Caso de sarampo original de Santos é confirmado | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Caso de sarampo original de Santos é confirmado

Da Redação
25 de março de 2019 às 16:27

A Secretaria Municipal de Saúde de Santos recebeu do Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência do governo estadual, a confirmação de mais um caso de sarampo entre residentes da cidade. Este é o terceiro neste ano, sendo o primeiro autóctone (local), cuja infecção não está relacionada diretamente com o surto ocorrido no navio MSC Seaview - os outros dois foram de um passageiro do navio e de uma servidora municipal que participou da investigação epidemiológica na embarcação.

O novo caso confirmado de sarampo foi em uma menina de quatro anos, moradora do bairro do Macuco, que tem o esquema vacinal completo e não viajou no navio de cruzeiro. Ela começou a manifestar os sintomas clássicos da doença (febre, tosse, conjuntivite, coriza e manchas vermelhas) em 26 de fevereiro.

A notificação foi feita pela unidade de pronto atendimento particular que atendeu a paciente, a qual não precisou de internação hospitalar e ficou em isolamento social, sem frequentar a escola no período de transmissão. 


Novo bloqueio

Após a suspeita da doença foi feito o bloqueio dos familiares próximos. Seguindo os protocolos de vigilância, a partir desta terça-feira, 26, ocorrerão bloqueios vacinais ampliados no local onde ela estuda, na escola municipal Olívia Fernandes (praça Coronel Fernando Prestes s/n°, Embaré), e no entorno da residência, no Macuco, que compreende trechos da avenida Afonso Pena (nº 271 a 299), ruas Conselheiro João Alfredo (n° 281 a 381), Helio Ansaldo (n° 45 a 82) e Santos Dumont (n° 136 a 234) e Avenida Siqueira Campos (n° 151 a 161).     


Ampliação 

A Secretaria de Saúde está ampliando a partir desta terça  a campanha de intensificação contra o sarampo. Além do público-alvo de 15 a 29 anos, os munícipes das demais faixas etárias que tiverem interesse no reforço na imunização, independentemente do número de doses já tomado, poderão receber nova dose da vacina.

A vacinação é feita de segunda a sexta, das 9h às 16h, em 29 policlínicas (endereços abaixo). É necessário levar documento de identificação e, se tiver, carteira de vacinação e cartão SUS. Dentro do calendário do Ministério da Saúde, a vacina contra o sarampo é aplicada aos 12 meses (primeira dose) e aos 15 meses (reforço).

Em ações de bloqueio a vacina não é indicada para crianças menores de seis meses, gestantes e maiores de 60 anos). Já pessoas com imunodepressão (pacientes com câncer, HIV e outras doenças) devem ser avaliadas pelos médicos que as acompanham. 

Em 2019 (1º de janeiro até 24 de março), já foram aplicadas em Santos 58.672 doses da vacina contra o sarampo – o número é 123% maior do que foi aplicado em todo o ano passado (janeiro a dezembro de 2018). Do total de doses deste ano, foram 38.201 em jovens e adultos de 15 a 29 anos, público-alvo inicial da  campanha de intensificação da vacinação, o que representa 42% do total de 91 mil pessoas na faixa etária.

Desde a semana passada, também estão ocorrendo ações para pessoas de 15 a 29 anos em parceria com as universidades de Santos. Na noite desta segunda, 25, a partir das 19h, haverá ação para alunos da Unimonte (rua Comendador Martins, 52, Vila Mathias). 

Na terça, 26, e quarta, 27, das 8h às 11h e das 19h às 22h, ocorrerá para os estudantes da Unip campus Rangel (av. Francisco Manoel s/n°).  


Endereços das policlínicas:

Orla Aparecida - av. Pedro Lessa, 1.728

Campo Grande - rua Carvalho de Mendonça, 607

Embaré - praça Coronel Fernando Prestes s/nº

Gonzaga - rua Assis Correia, 17

José Menino / Pompeia - avenida Floriano Peixoto, 201

Ponta da Praia - praça 1º de Maio s/nº


Centro/Área Continental

Conselheiro Nébias - av. Conselheiro Nébias, 514 – Encruzilhada

Vila Mathias- rua Xavier Pinheiro, 284 - Encruzilhada

Vila Nova - praça Iguatemi Martins s/nº

Caruara - rua Andrade Soares s/nº

Martins Fontes – rua Luiza Macuco, 40 – Vila Mathias

Monte Cabrão – rua Principal s/n°


Zona Noroeste

Alemoa e Chico de Paula- praça Guilherme Délius s/nº - Alemoa

Bom Retiro- rua João Fracarolli s/nº

Rádio Clube - avenida Hugo Maia s/nº

São Manoel - praça Nicolau Geraigire s/nº - São Manoel

São Jorge e Caneleira - rua Francisco Ferreira Canto, 351 - São Jorge

Castelo- rua Francisco de Barros Melo, 184

Piratininga – praça João de Moraes Chaves s/n°Morros

Marapé - rua São Judas Tadeu, 115

Nova Cintra - rua José Ozéas Barbosa s/nº

São Bento - rua das Pedras s/nº

Valongo - rua Prof. Maria Neusa Cunha s/nº - Saboó

Morro do José Menino - rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77 A

Jabaquara – rua Rangel Pestana, 475

Morro Santa Maria – rua Um s/n°

Vila Progresso – rua Três, casa 1 e 2 – Vila Telma

Morro da Penha – rua Três, 150

Monte Serrat - praça Correa de Melo s/n°

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo - de 5 a 11 de dezembro

  • Coroa - de 5 a 11 de dezembro

    COROA - Fase favorável para o amor onde você se entrega mais à pessoa amada libertando-se dos seus medos anteriores. Em questões trabalhistas a semana será meio difícil porém você saberá lidar com certas situações embaraçosas, será preciso manter o foco dos seus objetivos e saber usar as palavras certas sem se entregar ao desespero e nem cair em armadilhas propositais que infelizmente alguns insistem em tentar armar para você.

  • Candeias - de 5 a 11 de dezembro

    CANDEIAS - Momento de luz e meditação, você sente a necessidade de voltar-se mais à espiritualidade, dedica-se mais à sua fé e tranquiliza o seu coração, aquele desespero desnecessário começa a se dissipar e você coloca a sua vida no lugar tanto em questões amorosas como em questões financeiras. Os dias que se seguem serão mais proveitosos enfim tudo acontece de uma maneira mais positiva em seus caminhos. Segue em frente com seus bons planos trabalhistas.

  • Roda - de 5 a 11 de dezembro

    RODA - O fim de uma fase de dúvidas, a semana será bem esclarecedora em questões profissionais, e você conseguirá resolver tudo o que está te atrapalhando de uma certa maneira. No amor o segredo é manter o equilíbrio, saber esperar o momento certo para conversar e se desprender  de tudo o que possa atrapalhar seus bons planos. Com o passar dos dias você terá a resposta ideal que enfim te trará a tranquilidade e a certeza de dias melhores.

  • Sino - de 5 a 11 de dezembro

    SINO - Momento de dúvidas em questões amorosas, você se precipitou e pode ter jogado fora uma grande oportunidade em sua vida, tente manter a calma para não complicar mais o seu ado amoroso, a semana te trará a oportunidade de corrigir os seus erros, mas será preciso saber entender os dois lados da questão. No ramo profissional a fase é de recomeço, tenha calma que em breve tudo estará bem novamente, apenas mantenha o foco dos seus objetivos.

  • Moedas - de 5 a 11 de dezembro

    MOEDAS - Dias de luz e alegrias, fase de comprometimento com o seu bem-estar físico e espiritual, chegou a hora de buscar melhores respostas para os seus dias, correr atrás de seus interesses pessoais enfim você se desgastou demais diante de questões banais agora é hora de reerguer-se, pois o tempo passa rápido demais e você tem bons projetos para colocar em ordem, só é preciso reerguer-se diante das situações, focar melhor em seus objetivos.

  • Adaga - de 5 a 11 de dezembro

    ADAGA - Momento de bons presságios onde você consegue equilibrar o seu astral, os dias que se seguem trarão resoluções financeiras favoráveis, o seu lado psicológico também apresenta uma melhora e você se desprende de preocupações que até afetaram a sua saúde, agora é hora de avaliar tudo o que está ao seu redor de uma maneira mais consciente, tomando as decisões necessárias para que a sua paz interior permaneça nesta semana que promete ser muito boa em todos os sentidos.

  • Ferradura - de 5 a 11 de dezembro

    FERRADURA - Chegou a hora de virar a página, mudar o que for preciso e seguir com mais fé e entusiasmo diante dos seus objetivos. O seu coração ainda enfrenta sérias dúvidas, você busca respostas melhores para os seus dias, retirou-se de situações que de certa forma afetavam o seu lado emocional, mas é preciso levantar- se diante das situações e enfrentar o que for preciso pois os dias passam rapidamente e você precisa conquistar o seu espaço.

  • Taça - de 5 a 11 de dezembro

    TAÇA - Muitas de suas dúvidas acabam transformando os seus caminhos, fuja de situações constrangedoras, coloque o seu pensamento no lugar e tente manter o equilíbrio diante das situações ao seu redor. Tudo pode ser diferente se você tomar a decisão certa, a sua teimosia às vezes acaba complicando os seus caminhos. Deixe o tempo agir, não tente avançar o sinal pois tudo tem o momento certo para acontecer.

  • Capela - de 5 a 11 de dezembro

    CAPELA_ Dias de mudanças em seus caminhos, momento de decisões que realmente farão a diferença em sua vida. Procure manter o foco dos seus objetivos, afaste-se de questões que só trouxeram dores de cabeça e busque a paz interior, você merece o progresso e tudo pode ficar melhor dentro de alguns dias, basta que para isso você aceite os fatos e siga esta nova estrada que o destino coloca a sua frente, pois quando a sua intuição aponta ela não costuma falhar.

  • Punhal - de 5 a 11 de dezembro

    PUNHAL - Fase de luz e respostas, momento oportuno para bom negócios e investimentos enfim você se sente mais seguro(a) diante de certas questões que antes te incomodavam e muito. Em questões familiares tudo tende a se resolver, apenas não se apegue a preocupações desnecessárias. No amor esta será uma semana bem delicada onde você terá de manter o equilíbrio para não colocar tudo a perder, pois sua paciência está nos limites.

  • Estrela - de 5 a 11 de dezembro

    ESTRELA - Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, é hora de colocar a cabeça no lugar e mudar o que for preciso, fugir de assuntos que estão te prendendo de uma certa forma e virar páginas se preciso for, pois os dias que se seguem te trarão a oportunidade ideal para mudar o rumo de sua vida, quer seja no amor ou em questões profissionais você pode virar o jogo, mas será preciso coragem para decidir e fé para seguir um novo caminho.

  • Machado - de 5 a 11 de dezembro

    MACHADO - Momento em que será preciso tomar uma importante decisão, você se deixou levar por situações nada favoráveis e agora enfrenta um grande duelo com o seu eu interior, a sua mente pede para você mudar, virar a página, mas o seu coração pede para você ter paciência pois tudo pode mudar para melhor, o mais sábio a se fazer no momento é entregar tudo ao tempo, ele sempre te trouxe a melhor resposta e com certeza a trará novamente, muito antes do que você imagina.