenida Airton Senna; prefeitura informou que qualquer munícipe pode solicitar o serviço


18 de abril de 2019 às 14:28
Por Eleni Nogueira
Prefeitura informou que pacientes com dificuldade de locomoção podem solicitar transporte gratuito
Prefeitura informou que pacientes com dificuldade de locomoção podem solicitar transporte gratuito Foto: Marina Aguiar

Senhor José à espera do transporte coletivo, do outro lado da rua
Senhor José à espera do transporte coletivo, do outro lado da rua Foto: Marina Aguiar

A dificuldade de locomoção e de se manter em pé são os maiores impedimentos físicos do aposentado José da Cunha Bueno Filho, de 84 anos, morador da região conhecida como Jardim Paulista, em Bertioga, que faz um pedido ao prefeito Caio Matheus: "Eu queria um abrigo, com banco para eu sentar, porque lá só tem uma estaca".  A solicitação é para um ponto de ônibus localizado na avenida Airton Senna, na altura do número 582, em frente ao campo do União Bertioguense. 


Participe dos nossos grupos ℹ https://bit.ly/2V5uzJq 🕵♂Informe-se, denuncie!


Cansado, com dores e triste com a situação, José explica que  sofre de varizes nas pernas e tem problemas na coluna;  o tratamento é a fisioterapia, duas vezes por semana, em uma clínica conveniada com o Sistema Único de Saúde - SUS, localizada na avenida 19 de Maio, no Jardim Albatroz. Para chegar até lá, precisa utilizar o transporte público. O que parece simples para muitos, é para ele um martírio, já que o ponto de ônibus próximo à sua residência não tem cobertura e nem banco. 


Para aguardar o transporte, ele se vê obrigado a sentar em um pedaço de muro, do outro lado da rua, no sentido de sua residência, de onde observa a vinda do veículo. "Quando vejo ele vindo, tento atravessar, mas geralmente perco, porque não consigo me locomover com rapidez".  E, para isso, ele ainda se arrisca, porque a avenida é muito movimentada e não há sinalização de faixa de pedestre naquele trecho.


José protagonizou uma bonita história em Bertioga;  foi maquinista da Codesp e viveu toda a sua vida na Vila de Itatinga, na qual está instalada a usina hidrelétrica, construída em 1910, e que até hoje gera parte da energia do porto de Santos. "Eu nasci em Santos e, aos dois anos, fui com os meus pais para lá; depois fui contratado e trabalhei até me aposentar". O trabalho de José era conduzir o antigo bondinho e a saudosa maria-fumaça pelos trilhos de Itatinga, levando moradores, trabalhadores e turistas para o local. 


Atualmente, a maria-fumaça está ao relento, enferrujando, como detalha o ex-maquinista: "Dá pena de ver, ela lá, desbotando na chuva".  Uma história triste que encontra paralelo com a necessidade atual de seu José:  de um simples abrigo.


Resposta da prefeitura

Questionada, a prefeitura respondeu que a Diretoria de Trânsito estudará a instalação de ponto de ônibus no local citado pelo morador. Também informou que qualquer munícipe pode solicitar instalação de abrigos. Os pedidos são objeto de estudo por parte da diretoria, considerando critérios de instalação.


Ainda segundo informado, atualmente é a própria diretoria que produz pontos de ônibus. "Queremos resolver essa questão, incluindo na licitação da concessão do transporte coletivo urbano municipal, que a obrigação de instalar e manter os abrigos de ônibus seja da empresa concessionária do transporte coletivo".


Já quanto à sinalização da Ayrton Senna, a informação é de que a vertical já foi feita e a demarcação do piso deve iniciar a partir do próximo dia 22, por uma empresa terceirizada. Entre as demarcações, estão as faixas de pedestres, que serão demarcadas seguindo critérios técnicos.


Transporte gratuito

A Secretaria de Saúde do município informou, ainda, que  o paciente, ou um familiar dele, pode procurar o Departamento de Transporte Sanitário, localizado na rua Mestre Pessoa, 685 - Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, para informar os dias e horários que precisa de transporte para o serviço de fisioterapia.


O serviço é oferecido gratuitamente para pacientes com dificuldade de locomoção, para serviços de saúde dentro e fora do município. Assim como ele, outros pacientes e familiares que necessitem desse apoio, podem contatar o serviço.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral