Fanfarra do Instituto CAMPB se prepara para o aniversário de Bertioga | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Foto: Divulgação

Fanfarra do Instituto CAMPB se prepara para o aniversário de Bertioga

Ensaios para o desfile acontecem no Ginásio Municipal de Esportes Alberto Alves


07 de abril de 2019 às 10:20
Por Da Redação

O projeto Música e Movimento, que integra a grade pedagógica do Instituto Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Bertioga (CAMPB), iniciou os ensaios para o desfile do aniversário de 28 anos de emancipação politico-administrativa de Bertioga, celebrado no próximo dia 19 de Maio. 

As atividades acontecem no Ginásio Municipal Alberto Alves, sob a coordenação da professora, Daw Santos. Os alunos são divididos em grupos formados pela baliza, corpo coreógrafo, conjunto musical e pelotão (ordem unida). A fanfarra musical é composta pelos instrumentos fuzileiro, caixa de ataque, surdo, prato e lira. 

O presidente do Instituto CAMPB, Plinio Aguiar, acredita que, ao se prepararem, os aprendizes conhecem a história de Bertioga. “Eles aprendem sobre aspectos que serão levados para o desfile, para que tudo corra bem. Outro ponto muito positivo é que estamos conseguindo com atividades como essa inserir nesses jovens uma consciência critica sobre a importância da emancipação da Cidade”, disse.  

Segundo a professora Daw, as fanfarras desempenham um importante papel pedagógico, funcionando como um ambiente de aprendizagem. “Os alunos que participam desse projeto musical acabam ficando mais envolvidos com o instituto”, salienta. 

Foto: Divulgação


Música e Movimento

De acordo com a professora, o objetivo do programa socioeducativo para os adolescentes é desenvolver o resgate musical como elemento de desenvolvimento pessoal de transformação social da comunidade de Bertioga. “O projeto também proporciona a convivência entre os jovens, e a integração deles com a arte”, frisa.

As aulas de música acontecem semanalmente, desde o último sábado, 6, abordando as disciplinas de teoria, prática e corporal, como por exemplo, as de elaboração de textos musicais, com sons e ritmos, e articulações parcerias entre teatro, dança, canto e artes plásticas. 

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral