Procon Guarujá multa Dersa pela segunda vez neste ano | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Procon constatou diversas irregularidades em embarcações e receptivo de embarque e desembarque
Procon constatou diversas irregularidades em embarcações e receptivo de embarque e desembarque Foto: Divulgação

Procon Guarujá multa Dersa pela segunda vez neste ano

Ação foi motivada pelo não funcionamento do aparelho que controla o número de usuários que se utilizam da travessia entre Vicente de Carvalho-Santos


12 de abril de 2019 às 13:26
Por Da Redação

Um equipamento novo e instalado, mas fora de funcionamento por estar quebrado. Este foi o motivo para que o Procon Guarujá aplicasse a segunda multa deste ano à Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), nesta quinta-feira, 11. Desta vez, o valor da penalidade é de R$ 809 mil e se refere à travessia de barcas, entre Vicente de Carvalho-Santos. 

Vale lembrar que no mês passado, o Procon já havia multado a empresa em R$ 810.986,67, pela demora no tempo de espera e a falta de informação aos usuários que se utilizam todos os dias da travessia de balsas entre Guarujá e Santos. 

Foto: Divulgação

De acordo com o diretor do Procon Guarujá, Beto Feijó, os fiscais estiveram no início deste mês em vistoria na travessia de barcas, quando já identificaram a necessidade de adequação do aparelho responsável pelo controle de passageiros. “Em inspeção, questionamos como a contagem estava sendo feita e a empresa nos respondeu que dois funcionários faziam esse serviço a olho nu. Um deles nos passou em dado momento que havia 48 passageiros, quando nossos fiscais do Procon contabilizaram 75 pessoas”, exemplifica.

No ano passado, o Procon também já havia emitido um auto de constatação exigindo uma série de adequações a serem realizadas pela Dersa na travessia de barcas. Bancos quebrados e sem assentos, estruturas enferrujadas e pontilhão danificado foram alguns dos itens vistoriados.

Agora, a multa será encaminhada à Fundação Procon do Estado de São Paulo, e a empresa poderá recorrer da multa. O Procon Guarujá fica na avenida Adhemar de Barros, 218/ 220. O horário de funcionamento é das 9 às 17 horas. Mais informações pelo telefone: (13) 3355 6648.

Resposta

Questionada, a Dersa disse que ainda não foi notificada a respeito da autuação e que a nova gestão "vem se empenhando constantemente no sentido de melhorar a qualidade do serviço aos usuários de todas as Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo".

A empresa afirmou que a atual gestão encontrou um sistema com embarcações envelhecido e uma manutenção lenta, então investiu no serviço de manutenção com o objetivo de garantir soluções mais rápidas na operação. Uma das melhorias citadas foi a compra de 30 novos motores, além de peças sobressalentes, para agilizar o serviço e garantir mais segurança aos usuários. 

A Dersa ainda informou que firmou contrato com uma empresa especializada na recuperação de motores, a fim de manter as unidades que ainda não requerem substituição em perfeitas condições de operacionalidade. E que a equipe de manutenção noturna tem garantido mais agilidade nos reparos necessários no período de pouca demanda de usuários, evitando interferir, sempre que possível, nos horários de pico da operação.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral