Radares da Manoel Gajo autuarão a partir de segunda, 8 | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Foto: Enviado via WhatsApp

Radares da Manoel Gajo autuarão a partir de segunda, 8

Prefeitura de Bertioga instalou equipamentos após reclamação de moradores


04 de abril de 2019 às 14:02
Por Da Redação

Após denúncias sobre o tráfego de veículos em alta velocidade na rua Manoel Gajo, no Centro de Bertioga, a prefeitura instalou dois radares de velocidade no local no dia 9 de fevereiro. Os equipamentos foram testados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e começam autuar a partir de segunda-feira, 8.

A reportagem do Sistema Costa Norte de Comunicação publicou uma matéria em 1º de fevereiro denunciando os abusos de velocidade relatados por moradores. Em seguida, a prefeitura instalou os radares, mas ficaram sem funcionamento desde então, aguardando aprovação do Inmetro.

Os estudos feitos pela Diretoria de Trânsito e Transportes no local apontam que mais de 50% dos veículos trafegam acima de 40km/h, velocidade máxima permitida para a via. O levantamento realizado durante uma semana mostra que dos 1.159 automóveis que passaram pelo local, 651 estavam bem acima do limite.

Bertioga conta uma frota de 24.859 veículos segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) de janeiro de 2019, proporção de quase um veículo para cada dois habitantes. A rua Manoel Gajo é um importante acesso da cidade, onde existem serviços públicos para a população, como o Viveiro de Mudas, a Sabesp e a Delegacia.

A diminuição e respeito aos limites de velocidade é uma recomendação de diversos organismos internacionais. O número de mortes no trânsito aumentou de modo constante até atingir 1,35 milhão de vitimas em 2018. No Brasil não é diferente: mesmo com a instauração de legislação mais rígida como a Lei Seca, o País tem a pior classificação referente a limites de velocidade em áreas urbanas.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral