Plano de Ação Nacional de Combate ao Lixo no Mar será lançado em Ilhabela | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Trabalho de limpeza no mar de Ilhabela, dia 17 passado
Trabalho de limpeza no mar de Ilhabela, dia 17 passado Foto: Divulgação

Plano de Ação Nacional de Combate ao Lixo no Mar será lançado em Ilhabela

Plano convoca toda a sociedade a participar da solução da problemática do lixo marinho


20 de março de 2019 às 10:59
Por Da Redação
Trabalho de limpeza no mar de Ilhabela, dia 17 passado
Trabalho de limpeza no mar de Ilhabela, dia 17 passado Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O ministro do meio ambiente   Ricardo Salles estará em Ilhabela, na sexta-feira, 22, para o lançamento oficial do Plano de Ação Nacional de Combate ao Lixo no Mar, a partir das 14 h, na praça das Bandeiras, na Vila. Na ocasião, além da assinatura da iniciativa, o ministro fará uma coleta de água com a Cetesb - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, simbolizando a intenção de viabilizar parceria entre o município e o órgão do Estado.

 

O Plano convoca toda a sociedade a participar da solução da problemática do lixo marinho, considerando que o êxito das ações planejadas se dá pelo engajamento de todos os setores envolvidos nessa temática. A iniciativa que destaca Pesquisa e a Educação para a redução e erradicação do fluxo de resíduos no ambiente marinho, abre o programa “Agenda de Qualidade Ambiental Urbana”, que abrange uma estrutura de implementação com seis grandes temas identificados pelo Ministério como prioritários a serem trabalhados, na busca da melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

 

Em Santos

Ilhabela e Santos foram as cidades escolhidas para o lançamento do Plano Nacional, no Dia Mundial da Água. Na parte da manhã, o ministro estará em Santos para entrega de uma escultura de tubarão-baleia, do artista Siron Franco, com 15 metros de comprimento, que receberá lixo proveniente do mar.  

 

Lixo no mar

Entre os dias 16 e 17, a equipe da Ação Lixo Marinho, da empresa Operação Praia Limpa, realizou uma ação Ilhabela, No sábado forram realizadas ações de conscientização e no domingo, foram recolhidos 150kg de resíduos do mar,  como uma jaqueta de couro, três vasos sanitários, canos, fios, garrafas, sapatos, latas de alumínio, vidro, isopor, espuma,chinelos, entre outros. Todo o o material foi enviado para o aterro sanitário da cidade. 

A equipe também encontrou um golfinho e um atobá mortos, além de três redes de pesca abandonadas, conhecidas como redes fantasmas.  Segundo a ONU, equipamentos pesqueiros abandonados ou perdidos, correspondem a 10% do lixo marinho. 

 

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral