Conferência discutirá criação de Corredor Ecológico de Guarujá | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Geral
Foto: Divulgação

Conferência discutirá criação de Corredor Ecológico de Guarujá

Consumado, Corredor Ecológico ocupará cerca de 50% do território municipal

15 de março de 2019 às 14:57
Por Da Redação

A criação do Corredor Ecológico de Guarujá será tema de discussão da Conferência Municipal de Meio Ambiente no dia 27 de março. Caso seja consumado, cerca de 50% do território urbano será de área de preservação. A iniciativa é da Secretaria do Meio Ambiente de Guarujá, por meio do regimento interno do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, em parceria com o Fórum Permanente da Agenda 21, a partir dos estudos iniciados pelo Instituto de Segurança Socioambiental – ISSA, entidade sem fins lucrativos que visa promover atividades de segurança e proteção socioambiental.


O secretário de Meio Ambiente, Sidnei Aranha, avalia que a conferência mobilizará a sociedade para discutir as políticas públicas ambientais da cidade. Disse ele: "O evento vai focar não só a criação da segunda APA de Guarujá, da Serra de Santo Amaro, como também do Corredor Ambiental”. A APA da Serra de Santo Amaro, compreende o maciço de Santo Amaro, que compreende a área da Enseada, e proporcionará também a adesão dos manguezais no corredor ecológico, por isso, sua criação é entendida como estratégia eficiente para a conservação da biodiversidade


Além do aspecto ambiental, o presidente do ISSA, João Leonardo Mele, que ministrará a abertura da Conferência Municipal do Meio Ambiente explica que “todo problema se Segurança Pública decorre de um desarranjo de ocupação espacial ambiental. E isso dá origem a toda sorte de ações irregulares e criminosas com forte impacto social e econômico”.


Mele detalha também que o município já dispõe de verba para a criação da APA, agora, cabe a discussão com a sociedade para a sua efetiva implantação. "A expectativa com a Conferência Municipal de Meio Ambiente é muito boa porque diversos setores terão conhecimento do projeto, que não é unicamente ambiental, mas extremamente significativo para a segurança, a questão das invasões e deverá causar impactos também para o turismo", ressaltou. 


Maria Laudenir Cardoso Soares de Oliveira, presidente do Guarujá CVB, entende que “a criação de outra Unidade de Conservação de Manejo Sustentável, para viabilizar o Corredor Ecológico de Guarujá, constitui um inegável instrumento de gestão participativa. Daí o nosso apoio entusiasmado à realização da Conferência Municipal de Meio Ambiente”.


A Conferência Municipal de Meio Ambiente será realizada das 8h às 18 horas, no Casa Grande Hotel Resort & SPA (avenida Miguel Estefno, 1001 - Enseada, Guarujá). A participação no evento é gratuita e aberta a todos os interessados na pauta, desde estejam inscritos previamente, por meio do preenchimento de formulário disponível no site da prefeitura, no link Conferência 2019 (online), até o dia 26 de março. As vagas são limitadas.


Entre os apoiadores da Conferência estão entidades do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), com a divulgação de informações também disponíveis no site do Guarujá Convention and Visitors Bureau: www.visiteguaruja.com.


Programação:

08h – Credenciamento

08h30 – Abertura realizada pelas autoridades

09h30 – Palestrante: Professor João Leonardo Mele com o tema: Criação do Corredor Ecológico 

10h30 – Palestrante: Doutor Osmair Chama Jr - Promotor Público da área ambiental de Guarujá

11h30 – Diretrizes dos Trabalhos Práticos que serão desenvolvidos no período da tarde

12h – Intervalo para o almoço

13h – Eixos Temáticos Agenda 21 

Eixos Temáticos

Dimensão Ambiental e Territorial

Dimensão Social Cultural e Comunitária

Dimensão Econômica

Dimensão Política e Governança Social

15h30 – Intervalo

16h – Apresentação da Sistematização dos Trabalhos

17h – Encerramento dos Trabalhos da Conferência 

17h15 – Exposição de Pesquisas e Projetos 

18h – Encerramento da Exposição.



Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral