Alerta para danos ambientais pelo uso de glitter | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Foto: Divulgação/Polícia Ambiental

Alerta para danos ambientais pelo uso de glitter

O glitter e a purpurina podem ser engolidos por animais e, ao se alimentar destes, o ser humano também pode prejudicar sua saúde


04 de março de 2019 às 16:00
Por Da Redação

No período de Carnaval, cresce a procura por glitter e purpurina pelos foliões. No entanto, a Polícia Militar Ambiental faz um alerta sobre estes microplásticos cujo uso pode acarretar prejuízo a toda cadeia alimentar e dano ao meio ambiente.


Por ser uma partícula muito pequena é praticamente impossível recolhê-la por completo do meio externo. Os sistemas de tratamento de esgoto não são capazes de retê-las, as chuvas as carregam para os rios, e o destino final quase sempre é o mar, onde demora séculos para completar sua decomposição.


Conforme pesquisas científicas, como publicadas na renomada revista Nature, estima-se que cerca de 8 milhões de toneladas métricas de plástico chegam anualmente nos oceanos. Os microplásticos somam 85% do todo o plástico encontrado na natureza.


Um dos efeitos desta poluição é nas águas, onde este acúmulo mata animais como peixes, tartarugas e outros seres marinhos que os ingerem confundindo com comida. O glitter e a purpurina podem ser engolidos até mesmo por animais ainda menores e que são encontrados até no topo da cadeia alimentar. O ser humano ao se alimentar destes animais também pode prejudicar sua saúde. 


Desta forma, a Policia Militar Ambiental alerta à todos sobre a necessidade de maior cuidado para com a natureza, não apenas em relação ao glitter, mas ao plástico em geral. Caso precise de brilho, a orientação é de que dê preferência a produtos feitos com materiais biodegradáveis e livres de plástico.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral