Sabesp alerta sobre lixo e ligações irregulares nas redes coletoras de esgotos | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Sabesp alerta sobre lixo e ligações irregulares nas redes coletoras de esgotos

Da Redação
15 de abril de 2019 às 14:07
Foto: Divulgação/Sabesp

Foto: Divulgação/Sabesp

Todos os anos na temporada de verão as cidades do litoral norte sofrem com o grande volume de chuvas que atinge a região, causando transtornos não somente para turistas e moradores que sofrem com os alagamentos, mas para a Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, cujos sistemas de esgotamento sanitário acabam afetados pelo grande volume de resíduos sólidos e águas pluviais – fruto de ligações irregulares, que chegam até suas redes coletoras, provocando inclusive obstruções.


Com as fortes chuvas, é constante a sobrecarga nas redes de esgotos, projetada e dimensionada para receber exclusivamente esgoto doméstico, composto por 99% de resíduos líquidos e 1% de sólido, ou seja, água de banho, de lavagem roupas e utensílios domésticos, urina e fezes.


Isso acontece porque muitos imóveis acabam conectando calhas e ralos na rede de esgotos, prática esta proibida por lei pelo decreto estadual nº 8468 – 8/09/1976, inclusive passível de multa.


Dessa forma, quando chove, todo o volume de água que deveria chegar à galeria de águas pluviais, e posteriormente aos córregos e rios, vai diretamente para as tubulações da Companhia descaracterizando o efluente doméstico, ou seja, diluindo esse esgoto até então bruto (tal como sai dos imóveis), que após os temporais acaba muitas vezes extravasando nos poços de visita com aspecto/coloração semelhante à água (diferente do esgoto doméstico, caracterizado pela cor escura).


Outro fator importante está relacionado às dimensões da rede de esgoto, que possui diâmetro menor (e com escoamento mais lento) se comparada à tubulação de drenagem urbana. Um grande volume de água de chuva acaba levando areia, terra e lixo para o sistema da Sabesp, provocando entupimento/vazamentos.


Lixo no vaso sanitário

Outro problema de grande incidência está relacionado ao mau uso das redes, com o descarte de lixo por meio do vaso sanitários e ralos de pias. Entre os resíduos mais comuns, que vão parar diretamente nas redes coletoras estão absorventes, fraldas, cotonetes, preservativos, fio dental, remédios vencidos, fios de cabelo, bitucas de cigarros, restos de comida e até mesmo óleo vegetal - 1 litro tem a capacidade de poluir 25 mil litros de água. Para entender o transtorno, bastaria pensar na tubulação de esgoto como uma artéria do corpo humano, passível de entupimento e comprometimento do sistema de circulação pelo excesso de gordura no sangue.


A ligação de águas pluviais na rede e o seu mau uso com o descarte de resíduos sólidos, provoca consequentemente a obstrução das tubulações/artérias fazendo com que o esgoto doméstico, diluído e descaracterizado pelo excesso de água de chuva transborde pelos poços de visitas ou retorne para os imóveis pelos ralos de pias e banheiros. Uma vez que a atribuição da Sabesp é especificamente coletar e tratar esgotos domésticos, cabe ao município fiscalizar, identificar e autuar conexões clandestinas.


Conforme explica o superintendente da Sabesp no Litoral Norte, engenheiro José Bosco Fernandes de Castro, a quantidade de água de chuva, lixo e gordura na rede é absurda. “É preciso conscientização. Para se ter uma ideia, as manutenções periódicas das redes de esgotos do Litoral Norte registram uma média de 20 a 24 toneladas/mês de lixo em nossas tubulações. Estamos falando de ligações de água de chuva em nossas redes e do lixo que é descartado nos vasos sanitários e pias”, destacou.

 

Acumulado de chuva em 2019 e as consequências para a região do LN

Anualmente, o verão é a estação de maior incidência de temporais na região do Litoral Norte, com grandes volumes de chuvas. Em 2019, a expectativa não poderia ser diferente com relação aos índices pluviométricos. As tempestades que atingiram a região nesse período castigaram as quatro cidades do Litoral Norte, e segundo informações oficiais dos municípios, somente em março o acumulado de chuva ultrapassou 600 milímetros, praticamente dobrando a média histórica, que no caso de Ubatuba era de 320 milímetros, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Em Ilhabela, por exemplo, o acumulado atingiu a máxima de 740 milímetros, quase seis vezes mais que o índice registrado no mesmo período em 2018, de 129,7 milímetros.

 

*Medidas simples fazem a diferença"

Para o bom funcionamento das redes coletoras, mesmo em períodos de fortes chuvas, cada um deve fazer a sua parte, depositando todo e qualquer resíduo sólido nas lixeiras e nunca nos vasos sanitários – isso vale também para restos de comida, incluindo pó de café e até mesmo óleo de cozinha, que em contato com outros resíduos forma uma espécie de cola, danificando a tubulação.


Com relação a ligações irregulares, muitas vezes o cidadão não sabe se instalações internas de seu imóvel estão corretas, destinando água de chuva para a galeria pluvial e esgoto para as redes da Companhia. Nesse caso, basta solicitar uma inspeção junto à Central de Atendimento que funciona 24 horas pelo telefone 0800 055 0195.

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo - de 5 a 11 de dezembro

  • Coroa - de 5 a 11 de dezembro

    COROA - Fase favorável para o amor onde você se entrega mais à pessoa amada libertando-se dos seus medos anteriores. Em questões trabalhistas a semana será meio difícil porém você saberá lidar com certas situações embaraçosas, será preciso manter o foco dos seus objetivos e saber usar as palavras certas sem se entregar ao desespero e nem cair em armadilhas propositais que infelizmente alguns insistem em tentar armar para você.

  • Candeias - de 5 a 11 de dezembro

    CANDEIAS - Momento de luz e meditação, você sente a necessidade de voltar-se mais à espiritualidade, dedica-se mais à sua fé e tranquiliza o seu coração, aquele desespero desnecessário começa a se dissipar e você coloca a sua vida no lugar tanto em questões amorosas como em questões financeiras. Os dias que se seguem serão mais proveitosos enfim tudo acontece de uma maneira mais positiva em seus caminhos. Segue em frente com seus bons planos trabalhistas.

  • Roda - de 5 a 11 de dezembro

    RODA - O fim de uma fase de dúvidas, a semana será bem esclarecedora em questões profissionais, e você conseguirá resolver tudo o que está te atrapalhando de uma certa maneira. No amor o segredo é manter o equilíbrio, saber esperar o momento certo para conversar e se desprender  de tudo o que possa atrapalhar seus bons planos. Com o passar dos dias você terá a resposta ideal que enfim te trará a tranquilidade e a certeza de dias melhores.

  • Sino - de 5 a 11 de dezembro

    SINO - Momento de dúvidas em questões amorosas, você se precipitou e pode ter jogado fora uma grande oportunidade em sua vida, tente manter a calma para não complicar mais o seu ado amoroso, a semana te trará a oportunidade de corrigir os seus erros, mas será preciso saber entender os dois lados da questão. No ramo profissional a fase é de recomeço, tenha calma que em breve tudo estará bem novamente, apenas mantenha o foco dos seus objetivos.

  • Moedas - de 5 a 11 de dezembro

    MOEDAS - Dias de luz e alegrias, fase de comprometimento com o seu bem-estar físico e espiritual, chegou a hora de buscar melhores respostas para os seus dias, correr atrás de seus interesses pessoais enfim você se desgastou demais diante de questões banais agora é hora de reerguer-se, pois o tempo passa rápido demais e você tem bons projetos para colocar em ordem, só é preciso reerguer-se diante das situações, focar melhor em seus objetivos.

  • Adaga - de 5 a 11 de dezembro

    ADAGA - Momento de bons presságios onde você consegue equilibrar o seu astral, os dias que se seguem trarão resoluções financeiras favoráveis, o seu lado psicológico também apresenta uma melhora e você se desprende de preocupações que até afetaram a sua saúde, agora é hora de avaliar tudo o que está ao seu redor de uma maneira mais consciente, tomando as decisões necessárias para que a sua paz interior permaneça nesta semana que promete ser muito boa em todos os sentidos.

  • Ferradura - de 5 a 11 de dezembro

    FERRADURA - Chegou a hora de virar a página, mudar o que for preciso e seguir com mais fé e entusiasmo diante dos seus objetivos. O seu coração ainda enfrenta sérias dúvidas, você busca respostas melhores para os seus dias, retirou-se de situações que de certa forma afetavam o seu lado emocional, mas é preciso levantar- se diante das situações e enfrentar o que for preciso pois os dias passam rapidamente e você precisa conquistar o seu espaço.

  • Taça - de 5 a 11 de dezembro

    TAÇA - Muitas de suas dúvidas acabam transformando os seus caminhos, fuja de situações constrangedoras, coloque o seu pensamento no lugar e tente manter o equilíbrio diante das situações ao seu redor. Tudo pode ser diferente se você tomar a decisão certa, a sua teimosia às vezes acaba complicando os seus caminhos. Deixe o tempo agir, não tente avançar o sinal pois tudo tem o momento certo para acontecer.

  • Capela - de 5 a 11 de dezembro

    CAPELA_ Dias de mudanças em seus caminhos, momento de decisões que realmente farão a diferença em sua vida. Procure manter o foco dos seus objetivos, afaste-se de questões que só trouxeram dores de cabeça e busque a paz interior, você merece o progresso e tudo pode ficar melhor dentro de alguns dias, basta que para isso você aceite os fatos e siga esta nova estrada que o destino coloca a sua frente, pois quando a sua intuição aponta ela não costuma falhar.

  • Punhal - de 5 a 11 de dezembro

    PUNHAL - Fase de luz e respostas, momento oportuno para bom negócios e investimentos enfim você se sente mais seguro(a) diante de certas questões que antes te incomodavam e muito. Em questões familiares tudo tende a se resolver, apenas não se apegue a preocupações desnecessárias. No amor esta será uma semana bem delicada onde você terá de manter o equilíbrio para não colocar tudo a perder, pois sua paciência está nos limites.

  • Estrela - de 5 a 11 de dezembro

    ESTRELA - Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, é hora de colocar a cabeça no lugar e mudar o que for preciso, fugir de assuntos que estão te prendendo de uma certa forma e virar páginas se preciso for, pois os dias que se seguem te trarão a oportunidade ideal para mudar o rumo de sua vida, quer seja no amor ou em questões profissionais você pode virar o jogo, mas será preciso coragem para decidir e fé para seguir um novo caminho.

  • Machado - de 5 a 11 de dezembro

    MACHADO - Momento em que será preciso tomar uma importante decisão, você se deixou levar por situações nada favoráveis e agora enfrenta um grande duelo com o seu eu interior, a sua mente pede para você mudar, virar a página, mas o seu coração pede para você ter paciência pois tudo pode mudar para melhor, o mais sábio a se fazer no momento é entregar tudo ao tempo, ele sempre te trouxe a melhor resposta e com certeza a trará novamente, muito antes do que você imagina.