Professor da Unesp conclui: animal avistado em Bertioga é um tubarão-baleia | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Geral
Foto: Reprodução

Professor da Unesp conclui: animal avistado em Bertioga é um tubarão-baleia

Vídeo despertou a curiosidade de moradores da região durante a semana

05 de abril de 2019 às 11:35
Por Da Redação

As imagens que viralizaram durante a semana que flagraram a barbatana de um animal marinho nas águas da praia da Enseada, no Indaiá, despertaram a curiosidade e preocupação de algumas pessoas na região. A pergunta mais ouvida sobre o material era: é um tubarão ou uma baleia? No final, a resposta teve um pouco dos dois.

Autor: Recebido via WhatsApp

O professor da Unesp São Vicente e doutor em Zoologia, especializado em tubarões da costa brasileira, Otto Bismarck Fazzano Gadig, analisou as imagens enviadas pelo vereador Ney Lyra (PSDB), e afirmou: trata-se de um tubarão-baleia. Ele explicou em vídeo publicado nas redes sociais: "Ali o que a gente consegue ver é nadadeira da cauda do tubarão-baleia para fora da água, que dá a impressão de ser a nadadeira das costas de um outro tipo de tubarão. O tubarão-baleia é um tubarão grande que tem no mundo inteiro, é um animal pacífico, dócil, que come peixes muito pequenos, camarões, não tem nenhum histórico de acidentes, de atacar pessoas, essas coisas, e é um bicho ameaçado de extinção, inclusive".


Conforme apontado pelo professor, é provável que o animal ainda esteja na região de Bertioga, e faz um apelo aos pescadores que, caso o encontrem na rede, que o liberem. "É um animal protegido por lei, e é um animal em extinção que não dá muito retorno econômico", afirmou.


Para quem ficou preocupado com a presença de um tubarão em Bertioga, mesmo dócil, o professor destaca que mesmo que fosse qualquer outra espécie, a sua aproximação da praia pode acontecer como em qualquer outro lugar do mundo, sem necessariamente ser preocupante a possibilidade de ataques. Ele explica: "Os ataques de tubarões são raros e acontecem em algumas regiões problemáticas, como aqui no Brasil o Recife, que conhecemos bem. Assim, não há, em primeiro momento, nenhum motivo de ficarem preocupados com a presença do tubarão-baleia, inclusive é um fato até interessante, bacana, de saber que esse bicho ainda pode ser visto na nossa região"


Gremar

Na quarta-feira, 3, o Gremar esteve em Bertioga para verificar se ainda encontrava o animal marinho próximo à praia, no entanto, sem sucesso. Na ocasião, eles analisaram as imagens, mas não conseguiram determinar a espécie com exatidão.  

 

O instituto pode ser acionado pelo telefone (13) 3500 1409 e, em caso de encalhes, conta com atendimento 24 horas pelo (13) 99711 4120.

 


Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral