Prefeitura inicia mapeamento do bairro Chácaras | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Foto: Antonio TK/JCN

Prefeitura inicia mapeamento do bairro Chácaras

Objetivo é conter desmatamentos e evitar novas invasões na área que passa por processo de regularização


15 de março de 2019 às 14:23
Por Da Redação

O trabalho de controle e reordenação do bairro Chácaras, um dos mais populosos de Bertioga e com grande contingente de áreas invadidas, recebeu um reforço esta semana, com o início do mapeamento da extensa área, por meio de levantamento fotográfico em alta resolução, com o apoio de um drone.


A tecnologia contribui para documentar a situação atual do bairro e possibilita um acompanhamento, de forma a identificar e impedir novos desmatamentos e invasões, bem como a ampliação das edificações já existentes.  O registro fotográfico, segundo a prefeitura, será feito periodicamente. 


As ações voltadas à paralisação do processo de invasão do bairro teve início em 2018, após um processo judicial, que embargou a área.  Como medida preliminar, foi realizada a instalação de placas informativas, implantação de barreiras físicas, cadastramento em duas áreas (mil unidades), reunião com moradores, para orientar sobre a proibição de entrega de materiais de construção e de aterros. 


Os próximos passos, segundo a prefeitura, será  a instalação de câmeras de monitoramento, prevista para os próximos meses; a identificação documental da área; e levantamento socioeconômico dos ocupantes. Também está programada a coleta de informações para traçar a realidade local e desenvolver projeto de requalificação do bairro.


O diretor de Habitação do município, André Santana, destacou que o bairro conta com áreas de risco, tem pouca infraestrutura e há, ainda, a importância ambiental, já que está localizado próximo ao rio Itapanhaú, um dos mais importantes da região. 


As ações na região são realizadas por meio de uma coalização de forças entre prefeitura (secretarias de Obras e Habitação; Meio Ambiente; Planejamento Urbano; Serviços Urbanos; Segurança e Cidadania; e Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda), Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Sabesp.


A população pode ajudar por meio de denúncias de invasões ou de novas construções, pelo telefone (13) 3317 7077.

 

 

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral