Guarujá anuncia reforma das Unidades de Saúde da Família | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Foto: Divulgação/PMG

Guarujá anuncia reforma das Unidades de Saúde da Família

Iniciativa já começou a ser executada em duas das seis Usafas da primeira etapa


17 de abril de 2019 às 10:46
Por Da Redação

A prefeitura de Guarujá anunciou que as 15 Unidades de Saúde da Família (Usafas) da rede municipal serão amplamente reformadas. No pacote de serviços, a serem executados a cargo da Organização Social (OS) Pró-Vida, também está a aquisição de novos equipamentos e mobiliários.


Participe dos nossos grupos ℹhttp://bit.ly/CNGUARUJA2  🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Conforme explicado pela prefeitura, a reforma está incluída no contrato com a OS, que engloba além da verba de custeio, recursos na ordem de R$ 2 milhões, específico para investimentos. Para isso, a Pró-Vida apresentou à Secretaria de Saúde, um projeto especial de aquisições, de bens e materiais permanentes. 


Em uma primeira etapa serão contempladas um total de seis unidades. São elas as Usafas: Vila Rã, Vila Edna, Vila Áurea, Cidade Atlântica, Sítio Conceiçãozinha e Jardim Brasil. Os serviços já começaram nas duas primeiras.

 

Conforme explica o secretário adjunto de Saúde de Guarujá, Antonio Henriques, um dos pontos importantes na publicização é a viabilidade, com a agilidade necessária, para a reestruturação física das unidades. “Isso porque, o mesmo processo por meio da prefeitura tem a morosidade de um processo licitatório”, afirmou.

 

Além disso, Henriques acrescenta ainda a vantagem econômica. “É evidente a economia de recursos financeiros, e o processo de reestruturação das unidades de saúde da família, o que trará modernização dos equipamentos de saúde, bem como a melhoria na qualidade e segurança na assistência aos nossos usuários do SUS”, destacou.

 

Straub justifica ainda que todo o trabalho é acompanhando de perto por gestores, coordenadores e técnicos da OS Pró Vida e da própria Secretaria, além do Conselho Municipal de Saúde e a Comissão de Avaliação do Contrato de Gestão.  

 

Usafas da Vila Edna e Vila Rã

Das seis unidades a serem contempladas nesta primeira fase, as Usafas da Vila Edna (avenida Brasil, s/n) e da Vila Rã (rua Maria Geralda Valadão, 1.114) já começaram a receber melhorias.

 

A Unidade da Vila Rã atende a uma população de 16.500 habitantes. Inicialmente, toda a estrutura elétrica será substituída para posterior instalação de novos aparelhos de ar condicionado. O local ganhará ainda iluminação de led, aparelho de eletrocardiograma, autoclave para esterilização de instrumentais, detectores fetais, e câmara de armazenamento de vacinas.

 

Feito isso, toda a estrutura física da Usafa passará por uma ampla modernização. Por isso, durante o período de reestruturação da Unidade, alguns serviços poderão ser transferidos, momentaneamente, para as unidades de saúde mais próximas, garantindo a assistência integral aos usuários.

 

Além desta, a Usafa da Vila Edna também vem recebendo os serviços. O equipamento que atende a 15 mil pessoas, tem recebido intervenções na rede elétrica e hidráulica. A Unidade também terá seu telhado reformado, as infiltrações serão sanadas, assim como o piso e todo o entorno passarão por melhorias.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral