Fundo Social de Guarujá adere à Campanha do Papa Lacre | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Fundo Social de Guarujá adere à Campanha do Papa Lacre

Da Redação
24 de março de 2019 às 10:35
Foto: Raquel Caxilé/PMG

Foto: Divulgação/PMG

A Campanha Papa Lacre foi lançada oficialmente em Guarujá na quarta-feira, 20, e ganhou uma importante parceria no município, o Fundo Social de Solidariedade (FSS). O projeto visa arrecadar, até o fim do ano, o maior número de lacres de latinhas de alumínio para a troca por cadeiras de rodas. 

 

A ação conta com quase 80 pontos de coleta, incluindo o Fundo Social, unidades de saúde, estabelecimentos comerciais e escolas municipais, estaduais e particulares. Nos locais estão dispostos galões de água customizados (confeccionado pela equipe do Projeto Biblioteca Cidadã), em que os lacres podem ser depositados.


A estimativa da prefeitura é de que um galão tenha capacidade para 30 mil lacres, e cada 280 litros do item arrecadados poderão ser trocados por uma cadeira de rodas. Como o alumínio demora mais de 200 anos para se decompor, a prefeitura quer promover mais uma forma de conscientização de toda a população, e reforçar a importância da preservação do meio ambiente.

 

A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Guarujá, Edna Suman, declarou: “Fico feliz por ter recebido o convite para participar desta campanha. Não vejo a hora de arrecadarmos uma grande quantidade de lacres, para que possamos fazer doação a quem tanto precisa em nossa cidade”. Ela explica também que uma cadeira de rodas básica custa R$ 500, mas os valores podem chegar até R$ 10 mil conforme a necessidade da pessoa. 


A campanha, desenvolvida pela Coordenadoria de Bibliotecas Públicas Municipais, deve ganhar reforço com a parceria do FSS, conforme destaca o responsável pelo setor, o professor Pedro Menezes. “A primeira dama resgatou o espírito de solidariedade desta cidade e temos certeza de que vamos juntar muitos lacres de alumínio, e com a ajuda de todos nós, o Fundo Social beneficiará muitas famílias”.

 

Estudantes 

A campanha tem como foco a rede municipal de ensino, no entanto, mobilizou também da rede estadual e particular - e não para por aí. Os estudantes se tornaram agentes multiplicadores da informação entre familiares, amigos, vizinhos e comunidade escolar.

 

Durante o lançamento oficial do Papa Lacre na EM Angelina, os alunos da cidade aproveitaram para fazer sua contribuição, como a aluna Ágata de Holanda, de 8 anos, e estudante do 3º ano da unidade. Disse ela: “Falaram pra gente na escola pra juntar e sei que podemos ajudar com cadeiras de rodas várias crianças”.

  

A diretora de ensino da Sedel, Regina Célia, falou da importância da campanha, principalmente, entre os estudantes. “Não tem preço vermos as nossas crianças neste espírito solidário, em uma iniciativa entre Educação e Fundo Social, que vai contribuir ainda mais com a formação dos nossos alunos”, parabenizou.

 

Serviço 

Para receber o Papa Lacre ou ter outras informações, a população pode entrar em contato com as bibliotecas centrais: Geraldo Ferraz (rua Ceará, s/n, Vicente de Carvalho), por meio do telefone 3341-7845; e na Martins Fontes (rua Quintino Bocaiúva, 183, Centro), pelo telefone 3386-6041. A iniciativa tem ainda o apoio do Cartório de Guarujá.

 

Confira os postos participantes da campanha:

1.    Fundo Social de Solidariedade

2.    Colégio e Faculdade Don Domênico

3.    Colégio Porta do Céu

4.    Colégio Ômega

5.    Colégio Gaia Educação Básica

6.    Colégio Alfa

7.    Colégio Profª Yeda Maria

8.    Colégio Objetivo

9.    E.E. Vicente de Carvalho

10. E. E. Profª Raquel de Castro Ferreira

11. E.E. Roberto Amaury Galliera

12. E.E. Presidente Tancredo Neves

13. E.E. Prefeito Domingos de Souza

14. E.E. Profª Thereza Silveira de Almeida

15. E.E. Marechal do ar Eduardo Gomes

16. E.E. Marcílio Dias

17. E.E. Philomena Cardoso de Oliveira

18. E.E. Prof. Diniz Martins

19. E.E. Waldemar da Silva Rigotto

20. E.E. Walter Scheppis

21. E.E. Pastor Francisco Paiva Figueiredo

22. E.E. PG Jacinto do Amaral Narducci

23. E.E. Milton Borges Ypiranga

24. E.E. Dona Coralina Ribeiro dos Santos Caldeira

25. ETEC Alberto Santos Dumont

26. Biblioteca Municipal Martins Fontes

27. Biblioteca Municipal Geraldo Ferraz

28. Centro de Formação Profissional - CAMP

29. Guarda Civil Municipal de Guarujá

30. Associação dos Deficientes da Ilha de Santo Amaro - ADISA

31. Canil Municipal São Lázaro

32. E.M. 1º de Maio

33. E.M. Ver. Afonso Nunes

34. E.M. Angelina Daige

35. E.M. Prof. Antonio Ferreira de Almeida Jr

36. E.M. Ary Silva Souza

37. E.M. Benedicta Blac Gonzalez

38. E.M. Prof. Benedito Cláudio da Silva

39. E.M. Dirce Valério Garcia

40. E.M. Francisco Figueiredo

41. E.M. Presidente Franklin Delano Roosevelt

42. E.M. Giusfredo Santini

43. E.M. Dr. Gladston Jafet

44. E.M. Herbert Henry Dow

45. E.M. Profª Ivonete da Silva Câmara

46. E.M.Jacirema dos Santos Fontes

47. E.M. Lúcia Flora dos Santos

48. E.M. Lucimara de Jesus Vicente

49. E.M. Profª Maria Aparecida de Araújo

50. E.M. Profª Maria Aparecida Ramos Camargo

51. E.M. Mario Cerqueira Leite Filho

52. E.M. Profª Myriam Terezinha Wichrowski Millbourn

53. E.M. Dr. Napoleão Rodrigues Laureano

54. E.M. Oswaldo Cruz II

55. E.M. Paulo Freire

56. E.M. Sérgio Pereira Rodrigues

57. E.M. Profª Valéria Cristina Vieira da Cruz Silva

58. E.M. Profª Magdalena Maria Cardoso Lourenço

59. CAEC Ver. André Luiz Gonzalez

60. CAEC Cornélio C. Pacheco

61. CAEC Capitão Dante Sinópoli

62. CAEC Isabel Ortega de Souza

63. CAEC João Paulo II

64. CAEC Profª Márcia Regina dos Santos

65. CAEC Prof. Carlos César Fernandes Garcia

66. Prefeitura Municipal de Guarujá

67. PAM Rodoviária

68. Departamento de Comunicação

69. Câmara Municipal

70. Centro de Treinamento Meninos da Vila

71. Restaurante Smarc Grill

72. Bom de Bola

73. Santa Bola Futebol Society

74. Carrinho do Bolo

75. Piscina Roberto da Silva – Jardim Primavera

76. Usafa – Vila Edna

77. Cartório de Registro Civil do Guarujá

78. Ginástica do Tombo - Em frente o Quiosque do Alemão

79. Restaurante Saky – Itapema

Destaques

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Colunas e Blogs

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 19 a 26 de setembro

  • Coroa - 19 a 26 de setembro

    Mude o que for preciso só não desista dos seus bons planos, pois a semana pede um pouco mais de atrevimento de sua parte, arrisque um pouco mais e as respostas aparecerão pra você. Não deixe que o desânimo venha a te vencer, a semana requer mais atitude e foco nos seus objetivos. Tudo tende a dar certo, você só precisa vencer a si mesmo(a), seus medos e ansiedades e fugir das questões e pessoas negativas que insistem em te rondar.

  • Candeias - 19 a 26 de setembro

    Mudanças de comportamento e até de temperamento, você perde um pouco a paciência diante dos fatos, pois a semana está um pouco corrida e você precisa encontrar respostas financeiras, a correria acaba te trazendo alguns desafios e a incerteza de certas respostas acaba te deixando de coração apertado. No amor mudanças significativas acabam te deixando bem, aquele velho sentimento de culpa começa a se dissipar.

  • Roda - 19 a 26 de setembro

    Indecisões, semana bem balançada principalmente nas questões amorosas. Apegue-se ao que é necessário e fuja das questões banais que te rondam. Em questões familiares tem algo que não está bem, tente focar em seus objetivos e vá em frente rumo ao seu progresso, as questões familiares se resolvem com o tempo, e isso não deve atrapalhar o seu progresso. Bom momento para estudos e novos aprendizados.

  • Sino - 19 a 26 de setembro

    Tudo muda de acordo com o tempo, as consequências e até mesmo a maneira de você agir diante dos fatos. Pense na possibilidade de mudar as questões, vibre de maneira positiva e não se deixe levar por medo e ansiedade. Controle-se, pois a semana hoje pode apresentar certos desafios, mas em breve você pode ter melhores respostas. No amor tudo muda de acordo com o tempo, faça valer os seus bons planos, reúna forças e mude o que for preciso.

  • Moedas - 19 a 26 de setembro

    É tempo de recomeçar, de reconstruir seus planos, de criar uma nova oportunidade dentro de si mesmo, fazer valer cada momento, deixar de lado tudo o que for prejudicial e buscar focar em seus objetivos. Desapegue-se do passado, a semana requer mais foco no presente, nas boas oportunidades que o destino está colocando à sua frente. Tudo vai mudar dentro de alguns dias, e com certeza pra melhor se você tomar a decisão certa.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz para os seus caminhos, controle-se diante das questões, a semana tende a ser bem atarefada, porém exige mais de você, dos seus esforços, da sua dedicação pessoal, o que é seu precisa da sua essência, de suas mãos para ter mais valor, para brilhar diferente e sem sua presença nada existe. Valorize mais a sua criação, os seus projetos, a semana te abre um leque de oportunidades que devem ser bem aproveitadas.

  • Taça - 19 a 26 de setembro

    Deixe de lado o medo, a desconfiança, a semana pede um pouco mais de ousadia, de atrevimento de sua parte. Faça valer os seus esforços, corra atrás dos seus objetivos, apesar de ser uma semana bem atarefada tudo tende a mudar de acordo com a sua maneira de agir. No amor deixe de lado certas manhas, busque respostas significativas, evite confrontos que possam fazer com que você mude de opinião. Em questões familiares, deixe o tempo agir.

  • Capela - 19 a 26 de setembro

    Momento oportuno para boas realizações, fase de crescimento pessoal onde tudo tende a acontecer de maneira significativa. Os dias que se seguem serão de luz e bons presságios, momento de boas oportunidades onde você consegue realizar os seus objetivos. N amor certos desafios aparecem, mas tudo tende a ser diferente dentro de alguns dias. Aceite as mudanças, elas trarão melhores respostas em seus caminhos.

  • Punhal - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz acima de tudo, você está enfrentando uma grande batalha, porém sabe das consequências e o quanto tem se esforçado para vencer. Tranquilize-se, a semana pede pra você recuar, deixar o tempo trazer uma nova resposta ou até mesmo deixar espaço para a resposta aparecer. O desespero atrapalha seus bons negócios, tente tranquilizar o seu coração. No amor uma nova resposta tranquiliza o seu coração.

  • Estrela - 19 a 26 de setembro

    Na busca de novidades você acaba deixando de lado certas questões importantes, procure manter-se em estado de alerta diante das situações, busque o foco dos seus objetivos, desprenda-se dos medos e encare uma nova jornada mais positiva, muitas questões foram deixadas de lado pela sua maneira de agir ou de pensar. O amor vai ser um desafio pra você nesta semana, procure focar mais em seus objetivos.

  • Machado - 19 a 26 de setembro

    Dias melhores estão por vir, momento de luz e boas realizações, você começa a se libertar de questões que na verdade só te traziam dores de cabeça. Mudanças significativas fazem com que você tenha mais equilíbrio e força de vontade para lidar com as situações. Uma grande vontade de partir para novos aprendizados, buscar mais conhecimento e progredir, seguir com fé e determinação. A liberdade é seu foco principal; livre-se de certas situações desagradáveis.