Lei permite Samu de Santos levar paciente a hospital particular na cidade | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Foto: Isabela Carrari/PMS

Lei permite Samu de Santos levar paciente a hospital particular na cidade

Medida prevê o deslocamento direto dos pacientes para hospitais que atendam os seu planos de saúde


26 de março de 2019 às 16:18
Por Da Redação

O Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) poderá transportar pacientes assistidos por planos de saúde, para hospitais particulares de Santos. A lei municipal, que torna regra o que antes era uma prática restrita, foi sancionada na segunda-feira, 25. O autor da proposta, aprovada por unanimidade no Legislativo, é o vereador Adilson Júnior (PTB).


Anteriormente, as ambulâncias do Samu, quando no atendimento de emergências, levavam os pacientes para as unidades de pronto atendimento públicas (UPAs). Muitas vezes, esses pacientes pediam transferência para locais que atendem o seu plano de saúde, o que exigia, além da ambulância, uma equipe de saúde de plantão para o acompanhamento. Com o deslocamento direto, será eliminada uma etapa de transporte e poupados recursos humanos necessários em outras demandas.


Ao sancionar a lei (3.523/19), o prefeito Paulo Alexandre Barbosa afirmou que a medida contribuirá para desafogar as unidades de urgência e emergência que, além de atenderem aos munícipes, também recebem pacientes de outros cidades, cerca de 40% dos atendidos, em média. “Esperamos que a aprovação desta lei permita salvar mais vidas”.


O secretário de Saúde Fábio Ferraz crê em mais eficiência na assistência à saúde e lembra que a frota atual do Samu tem 16 ambulâncias em funcionamento. São cerca de quatro mil atendimentos mensais, com 180 profissionais.


O Samu de Santos possui nove bases, das quais partem as ambulâncias para o atendimento mais rápido de quem aciona o serviço pelo 192. São elas: Rádio Clube (praça Jerônimo La Terza s/nº), Nova Cintra (av. Santista, 1.308), Caruara (rua Andrade Soares s/nº), São Manoel (praça Nicolau Geraigire s/nº), Encruzilhada (rua Barão de Paranapiacaba, 241), Hospital de Pequeno Porte (av. Cláudio Luiz da Costa, 280), Castelinho (praça Andrade Soares, 14, Vila Nova), Bombeiros na Ponta da Praia (rua Prof. Olavo de Paula Borges, 37) e Complexo Hospitalar da Zona Noroeste (R. Agamenon Magalhães s/nº).

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral