Dia da Saúde oferece serviços, exames e orientação na Zona Noroeste | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Foto: Rogério Bomfim/PMS

Dia da Saúde oferece serviços, exames e orientação na Zona Noroeste

Cerca de 40 profissionais de saúde participam da ação, entre servidores da prefeitura e dentistas e médicos voluntários


29 de março de 2019 às 16:29
Por Da Redação

Os moradores do Dique da Vila Gilda e entorno, na Zona Noroeste, em Santos, terão o acesso facilitado a serviços de atendimento e prevenção neste sábado, 30, das 9h30 às 13h, com o Dia da Saúde no Instituto Arte no Dique (av. Brigadeiro Faria Lima, 1.349).

O evento vai oferecer orientações médicas e odontológicas, entre outras atividades, em iniciativa inédita entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Rotary Club de Santos, com auxílio do Rotaract, Interact e Rotary Kids. 

Ao todo, cerca de 40 profissionais de saúde participam da ação, entre servidores da prefeitura e dentistas e médicos voluntários das áreas de clínica geral, urologia, cardiologia, oftalmologia e vascular.

Todas os pacientes vão aferir a pressão arterial e medir a glicemia e, quando preciso, receberão encaminhamentos para serviços públicos de saúde e realização de exames de imagem na Clínica Radiológica de Santos, que apoia a ação. 

“Assim, quando a pessoa chegar na consulta, já estará com o exame realizado em mãos, facilitando o atendimento médico”, explica o presidente do Rotary Club de Santos, Edgard Lopes Hernandes.

No evento também estará a Oftalmóvel, van onde serão realizados exames de acuidade visual e prevenção de glaucoma, e a van odontológica, para avaliação e prevenção do câncer bucal, além de distribuição de kits de higiene do programa Sorriso Saudável do Rotary Club de Santos, que tem apoio da Colgate. 

Outra ação educativa será o estande da equipe do IEC (Informação, Educação e Comunicação), que orientará a população sobre prevenção às arboviroses  (dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana) e pragas urbanas (roedores, pombos e caramujos africanos), com a distribuição de material informativo. 

        

Vacinação

Um posto de vacinação contra o sarampo também fará parte do Dia da Saúde. “Vamos aproveitar este importante dia para que as pessoas que não conseguem ir aos postos de saúde durante a semana também possam se imunizar contra a doença”, destaca o secretário de Saúde, Fábio Ferraz.

A intensificação da vacina é prioritária para quem tem de 15 a 29 anos, público que deve tomar uma dose de reforço. É importante levar documento com foto e apresentar a carteira de vacinação para que os profissionais verifiquem se a pessoa está apta a receber a aplicação da dose.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral