Nova sede da DDM de Guarujá aprimora acolhimento para mulher vitimizada | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Nova sede da DDM de Guarujá aprimora acolhimento para mulher vitimizada

Mayumi Kitamura
08 de março de 2019 às 15:43
Foto: Mayumi Kitamura

Foto: Mayumi Kitamura

Foto: Mayumi Kitamura

Foto: Mayumi Kitamura

Foto: Mayumi Kitamura

Foto: Mayumi Kitamura

Foto: Mayumi Kitamura

A mulher vitimizada contará, a partir de segunda-feira, 11, com um atendimento diferenciado e acolhedor em Guarujá. No Dia da Mulher, 8 de março, foi inaugurada a nova sede da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Guarujá. Em um imóvel térreo, climatizado e com acessibilidade, localizado na rua Washington, 227, na Vila Maia, as vítimas serão acolhidas, inicialmente, pelo atendimento especializado de uma assistente social. Além disso, há uma sala especial para crianças e adolescentes vítimas de violência.

A delegada titular da DDM, Maria Aparecida Vianna Scanavacca comentou a mudança, proporcionada graças a uma parceria com a prefeitura de Guarujá. Disse ela: "A Delegacia da Mulher saiu dos fundos da Delegacia Sede de Guarujá e está em um prédio próprio agora. Foi um presente da prefeitura [por meio do Fundo Social de Solidariedade], que reformou o prédio e está inaugurando a delegacia em parceria com a Polícia Civil. Aqui, as mulheres terão todo o atendimento de Polícia Judiciária, que já era feito na Delegacia da Mulher, e também vão contar com acolhimento, que é um serviço que a prefeitura está trazendo para dentro da delegacia".

Maria Scanavacca explica que, desde o ano passado, buscava parcerias para um novo espaço e, a primeira-dama de Guarujá Edna Suman sensibilizou-se com a situação da delegacia e iniciou o processo de mudança para outro imóvel, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá. 

A primeira-dama ressaltou que a segurança da mulher é um dever do estado, mas as vítimas são do município, por isso, não pode ficar alheio a essa realidade: "A sede antiga era muito deprimente, um lugar que não tinha respeito com as mulheres, digamos assim, faltava dignidade. Aqui, não, aqui poderemos fazer cumprir a Lei Maria da Penha na sua íntegra, ficou uma delegacia pronta, perfeita tanto para a mulher quanto para a criança vitimizada". Edna destaca que o espaço também conta com acolhimento para a família, já que, quando ocorre violência contra a mulher ou criança, toda a família é afetada. 

Para obter o espaço, Edna Suman solicitou ao prefeito a possibilidade de um prédio para abrigar a DDM, por isso, a nova sede ocupa o antigo local em que funcionava a Escola de Governo de Guarujá. Após tratativas e parcerias, o imóvel foi totalmente adequado para o atendimento especializado, com a anuência do proprietário. 

A Delegacia da Mulher visa assegurar o combate à violência contra as mulheres, com atendimento policial especializado, além de proporcionar tranquilidade à população feminina vítima de violência, por meio de atividades de investigação, prevenção e repressão dos delitos praticados contra a mulher. O local deve ser procurado quando a mulher for vítima de crimes contra a honra (calúnia, difamação e injúria); contra a pessoa (ameaça, lesão corporal, constrangimento ilegal); crimes sexuais e cibernético (internet); e atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência.

Por isso, a inauguração da nova sede foi amplamente comemorada e prestigiada por delegados de toda a região da Baixada Santista, inclusive pelo delegado Manoel Gatto, responsável pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-6). Ele comemorou a inauguração do novo espaço, que é adequado tanto para as vítimas quanto para a equipe. Segundo comentou, é esperada também a alocação de mais funcionários para o local, já que está em fase final, na Academia de Polícia, o concurso para escrivães, delegados e investigadores. 

Na região da Baixada Santista, somente Bertioga e Itanhaém não contam com uma DDM, o que, segundo explicou o delegado, depende de decreto estadual. Disse ele: "O nosso governador João Doria, bastante sensível, já prometeu, em campanha, a inauguração de mais 40 Delegacias de Defesa da Mulher, então, esperamos ser contemplados, aqui na região, com essas duas que nos faltam".

Atendimentos

Quando a mulher vitimizada chega à delegacia, é atendida por uma assistente social para o primeiro acolhimento. A profissional realiza uma entrevista e já faz os encaminhamentos para os serviços de proteção e assistência social do município. Em seguida, é registrado o boletim de ocorrência e, dependendo do caso, a vítima pode requisitar a medida protetiva. Entre as mais utilizadas, estão a proibição de aproximação, proibição de contato e afastamento do lar do agressor.

O prefeito Válter Suman revela que somente na cidade, em 2018, aproximadamente 1.700 mulheres foram vítimas de violência e, atualmente, 156  encontram-se sob medidas protetivas. A estimativa é de que 70% dos casos atendidos sejam de violência doméstica. Ele acrescentou: "A gente sabe que, lamentavelmente, o estupro vem aumentando os índices de insegurança para a mulher". 

O novo espaço pode proporcionar também uma maior procura das mulheres pelo atendimento, na opinião do secretário de Defesa e Convivência Social Luiz Claúdio Venâncio Alves. Ele atribui tanto ao ambiente adequado para o acolhimento quanto à localização, que deixará as mulheres mais seguras no registro das ocorrências. O secretário adiantou também que está em tratativa a implantação da Patrulha Guardiã, para amparar as mulheres vitimizadas, que estão submetidas a medidas protetivas. 

O horário de atendimento na DDM é de segunda a sexta-feira, das 9h às 19 horas. À noite, fim de semana e feriados, o atendimento é realizado na Delegacia de Polícia Sede de Guarujá, instalada na avenida Puglisi, 656, no centro.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 27 a 2 de junho

  • Coroa - 27 a 2 de junho

    COROA - (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) A semana pede mais equilíbrio nas questões financeiras, mais força  e dedicação nas questões profissionais enfim é hora de focar mais em seus objetivos, se desprender dos seus medos e encarar uma nova jornada com mais coragem arriscando um pouco mais. No amor a semana é bem tensa e será preciso manter a calma ao conversar, saber que nem sempre você tem razão e passar por cima de certas situações que possam vir a causar o término do seu relacionamento.

  • Candeias - 27 a 2 de junho

    CANDEIAS -  (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Momento de recomeço, fase de paz interior enfim você busca uma nova jornada muito mais positiva, fugindo assim de situações que até a pouco tempo te atrapalhavam e muito. Você quer uma vida nova e a partir dessa semana vai mudar o que for preciso em seus caminhos, você reflete sobre tudo o que está por vir porém já tomou a decisão de arriscar, só está esperando uma resposta que durante os dias da semana com certeza aparecerá.

  • Roda - 27 a 2 de junho

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Uma fase de luz e conhecimento, momento de recomeços e muita paz espiritual. Você se desapega de preocupações banais, vai ao encontro da evolução e quer mais equilíbrio em todos os sentidos, sente que está na hora de rever seus conceitos e desapegar de situações que na verdade só trouxeram dores de cabeça. Este é o seu momento, é hora de viver a sua vida, curtir o seu romance e se desapegar de preocupações familiares.

  • Sino - 27 a 2 de junho

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Mude o que for preciso, mas saiba verificar cada fato, entenda que tudo o que você precisa é ser coerente diante das situações, muitas vezes você  tem razão  mas devido às explosões e falta de paciência você acaba mudando tudo e infelizmente acaba desfavorecendo a sua palavra. No amor é hora de tomar decisões sérias em seus caminhos, sair de cima do muro que tanto atrapalha a sua vida e seguir com fé e boas decisões.

  • Moedas - 27 a 2 de junho

    MOEDAS - (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) A sabedoria do tempo resolve tudo inclusive as questões mais difíceis, durante a semana você terá boas respostas relacionadas a isso, e terá a certeza de que está bem perto de resolver tudo de maneira positiva. Bom momento de luz e alegrias , você se sente mais forte diante das boas decisões e se sente mais firme nas questões pessoais. No amor é questão de paciência e fé,a pessoa amada terá muitos motivos para te elogiar.

  • Adaga - 27 a 2 de junho

    ADAGA - (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO)  A semana traz muito raciocínio lógico e você consegue dar a volta por cima diante de todas as questões. Chegou a hora de avaliar tudo de maneira positiva, colocar em ordem seus pensamentos e sentimentos e focar mais em seus objetivos. Momento de renovação, de fé e boas energias, fim de uma fase de indecisões, você toma a iniciativa diante dos fatos e vai ao encontro da luz desejada para os seus caminhos.

  • Ferradura - 27 a 2 de junho

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Muitas vezes você perde grandes oportunidades pela sua teimosia, acaba deixando de lado aquilo que muito te interessa só por manhas pessoais que não te levam a lugar algum, é preciso raciocinar sobre a sua vida e suas decisões, você sempre acaba tendo certas dores de cabeça por ser tão desorganizado(a) e por não ter coragem de tomar a iniciativa. Seja forte, a semana pede isso de você, vai em frente com as suas boas decisões.

  • Taça - 27 a 2 de junho

    TAÇA - (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) A semana traz ações, você vai ao encontro de respostas positivas que fazem mais sentido em sua vida, transforma os seus caminhos de maneira positiva, segue com fé e entusiasmo diante de tudo e acredita no seu potencial. No amor saiba entender os fatos e siga com fé essa nova jornada, mesmo estando com certas dúvidas o que tem de ser e o que tiver de acontecer vai acontecer não adianta tentar supor nem tomar providências sem saber ao certo no que vai dar.

  • Capela - 27 a 2 de junho

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Tudo o que você precisa na verdade é saber lidar com todas as situações, mudar aquilo que tanto te incomoda de maneira positiva e buscar a paz acima de tudo mantendo assim o equilíbrio para os seus dias. Infelizmente muitas vezes você toma atitudes impensadas e comete grandes erros irreparáveis, mas sempre está disposto a mudar e corrigir os fatos, isso favorece os seus dias, te traz mais conforto diante das situações.

  • Punhal - 27 a 2 de junho

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Fase de buscas, momento de reflexões sobre tudo enfim você quer mudar o que for preciso mas ainda não sabe por onde começar. As questões ficam mais claras pra você, mesmo não concordando com muitas a sua decisão será seguir em frente, pois o que deseja mesmo é progresso e fim de situações que não te trazem proveito algum. No amor depois de uma conversa franca tudo fica bem e se você souber manter essa energia da paz isso vai durar muito tempo.

  • Estrela - 27 a 2 de junho

    ESTRELA - (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Momento de renovação, de bons sentimentos, de pensamentos fortes e decisivos, muitas questões sendo resolvidas quer sejam familiares, trabalhistas e até mesmo amorosas, a semana traz muitas respostas pra você. Chegou a hora de focar melhor em seus objetivos, fazer a escolha certa e tomar as atitudes mais adequadas. No amor seja coerente, entenda a pessoa amada e fuja de desconfianças que só atrapalham o seu romance.

  • Machado - 27 a 2 de junho

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) A semana oportuna, a hora da reviravolta, o momento de recomeçar enfim depois de muitos imprevistos ao seu redor chegou a resposta para muitas das suas questões porém cabe à você tomar a decisão ideal, a que te trará a verdadeira paz e também o equilíbrio necessário para os seus dias. Respostas amorosas e financeiras surgem juntas te trazendo a alegria e também fortalecendo o seu astral. Momento de muita dedicação à sua fé, isso te fortalece e muito!