Governo federal garante duas escolas e viadutos para Cubatão | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Foto: Divulgação/PMC

Governo federal garante duas escolas e viadutos para Cubatão

Anúncio ocorreu após visita do prefeito ao Ministério do Desenvolvimento Regional


22 de março de 2019 às 10:46
Por Da Redação

A urbanização da Vila Esperança e a mobilidade urbana de Cubatão estiveram em pauta em reunião do prefeito Ademário Oliveira no Ministério do Desenvolvimento Regional, em Brasília. No encontro, ele recebeu a garantia de que o município contará com duas unidades de ensino e viadutos. A reunião foi realizada na quinta-feira, 21, com Celso Matsuda, secretário Nacional de Habitação, e Jean Carlos Pejo, secretário Nacional de Mobilidade Urbana. 


A prefeitura informou que as unidades serão uma escola de educação infantil e outra de ensino fundamental em área vizinha à UME Ulysses Guimarães, ambas na Vila Esperança. O prefeito comentou: "Esse encontro no Ministério vem selar um projeto que gerará imensa melhoria na qualidade de vida do cubatense e dessa comunidade em especial". Ademário comentou que há mais de 30 anos os moradores do bairro buscam soluções para resolver os problemas da infraestrutura local.


As obras de urbanização da Vila Esperança devem ser realizadas nos próximos quatro anos, com investimento de R$ 130 milhões. O projeto será executado pela prefeitura em parceria com o governo federal (Programa de Aceleração do Crescimento e Minha Casa Minha Vida) e governo do estado. 


Também após o encontro, o prefeito anunciou a construção de dois viadutos sobre a linha férrea que corta Cubatão, antiga reivindicação da comunidade. Um será instalado na avenida Joaquim Miguel Couto, no entroncamento com a via Anchieta, e outro na avenida Henry Borden, no Jardim 31 de Março. 


Urbanização

O Projeto de Urbanização Integrada e Reassentamento de Moradias em Áreas de Risco e Proteção Ambiental da Vila Esperança será lançado oficialmente na próxima semana na cidade. Para marcar o início dos trabalhos, no dia 30, haverá solenidade oficial às 10 horas, na rua São Francisco de Assis. 


A cerimônia contará com a participação de representantes do Ministério Público, Cetesb, Secretaria do Patrimônio da União, Sabesp e Caixa Econômica Federal, além de lideranças comunitárias e de famílias beneficiadas. Na sequencia, será realizado show de música, recreação infantil, campanha de conscientização para uma vida saudável e atividades esportivas até às 16 horas.


A primeira fase do projeto engloba obras de infraestrutura, com o aterro das áreas sujeitas a alagamentos e o início da implantação de serviços básicos, tais como rede de abastecimento de água e esgoto, sistema de iluminação pública, abertura de praças e ruas, ciclovias, áreas para a prática esportiva e playground. Nesta etapa serão erguidos 80 apartamentos, em dois anos, e na sequência, outros 720 apartamentos serão construídos em áreas vizinhas à Unidade Municipal de Educação (UME) Ulysses Guimarães. 

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral